F1: Frédéric Vasseur admitiu “falha de comunicação” com Charles Leclerc

O Grande Prémio da Arábia Saudita foi mais uma fraca exibição da Ferrari, que terminou a segunda corrida do ano atrás de Red Bull, Aston Martin e Mercedes, num traçado que à partida favorecia o SF-23. A equipa italiana parece estar com sérios problemas nesta temporada, apesar de Frédéric Vasseur já ter vindo dizer que não há um problema de fiabilidade no monolugar deste ano, depois das trocas de componentes no nº16 de Charles Leclerc. Em corrida, o responsável da equipa, admitiu que houve ainda uma falha de comunicação entre a equipa e o piloto monegasco na altura do Safety Car.
Leclerc estava à frente de Lewis Hamilton antes da paragem, mas regressou à pista atrás do Mercedes e foi informado pelo seu engenheiro de corrida demasiado tarde de que precisava de aumentar o ritmo a partir da linha de SC. Foi perfeitamente audível a frustração do piloto.
“Não foi uma boa decisão”, disse Vasseur sobre este episódio. “Foi como foi. Não é a questão principal e penso que seria um erro da nossa parte concentrarmo-nos nisso. Não quero dizer que é um pormenor. Foi um erro de comunicação e teremos de discutir para o corrigir. Não foi a questão principal durante todo o fim de semana”.
Vasseur minimizou esta questão e realmente a equipa italiana tem outros temas a tratar com urgência, no entanto todos nos lembramos das falhas nas decisões durante a temporada passada e o peso que tiveram no resultado final da Ferrari. Como tal, isto não deve ser descurado.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI
São sinais compreensíveis de frustração e desilusão, já quando cortou a meta fez 1 volta em silêncio apenas perguntando onde parar o SF23.
O Leclerc, o Predestinado – assim foi baptizado pelo B8 – cada vez mais parece um Alesi II, o piloto que todo o povo queria e exigia na Ferrari, e até rasgou um contrato assinado com a Williams, para depois ter o trajecto que todos vimos.
Coitadinho do Alesi ao pé dele…
Tenho o receio de que a Ferrari nunca mais volte a ganhar títulos na F1. E este receio cresce a cada GP que se disputa.
A Ferrari não ganhará enquanto não contratar um piloto completo a todos os níveis acompanhado de uma equipa de técnicos da sua confiança, de forma a trabalhar o monolugar á sua forma de pilotagem. Está visto que Saínz é completamente amorfo. E Lecrerc mais parece um piloto só para qualificação, durante muitas corridas de repente parece disistir.
Isto está a tornar-se patético.
Charles é tão bom como Max, são os dois melhores da actualidade a diferença é que um está na RB e o outro…não está!
Imaginem MV a levar com todas as falhas técnicas/estratégicas que CL tem sofrido, era um fartote! Se há algo que se pode apontar a Leclerc é não fazer tanta birra quanto MV faz quando algo lhe corre mal, mas se assim fosse fazia birra GP sim, GP sim…
A Ferrari regressa rapidamente aos títulos se contratar o Adrian Newey…
E Max Verstappen.