F1: Gostaria de ver alterado o formato da qualificação?  (Sondagem)

Por a 2 Outubro 2023 16:00

O atual formato de qualificação – dividido em três segmentos – parece ser consensual para a maioria das pessoas, mas voltou a ser tema de debate e alvo de críticas, devido ao tráfego que se forma nas últimas curvas dos traçados. Este era um problema, geralmente, visto em pistas mais curtas, como o Red Bull Ring, mas tem sido uma situação que se repete em alguns circuitos. 

Fernando Alonso disse mesmo que este formato está obsoleto e que é preciso algo novo, depois de se repetir este fenómeno no circuito de Marina Bay, aquando do GP de Singapura. 

A F1 procura formas de inovar a competição, seja para mudar algo nos treinos livres ou com a consolidação das corridas Sprint. A qualificação também está na ‘mira’ do promotor. O GP da Hungria foi palco de uma inovação, sendo obrigatório apenas um tipo de composto por cada segmento, (duros na Q1, médios na Q2 e macios na Q3) tem como objetivo poupar no transporte de pneus, com as equipas a passarem a receber 11 conjuntos de pneus em vez dos atuais 13. Designado por Alocação Alternativa de Pneus, esta situação trouxe um pouco mais de incerteza, pois as equipas não puderam fazer os treinos livres como habitualmente, com necessidade de gerir as borrachas disponíveis e com menos dados recolhidos, as equipas estão mais propensas a erros e isso pode dar-nos uma ordem diferente. Pela altura do GP da Hungria, questionamos os leitores do AutoSport sobre se tinham gostado no novo formato. 59.1% respondeu que sim. 

A Pirelli gostaria de implementar a Alocação Alternativa de Pneus para a época inteira em 2024, uma decisão que ainda terá de ser tomada, mas que parece agradar à fornecedora italiana de pneus, uma vez que são menos pneus transportados, numa poupança que pode fazer algum sentido. É importante que esta nova forma de fornecer pneus não atrapalhe o espetáculo e as opiniões dos pilotos não têm sido muito positivas.

O que queremos aferir entre os nossos leitores é, se, à semelhança do que pensa Alonso, a melhor forma são as qualificações de volta única, ou se considera mais eficaz alguma das restantes opções que colocamos em votação.

Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
7 meses atrás

O formato em si não, mas acabarem com a palhaçada dos carros quase pararem para ganharem tempo depois na volta, de lançamento, porque quem se lixa com isso são sempre os últimos a sair das boxes tal como a volta de apresentação e safety car, limitando a velocidade para 80km/h mínimo obrigatória ( como na Indy).
Não basta tb qd isso acontece alguns experts nomeadamente os RB quererem ultrapassar tudo e todos para conseguirem “tempo e espaço” a seu belo prazer.
O resto tudo como está.

Last edited 7 meses atrás by simiao jms
Pity
Pity
7 meses atrás

A qualificação está bem como está. o problema do “IC19” ou da “A2” resolve-se penalizando quem não cumpre o delta estabelecido, em especial o primeiro da fila, já que os outros são praticamente obrigados a fazer o mesmo.

2020
2020
Reply to  Pity
7 meses atrás

Estabelecer o mínimo de velocidade… A partir daí castigo e não advertências como tem acontecido para alguns noutras situações.

leandro.marques
7 meses atrás

Como está sem a treta dos pneus que andam a testar.

A única coisa que alterava era a melhor volta conseguida (fosse qual fosse o Q) contasse como a volta mais rápida, desde que passasse o piloto à fase seguinte. Isto para evitar que caso alguém não consiga fazer um tempo por um problema qualquer numa fase em que teve o direito participar fique logo condenado à eliminação ou fique no último lugar disponível dessa fase quando até foi mais rápido que algum oponente.

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
7 meses atrás

Não diria que o formato está obsoleto como diz o Alonso, mas julgo que há margem para se tentar algo novo. Gosto da ideia de uma qualificação a uma volta, gosto da ideia de se utilizar o dia de sexta feira potencialmente como parte da qualificação. Não sou gosto da ideia de dar destaque aos pneus, seja em qualificação, seja em corrida, o adepto quer sentir a performance pura e o piloto no limite, não um factor artificial que possa interferir com isso. Tudo o que contribua para destacar o piloto, eu sou a favor. Nesse sentido julgo ser possível… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado