F1, GP Japão: A vingança de Verstappen

Por a 25 Setembro 2023 17:38

Max Verstappen tinha sede de vingança, esmagar a concorrência e foi exactamente que isso fez em Suzuka, dominando completamente todo o fim-de-semana do Grande Prémio do Japão.

A derrota em Singapura tinha deixado marcas no neerlandês, não tanto pelo facto de ter visto interrompida a sua cavalgada vitoriosa, mas antes pelo facto de no paddock circularem teorias que apontavam para que a superioridade da Red Bull se devia a algo que as novas directivas técnicas da FIA impedia de manter em prática, o que teria causado a quebra competitiva do monolugar de Milton Keynes.

Verstappen viu isto de uma forma muito pessoal, uma vez que ao inferir que a sua equipa tinha feito algo que já não podia fazer deixava uma aura de ilegalidade sobre todos as suas vitórias, tirando o foco das performances consistentes e impressionantes que tem vindo a assinar.

Basta olhar para as prestações de Sergio Pérez para perceber que, muito embora o Red Bull RB19 Honda seja uma máquina infernal, é o Bicampeão Mundial que está este ano a operar consistentemente a um nível que muito poucos conseguem alcançar.

Foi neste estado espírito que Verstappen chegou a Suzuka e desde os treinos-livres que cavou um fosso entre ele os demais, ficando claro que só um cataclismo impediria o líder do Campeonato de Pilotos de esmagar toda a concorrência, inclusivamente o seu colega de equipa.

Na qualificação, o neerlandês era o único a descer do segundo 89, batendo um surpreendente Oscar Piastri por 0,581s, que se impunha ao seu colega de equipa por escassa margem.

Pérez era, uma vez mais, dizimado por Verstappen, perdendo 0,773s, o que o deixava num desapontante quinto posto entre os dois pilotos da Ferrari.

Só os McLaren conseguiam produzir qualquer tipo de performance semelhante a evidenciada por Verstappen nos exigentes esses do primeiro sector, mas para isso, sobreaqueciam os pneus, pagando o preço dos dois seguintes.

A partida foi o único momento em que o domínio do Bicampeão Mundial esteve de alguma forma em risco, com o bom arranque de Lando Norris, mas na abordagem à primeira curva, o piloto da Red Bull travou muito mais tarde, mantendo a liderança.

A partir dai, ninguém conseguia acompanhar Verstappen que até à primeira ronda de paragens nas boxes, ganhava 10,3s. Se levarmos em consideração que o Safety-Car esteve em acção nas seis primeiras voltas e houve ainda uma sob Safety-Car Virtual, concluímos que até à décima quinta volta, quando trocou de pneus, o neerlandês ganhou a Norris 1,2s por volta.

Esta era o tipo de performance que Verstappen desejava infligir aos seus adversários, esmagá-los, provando que as novas directivas técnicas nada tinham a ver com a quebra de forma que experimentou em Singapura.

O mais impressionante é que o piloto da Red Bull não parecia sequer estar a explorar o potencial do material que tinha à sua disposição, não porque não o conseguisse atingir, mas antes porque não tinha necessidade de o fazer, tal o seu domínio ao longo do selectivo traçado de Suzuka.

A partir da primeira troca de pneus, Verstappen geriu o seu andamento, o que foi evidente na vantagem que foi ganhando aos dois pilotos da McLaren, tendo terminado em primeiro destacado, com uma vantagem de dezanove segundos para Norris.

Porém, enquanto até à primeira paragem o neerlandês ganhou dez segundos em oito voltas efectivas, da décima quinta até à bandeira de xadrez – a prova japonesa foi composta por cinquenta e três – ganhou apenas pouco mais de nove, o que diz bem a forma calma como abordou o resto da prova.

Porém, o seu objectivo tinha sido claramente alcançado, impor o seu domínio, esmagando todos seus adversários, demonstrando que, muito embora tenha um carro fabuloso à sua disposição, é ele que está a fazer a diferença e é ele que explora o potencial do RB19 Honda em toda a sua plenitude, algo que, provavelmente, poucos o poderiam fazer de igual forma.

Tudo isto, num fim-de-semana em que Sergio Pérez voltou a ficar longe das performances de Verstappen, envolvendo-se, tal como em Singapura, em toques com pilotos com quem não deveria estar a lutar.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado