F1, Hamilton pede desculpas à equipa após qualificação “inaceitável” na Bélgica

Por a 26 Julho 2025 19:25

Lewis Hamilton descreveu o seu resultado nos treinos de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica como “inaceitável”, após terminar em 16.º lugar, enquanto o seu colega de equipa na Ferrari, Charles Leclerc, alcançou a terceira posição.

Hamilton admitiu que as suas eliminações precoces nos treinos de qualificação belgas são “inaceitáveis” e garantiu que pediria desculpas à sua equipa. O heptacampeão de Fórmula 1 partirá para o Grande Prémio de domingo da 16.ª posição da grelha de partida, depois de uma violação dos limites da pista na sua última volta na Q1 ter resultado na anulação do seu tempo, eliminando-o logo na primeira fase. Esta situação seguiu-se a uma qualificação Sprint igualmente dececionante, onde tinha conseguido apenas o 18º tempo mais rápido, sendo também eliminado na SQ1.

Nessa sessão de sexta-feira, Hamilton bloqueou os pneus traseiros e fez um pião – um erro que descreveu como inédito na sua carreira e que, mais tarde, atribuiu a um novo componente no seu Ferrari.

Após a sua mais recente desilusão na qualificação de sábado, quando questionado se começava a sentir-se mais confortável com as mudanças, Hamilton disse à Sky Sports F1: “Não particularmente. Senti-me igual ao resto do fim de semana. Fizemos algumas alterações, o carro não estava terrível. Penso que foi ainda mais difícil para nós. Tivemos de colocar um segundo conjunto [de pneus macios] apenas para passar na Q1.”

Hamilton continuou: “Depois, da minha parte, outro erro, por isso tenho mesmo de olhar para dentro. Tenho de pedir desculpas à minha equipa, porque é simplesmente inaceitável ser eliminado em ambas as Q1. É uma performance muito, muito fraca da minha parte.”

A agravar as dificuldades de Hamilton está o fim de semana impressionante que o seu colega de equipa, Charles Leclerc, está a ter, tendo qualificado em quarto para a Sprint e em terceiro para o Grande Prémio.

Hamilton acrescentou: “É incrivelmente doloroso. Está a revelar-se um fim de semana bastante mau até agora.”

Com a previsão de chuva para domingo, há pelo menos uma hipótese de uma estratégia inteligente mudar a sorte de um piloto, algo que Nico Hulkenberg destacou em Silverstone na última corrida, quando o piloto da Sauber conquistou um pódio surpreendente.

No entanto, nem mesmo esta perspetiva conseguiu levantar o ânimo de Hamilton. Ele afirmou: “Tudo pode acontecer aqui. Não sei. Não faço ideia sobre amanhã. Vai ser muito difícil da posição em que estou, por isso é definitivamente um fim de semana para esquecer.”

Olhando para o que o resto da temporada pode trazer, Hamilton concedeu: “Quer dizer, estamos a tentar fazer o melhor com o que temos, e toda a gente está a trabalhar arduamente na fábrica. Tivemos atualizações, mas penso que é provavelmente tudo para este ano, e o foco está agora no carro do próximo ano. Esta temporada tem sido difícil.”

FOTO Phillippe Nanchino/MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

4 comentários

  1. Luis Filipe

    26 Julho, 2025 at 20:45

    Se fosse outro já teria sido crucificado por aqui. Ainda a poucos dias alguns criticavam o Sainz por falta de resultados com a Williams que não tem os meios da Ferrari, para uns ainda é adaptação para outros não

  2. Joao Mendes

    26 Julho, 2025 at 21:18

    Calmaaaa, Barrabaz. Pôncio Pilatos não te pôs na cruz mas não tens que pedir que outros vão.
    Hamilton anda mal, mas é (infelizmente) 7 vezes campeão. Claro que não vai ser crussificado assim, nem sequer apedrejado, seu safado. Querias, não querias? Uma crucificação à moda antiga e uns apredejamentos.
    Vá… agora vai ali para o cantinho brincar aos cowboys que isso passa.
    Um abraço

    Caso sejas adepto da Ferrari posso dar uma dica: aguarda que chegue o Jean Todt prometido. Ele vai chegar… ele vai chegar!

  3. galileufigarogmail-com

    26 Julho, 2025 at 22:33

    Não querendo desculpar o Hamilton, creio que ele tem tido sempre muita dificuldade em adaptar-se a esta geração de carros com efeito ao solo. O carro já não pode ser desculpa, mesmo não sendo o melhor do plantel, é o segundo melhor. Só Verstappen faz algum milagre de vez em quando. Para um piloto deste calibre, é imperdoável os erros que tem cometido. Assim como o Fred Vasseur com o silencio sobre o fim de semana e sobre o que tem acontecido na equipa.

  4. José Alves

    27 Julho, 2025 at 2:44

    Mudou de cavalo para burro.Hamilton e Alonso já nada têm a ver com a F1 atual ou seja o tempo deles já passou.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado