F1: Hemut Marko diz que ‘Party Mode’ não é só importante na qualificação

Por a 20 Agosto 2020 12:12

Helmut Marko é de opinião que o fim do ‘party mode’, é muito positivo para a sua equipa, pois alega que apesar da Honda ainda não conseguir acompanhar a Mercedes em qualificação, a verdade é que em corrida as coisas são diferentes e a margem não é grande. Mas o austríaco alega que a vantagem do ‘party mode’ não se aplica somente nas qualificações, mas sim também em corrida, nomeadamente nas “voltas de entrada e saída, bem como ultrapassagens”, diz.

O ‘party mode’ e uma forma que os pilotos têm de ‘espicaçar’ o motor e para isso basta rodarem um botão no volante, do modo X para o modo Y para beneficiar de mais potência na unidade motriz, que se converte em ganhos de tempo. Veja-se o caso da Fórmula E com o ‘Time Attack’.

A diferença é que na Fórmula 1, tendo em conta que os motores dos quatro fabricantes não são competitivos por igual, a Mercedes pode dar-se ao luxo de utilizar modos de motor mais potentes, quando os seus pilotos necessitam e tal como diz Marko, isso aplica-se também às “voltas de entrada e saída, bem como ultrapassagens”. Os pilotos da Mercedes podem, se quiserem ou se precisarem, utilizar esses modos, tornando ainda mais difícil a vida aos adversários.

O leitor pode estar agora a alegar: “têm um motor melhor, e utilizam essa vantagem”. Certo, o mérito é da Mercedes que desde 2014 tem um motor melhor, e faz valer-se disso. O ano passado, a Ferrari ‘melhorou’ o seu motor, mas pelos vistos de modo não legal e este ano já não tem essa vantagem. Resta saber o que a Mercedes vai fazer. Sabe-se que os modos de motor mais ‘espigados’ comprometem a fiabilidade. É lógico. A questão tem mais a ver com esse equilíbrio.

Em teoria, a Mercedes, a poder usar só um modo de motor todo o fim de semana, vai fazer um compromisso, que lhe pode valer ser menos forte em qualificação, mas ainda mais forte em corrida. Porque os Mercedes só utilizam os modos quando deles necessitam, enquanto os adversários dão tudo o que têm, sempre. Ou quase. Como já se percebeu, o ‘party mode’ ainda estará disponível na Bélgica, e será banido a partir de Itália.

Para Marko, esta medida faz com que a Red Bull possa estar mais próxima da Mercedes, mas… há um mas: “Sim, embora ainda tenhamos certos inconvenientes devido à nossa suspensão. É algo imprevisível porque os dados do túnel de vento não são consistentes com o que vemos na pista, mas estamos a trabalhar para resolver isso. Vamos levar novas peças para a Bélgica, o que deverá melhorar a estabilidade do carro” disse Marko, que espera poder dar mais luta à Mercedes: “Ainda nem sequer estamos a meio da época. Em corrida, a Honda conseguiu melhorar, mas ainda não na qualificação. O objetivo é estar o mais próximo possível da Mercedes e desafiá-los”. Marko não diz, mas nós acrescentamos: Max Verstappen faz o resto.

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12 Comentários
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mariojscosta
mariojscosta
3 anos atrás

E quando um carro igual para os dois pilotos? Sr. Helmut Marko

RedDevil
RedDevil
Reply to  mariojscosta
3 anos atrás

Ou 1 piloto igual para os 2 carros…
O Albon é muito bom a fazer 2 curvas mas não consegue ser consistente numa volta.. muito menos numa corrida..

Cloverleaf
Cloverleaf
3 anos atrás

A questão perdurará enquanto a Fia não se debruçar verdadeiramente sobre a PU da Mercedes! Reparem que o próprio Toto Wolff afirma que não sabe porque é que, de vez em quando, os motores deles emitem fumo!
Então com tantos engenheiros, que até conseguem descortinar coisas sobre os motores da concorrência, não encontram explicações sobre os seus próprios casos? “Tá” bem…

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  Cloverleaf
3 anos atrás

O fumo dos Mercedes só foi durante os dois primeiros GP, nas outros GP já não deitaram nenhum fumo.

speedy68
speedy68
3 anos atrás

Sr. Helmut, comece é a pensar a quem vai comprar motores, quando a convivência com a Honda for insustentável 🤔😵🤔

Jorge
Jorge
3 anos atrás

Mercedes pode dar-se ao luxo de utilizar modos de motor mais potentes” não será mais ao contrario?
Uma vez que tem um motor mais potente podem se dar ao luxo de usar modos de motor menos potentes quando não precisa.
Penso que se toda a gente anda-se no modo de motor máximo (que dure as 7 corridas) os Mercedes estariam ainda mais à frente. Isso pode se ver pois raramente utilizam componentes extra ao contrário das outras..

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

mais uma suspeita fundamentada lançada….

inoferreira
3 anos atrás

Helmut “se” acontecer de a Red Bull ficar ainda mais longe em corrida, como poderá acontecer pois a Mercedes vai usar mais uns pozinhos durante a corrida, e depois de se afastar usará a mesma um “mapa de motor” que é o pé sobre o acelerador por parte dos pilotos, vamos ver o que vais chorar (tu e alguns foristas ainda vão dizer que a medida foi para benefício da Mercedes) a ver vamos…..

Last edited 3 anos atrás by inoferreira
*RPMS*™
3 anos atrás

A Mercedes tem o melhor departamento técnico de toda a F1. Esta é uma vantagem que a equipa alemã construiu ao longo dos últimos 10 anos e que não vai desaparecer assim tão facilmente…

Cumprimentos

Cloverleaf
Cloverleaf
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Concordo que a Mercedes terá o melhor departamento técnico da actualidade pois reforçaram-se bem, indo buscar alguns dos melhores engenheiros às outras equipas e dando-lhes tempo para concretizar as suas ideias. É claro que, a ser verdade que souberam do actual regulamento 2 anos antes de entrar em vigor, lhes deu uma vantagem enorme em relação á concorrência já que as regras da Fia não permitem testes nem evoluções da PU sempre as equipas as desejem implementar. O que me chateia é que a superioridade da Mercedes é encarada por muita gente como fruto da genealidade e da tecnologia Alemã;… Ler mais »

LV
LV
3 anos atrás

Mas que grande palhaçada esta F1! Não tarda temos F1 com BOP se é que já não existe. Faz-me confusão como é que no pináculo do desporto automóvel, onde não se olha ao dinheiro, a cada fim semana só se fala é em cortes “aqui e acolá”…em vez de perderem tempo a chorar, usem esse tempo para trabalhar!!! Querem é ganhar sem fazer nada… RIDÍCULO

letsme
3 anos atrás

Quero ver se a RB não será a mais prejudicada. Quem ouvir o Marko fica a pensar que a RB não tem party mode. No GP de Silverstone, após o furo de Hamilton, Verstappen fez a última volta em modo de qualificação, aka party mode. Fez a última volta a apenas 1,77” da sua qualificação com um recorde de pista de 1:27.097. Comparando com a semana seguinte, Bottas fez a melhor volta em 1:18.183.

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