F1, GP de Las Vegas, Crónica: Carlos Sainz e a sua frustração

Por a 20 Novembro 2023 15:15

Carlos Sainz viu todo o seu fim-de-semana do Grande Prémio de Las Vegas condicionado logo nos primeiros instantes da primeira sessão de treinos-livres, ficando o sexto lugar que conquistou a saber a muito pouco.

O espanhol realizava a sua quinta volta da primeira sessão de treinos-livres e do fim-de-semana, quando uma válvula de uma tampa de esgoto, sugada pelo fundo do seu Ferrari, atingiu a parte inferior do carro italiano, provocando danos profundos no chassis, unidade de potência e bateria do sistema híbrido.

Todos estes componentes tiveram de ser substituídos e isso implicou que Sainz fosse penalizado em dez posições na grelha de partida para o Grande Prémio de Las Vegas, uma vez que teria de ultrapassar o número de baterias alocadas para toda temporada.

Tudo isto acontecia num fim-de-semana em que a Ferrari estava competitiva e poderia lutar com a Red Bull pela vitória, como se viu através de Charles Leclerc, que apenas perdeu a corrida para Max Verstappen devido ao Safety-Car espoletado pelo toque deste com George Russell.

O espanhol, sem estar ao nível do seu colega de equipa, assegurou o segundo melhor tempo na qualificação, mas com a sua penalização de dez lugares na grelha de partida, foi obrigado a arrancar de décimo segundo – uma frustração para o piloto e para equipa, que estavam a pagar pelos erros dos outros, mas sem que a FIA pudesse fazer nada, dado não haver nada no regulamento que permitisse não castigar Sainz… Apenas se todas as equipas concordassem o espanhol poderia ser dispensado da sua penalização, mas não havia indícios de que isso pudesse acontecer.

A Ferrari via assim uma possibilidade forte de se aproximar da Mercedes, com quem luta pelo segundo lugar no Campeonato de Construtores, diminuir drasticamente.

Na corrida, num circuito muito escorregadio e com temperaturas baixas que impediam o aquecimento dos pneus, Sainz não arrancou muito bem e, na primeira curva, acabou virado para o sentido errado e caiu para décimo sétimo.

Com a corrida ainda mais comprometida, a Ferrari chamou-o às boxes na terceira volta, aquando da situação de Safety-Car provocada pelo violento despiste de Lando Norris, trocando os pneus médios por duros que, nas baixas temperaturas da noite de Las Vegas, permitiam atacar sem grandes preocupações quanto à sua degradação térmica.

No entanto, envolvido em diversos ‘comboios de DRS’, o avanço do espanhol foi lento, dado que estava a ter problemas com o sobreaquecimento da unidade de potência do seu monolugar.

Sem poder andar consistentemente no ar sujo dos carros que rodavam à sua frente, isso foi determinante para que a sua recuperação não fosse tão fulgurante como a de Sergio Pérez, que chegou a estar imediatamente à sua frente num ‘comboio de DRS’.

Na vigésima quinta volta, o espanhol estava na sexta posição no encalço de George Russell, que tinha acabado de ser ultrapassado por Max Verstappen e com o toque entre os dois assistia-se a uma nova situação de Safety-Car.

A Ferrari aproveitou a neutralização da corrida para chamar o seu piloto às boxes e montar um novo jogo de pneus duros.

Com o pelotão compactado, os problemas de sobreaquecimento da unidade de potência do monolugar de Sainz, em décimo, voltaram a fazer-se sentir, não conseguindo recuperar como seria de esperar em condições normais.

Num dia em que a Ferrari era muito mais competitiva que a Mercedes, o espanhol não conseguia, sequer, acompanhar de forma efectiva George Russell e, no final, ficava em sexto à frente do inglês, que ficou classificado em oitavo, graças à penalização deste causada pela sua participação no toque que protagonizou com Verstappen e que tinha espoletado a segunda situação de Safety-Car.

Num fim-de-semana em que poderia ter estado na luta pelos lugares do pódio com o seu colega de equipa e os pilotos da Red Bull, Sainz viu o seu fim-de-semana completamente condicionado por um erro que não foi da sua responsabilidade ou da sua equipa.

Não está em jogo nenhum título, mas o segundo lugar no Campeonato de Construtores está em liça entre a Ferrari e a Mercedes e, sem o incidente de sexta-feira, talvez agora a equipa de Maranello estivesse à frente da sua rival, ao invés de ter uma desvantagem de quatro pontos, sendo em Abu Dhabi que tudo se decidirá.

Se a Mercedes mantiver o segundo posto por uma curta margem, em redor dos quatros pontos, então a Ferrari terá todo o direito de sentir prejudicada por uma questão que não é da sua responsabilidade, tendo isso um custo financeiro para a equipa.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado