F1: Hamilton ganhou tudo, menos onde interessava…

Por a 30 Novembro 2016 12:25

A perceção das pessoas é sempre diferente dos números. E mais uma vez isso confirma-se! Os patrões das equipas de F1 decidiram eleger Lewis Hamilton como o melhor piloto da temporada. Numa ‘sondagem’ ‘à boca das urnas’ feita pela Autosport inglesa, os responsáveis das 11 equipas ‘elegeram’ o inglês como o melhor piloto do ano. Curiosamente, Nico Rosberg, surge apenas na terceira posição nesta ‘tabela’, logo atrás da grande revelação, Max Verstappen.

Nada de novo, o que esteve em causa nunca foi a superior qualidade de Lewis Hamilton como piloto, mas ainda bem que os desfechos do desporto em geral e dos desportos motorizados em particular não são diretamente proporcionais à qualidade dos pilotos, senão tudo isto era demasiado aborrecido. Como é lógico a valia dos pilotos vem ao de cima, mais cedo ou mais tarde, mas há um sem número de fatores que influem em todo e qualquer resultado de corrida e consequentemente, em todo e qualquer campeonato. E foi o que sucedeu este ano. Hamilton e Rosberg tiveram encontros imediatos em pista, o inglês teve mais problemas, é verdade, mas convém não esquecer também que na decisão de Abu Dhabi em 2014 (recordamos que por causa dos pontos a dobrar, Rosberg chegou à última corrida na luta pelo título, e em melhor posição do que Hamilton esteve agora. Se Rosberg vencesse e Hamilton fosse terceiro era ele o Campeão) as coisas poderiam ter sido favoráveis a Rosberg, que teve problemas mecânicos na corrida da decisão. Portanto não é justo que se fale agora dos problemas de Hamilton, que sendo verdadeiros fazem parte das corridas e têm que se aceitar. Claro que há muita gente que diz que foi a Mercedes que ‘escolheu’ o piloto que quis para ser Campeão, mas isso são apenas os que estão sempre prontos para uma boa teoria da conspiração. Se assim fosse, porquê agora e porque não antes?

Voltando à votação, participaram Toto Wolff (Mercedes) Christian Horner (Red Bull) Maurizio Arrivabene (Ferrari), Vijay Mallya (Force India) Claire Williams (Williams), Eric Boullier (McLaren), Franz Tost (Toro Rosso), Guenther Steiner (Haas), Frederic Vasseur (Renault), Monisha Kaltenborn (Sauber) e Dave Ryan (Manor).

A forma como foi encontrada o vencedor passou pela escolha por parte de cada um dos seu Top 10, e isso resultou numa classificação em tudo igual à que coroou Rosberg de ‘verdade’. 25, 18, 15, 12…etc. A votação foi secreta, Lewis Hamilton somou 234 pontos, Max Verstappen somou 183 pontos e terminou em segundo lugar, Rosberg terminou em terceiro lugar, com 176 pontos, bem na frente de Daniel Ricciardo.

Como se percebe pela tabela, Nico Rosberg perde duas posições na apreciação dos Chefes de Equipa, Max Verstappen está muito bem ‘cotado’, Rosberg é o Campeão, mas não das preferências. Ricciardo e Vettel estão mais ‘mal’ vistos que as suas classificações reais, Alonso ainda e sempre melhor do que dizem os números. Há muitas e boas curiosidades a extrair desta votação…

É isto o que pensam os Chefes de Equipa. E os caros, leitores, o que têm a dizer?

Classificação

1 Lewis Hamilton, 234 pontos

2 Max Verstappen, 183

3 Nico Rosberg, 176

4 Daniel Ricciardo, 133

5 Sebastian Vettel, 90

6 Fernando Alonso, 67

7 Kimi Raikkonen, 61

8 Sergio Pérez, 52

9 Valtteri Bottas, 26

10 Carlos Sainz, 25

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

Então ninguém votou no Wehrleim? 🙂
Falando a sério, claro que concordo com o primeiro classificado desta tabela, recuperar de uma desvantagem de 43 pontos, para uma vantagem 19, é obra, apesar de não ter chegado, mas, dum modo geral, estão lá todos os que mais se destacaram, poderia subir ou descer um ou outro, mas a grande dificuldade está entre Verstappen e Rosberg, por motivos diferentes, ambos mereciam o segundo lugar. Eu trocava-os de posição, pelo “simples” facto de Rosberg ter sido campeão. (e não ter mudado de trajectórias em travagem…)

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Olá Pity! Eu acho que duas das coisas que temos a reprovar a Rosberg, é precisamente o facto de não ter mudado de trajectória numa travagem, e de ter mudado (repentinamente) de trajectória numa aceleração. Não acha? Quanto a Wehrlein, teve muitos momentos, e se usarmos matemática entre positivos e negativos, ficamos a zero. É claro que não é esse o valor do piloto, mas não houve progressão, nem consistência, talvez seja essa a razão de a Mercedes apoiar mais Ocon quando chegou a altura de promover alguém do junior team. Quanto a Verstappen vs Rosberg, deixe que lhe diga… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
7 anos atrás

Pois não! Rosberg não tem nada de génio. É um bom piloto, trabalhador, esforçado, que, com as condições certas, como este ano, pôde ser campeão, no entanto ainda o ponho num degrau acima em relação a Hill, para falar de campeões, filhos de campeões. E sim, aquela mudança de trajectória foi muito…feia.
E só falei no Wehrlein por graça, por ele dizer que não compreende porque é que foi preterido, ele que nunca se superiorizou claramente ao Haryanto, que não me parece ter grandes predicados, ao contrário do Ocon.

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Totalmente de acordo consigo Pity (mais uma vez). Mesmo em relação a Hill, mas neste caso, acho que acabou por haver alguma injustiça em 93, e não vou voltar a falar no que se passou em 94, que voçê conhece tão bem quanto eu.
Cumps.

gp4
gp4
Reply to  ernie
7 anos atrás

“de ter mudado (repentinamente) de trajectória numa aceleração.”
LLLLLLLLLOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ernie
ernie
Reply to  gp4
7 anos atrás

Yeah! Só naquela cabecinha mesmo… Eheh! È que ele tinha-se esquecido de programar a coisa para acelerar. É de rir a gargalhada. Não é LOL, é ROFLOL!

anotheruser
Reply to  gp4
7 anos atrás

Barcelona: não alterou o set-up após a partida.
Erro do Rosberg confirmado pela equipa logo após o incidente (creio que pelo Lauda).

gp4
gp4
7 anos atrás

Caríssimo editor, por favor, considere criar na barra superior do site uma nova “sub-rubrica” dentro da F1 com o nome “Hamilton e os Hamiltonetes” para que os interessados possam fazer terapia de grupo.

aguia25
aguia25
Reply to  gp4
7 anos atrás

Ridículo!

magiclonso
magiclonso
7 anos atrás

O hamilton foi sem dúvida o melhor! Pilotou de forma dominadora este ano! Sempre que a equipa esteve bem o Hamilton simplesmente voava, grannde pilotagem! Apenas trcava o Rosberg pelo Max. Acho que tem que se dar mais valor ao Rosberg, pois foi campeão, batendo um super companheiro de equipa, o que dá muito mais valor a sua conquista! Abc

rudicaraciola
rudicaraciola
7 anos atrás

Acho que o Rosberg fez um grande trabalho de consistência e rapidez. Punha-o em segundo lugar, por troca com o Max. Acho que também subvalorizaram o Kimi Raikonen que fez uma boa época. Subia o Alonso para quinto e descia o Vettel um lugar, o sexto, com o Kimi em sétimo. Mas regra geral acho a pontuação dos donos das equipas bastante sólido.

ayrton4ever
ayrton4ever
7 anos atrás

Quando era o Alonso a ser o mais votado, estas votações não valiam nada…eheheheheheheh

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

“…mas convém não esquecer também que na decisão de Abu Dhabi em 2014 (recordamos que por causa dos pontos a dobrar, Rosberg chegou à última corrida na luta pelo título, e em melhor posição do que Hamilton esteve agora. Se Rosberg vencesse e Hamilton fosse terceiro era ele o Campeão) as coisas poderiam ter sido favoráveis a Rosberg, que teve problemas mecânicos na corrida da decisão. Portanto não é justo que se fale agora dos problemas de Hamilton…” Sim como se o ano de Hamilton em 2014 tivesse sido isento de problemas mecânicos, desde corridas que teve de desistir na… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado