F1, Franz Tost: “Vettel ainda é capaz de vencer campeonatos”

Por a 17 Maio 2020 11:37

O atual chefe de equipa da AlphaTauri, Franz Tost, acredita que o seu antigo piloto na Scuderia Toro Rosso, Sebastian Vettel, ainda tem capacidade de vencer campeonatos.

Ao f1.com Tost afirmou que: “O fim de algo é o início de outra coisa. O Sebastian Vettel é piloto para lutar pelo campeonato. Ele precisa de ter lugar nas equipas da frente. Aí tem chances de vencer corridas e ganhar mais um campeonato. Conhece-o bastante bem e sei que isso é o objetivo principal”.

“Do lado financeiro, acho que ele não precisa de continuar a correr. Quando vences campeonato o dinheiro não é tudo. A motivação é vencer e ser bem sucedido. Ele ainda tem 32 anos, é um piloto extraordinário, e se tiver o pacote certo consegue vencer campeonatos.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

39 comentários

  1. asfalto

    17 Maio, 2020 at 11:49

    Não creio, o vettel interiorizou objetivos que no lugar de os pôr como possibilidade, pôs como objetivo, começou a ver o Hamilton a alcançar o seu Palmares, e apartir daí foi o descontrolo total. Pode ainda ter velocidade, mas emocionalmente acabou.

    • Pity

      17 Maio, 2020 at 13:22

      Não concordo. Posso estar errada, mas acho que o problema dele foi a excessiva pressão da massa adepta da Ferrari, desde a imprensa italiana à própria direcção da equipa, passando pelos adeptos. Quando o Vettel chegou à Ferrari, o mundo ferrarista viu nele um novo Schumacher, mas não há duas pessoas iguais e Vettel não é tão frio como o seu compatriota, é mais emocional e sentiu mais essa pressão, pondo nele próprio mais pressão ainda, porque ele queria mesmo ser campeão pela Ferrari. Acredito que, noutra equipa onde não lhe ponham tanta pressão, nem ele a si próprio, possa ainda fazer algo de bom. Voltará a ser campeão? Provavelmente não, mas se conseguir estar verdadeiramente na luta, será muito bom para ele.

      • asfalto

        17 Maio, 2020 at 14:02

        Eu acho que o problema vem mais de trás.

      • pedro-prates44gmail-com

        17 Maio, 2020 at 14:56

        Subscrevo tudo na íntegra.

      • José Leal

        17 Maio, 2020 at 15:20

        Pois eu acho que o verdadeiro problema é a Mercedes. Nem a Ferrari nem nenhuma outra equipa chega ao grau de excelência dos alemães. Quando se entra com handicap, como se tem de andar acima das suas capacidades, pode-se vencer uma ou outra vez, mas normalmente não corre bem. A demonstração está à vista.

        • 831AB0

          17 Maio, 2020 at 16:01

          jgleal1, não podia estar mais de acordo. Eu permito-me discordar da Pity, porque um jovem de 25 anos que, na última prova de 2012, leva um aperto do colega de equipa e depois um toque que o deixa virado ao contrário e em último e, apesar disso, vai à luta e consegue ser campeão, esse jovem tem um temperamento de ferro. Não é do género de ceder com a pressão. Mesmo no ano passado, podia ter quebrado e deitado a toalha ao chão depois do erro de Monza, mas ganhou o GP seguinte. O problema do Vettel não é fragilidade psicológica, até porque se manteve competitivo apesar da barragem levantada por certa imprensa – não, RogerM, não é só a britânica – para tentar demoli-lo psicologicamente. Ele reagiu sempre às adversidades, mesmo quando tudo o que se ouvia sobre ele era negativo e destrutivo. O problema foi mesmo, como diz e muito bem, tentar bater os Mercedes com um carro que só ocasionalmente esteve ao nível dos carros de Brackley. Eu acrescentaria que, tal como o Alonso, teve uma equipa incapaz de manter um nível de competitividade constante.
          A Ferrari deixou-se ofuscar com o Leclerc e, ao oferecer um contrato inaceitável ao Vettel, deitou fora o bebé com a água do banho. Agora vai certamente andar aos papéis durante mais uma década. É bem feito. Dói-me dizer isto, porque gosto muito da Ferrari, mas é bem feito.

          • Pity

            17 Maio, 2020 at 16:59

            A diferença é que em 2012 tinha a força que dois campeonatos seguidos lhe davam. E que bela corrida foi essa… Na Ferrari “é que foi o diabo”.
            Há um outro pormenor de que me lembrei agora: a rezinguice contra as novas regras, com a falta de barulho dos motores e não sei que mais, não terão tido influência, no seu desempenho, pelo menos a nível do subconsciente?

          • 831AB0

            17 Maio, 2020 at 17:26

            Ainda há pouco o Martin Brundle levantou uma questão pertinente a esse respeito: é verdade que o Vettel se fartou de rezingar contra as novas regras, e houve quem associasse essa rezinguice à fraca prestação de 2014 – mas, quando foi para a Ferrari, no ano seguinte, ganhou logo três grandes prémios, e todos por mérito próprio. Por isso parece-me que as novas regras não tiveram influência nenhuma no desempenho do Vettel.
            O que teve influência foi ele ter chegado a uma equipa na qual os pilotos são meros empregados e é gerida por patrões à maneira antiga, que culpam os empregados pela falta de produtividade (quando essa falta se deve sobretudo a erros clamorosos de gestão).

          • Pity

            17 Maio, 2020 at 17:35

            Ainda bem que não fui só eu a lembrar-me da rezinguice… Mas tem razão no que toca à gestão da equipa.

        • Pity

          17 Maio, 2020 at 16:10

          Não deixa de ter razão, mas a culpa não é da Mercedes, é das outras equipas que não foram tão competentes. Se é verdade que tentar diminuir a desvantagem no braço, leva a mais erros do piloto, os erros tácticos também contribuem para o desastre.

        • Roger M

          17 Maio, 2020 at 16:39

          Concordo. Num carro competitivo e sem a pressão de ser o líder da equipa, poderíamos ver um Vettel renascido. E se o Bottas que se via à rasca para bater o Massa, já chateia às vezes…que fará o Vettel.

          • Pity

            17 Maio, 2020 at 17:04

            Só que o Massa já era “macaco velho”, enquanto o Bottas ainda era um “maçarico”.
            Mas diga lá, gostava ou não de ver uma luta entre Hamilton e Vettel na Mercedes? Eu iria adorar, fosse qual fosse o vencedor.

          • 831AB0

            17 Maio, 2020 at 17:29

            Não me diga que vou ter de pôr aqui outra vez o link do vídeo da luta entre eles na F3 Euroseries!

          • Roger M

            17 Maio, 2020 at 18:07

            Já agora quantos anos de experiência em monolugares tinha um em relação ao outro?

          • José Leal

            17 Maio, 2020 at 19:40

            O nosso problema ao comentarmos estas notícias, para além de sabermos apenas uma ínfima parte da realidade e das nossas preferências, é que as equipas estão na F1 para ganharem dinheiro directa ou indiretamente. Pity, achas mesmo que a Mercedes algum dia iria contratar o Vettel? Para quê? Têm a dupla maravilha, o melhor e melhor segundo piloto. Atenção que eu disse o melhor segundo piloto e não o segundo melhor piloto. O Bottas ajuda muito o Hamilton, são uma dupla maravilha, quando o inglês precisa ou não pode ele está SEMPRE lá. Agora compara por exemplo com o Raikonen, não se pode pedir a um campeão do mundo (muito menos ao finlandês) o mesmo que se pede ao Bottas. Moral da história, mais um erro da Ferrari, o Vettel nunca teve um verdadeiro companheiro de equipa e assim não se ganha.

          • Pity

            17 Maio, 2020 at 21:40

            Discordo. O Raikkonen foi o companheiro ideal para o Vettel. A diferença é que lhe calhou (quase) sempre a pior estratégia, o que o impediu de ajudar o Vettel. Mais, um campeão só deve ter a ajuda do colega, se ele estiver na luta pelo título e o colega não, matematicamente. Por muito que alguns o afirmem, o Bottas não é um Barrichello.

          • 831AB0

            17 Maio, 2020 at 21:57

            jgleal1: «…a Mercedes algum dia iria contratar o Vettel? Para quê?»
            Pense comigo: as regras para 2021 estão congeladas, com os carros a ter a especificação deste ano. O Ferrari de 2020 é um peru, pelo que a Mercedes não vai ter muita competição – a não ser a da Red Bull, que será esporádica e pouco perigosa. 2021 vai ser um ano de supremacia Mercedes, pelo que o título será seguramente de um dos seus pilotos. Assim, por que não ter um “dream team”? Seria bom para a Mercedes e bom para a modalidade, por renovar o interesse dos adeptos.
            Não estou com isto a juntar-me ao campo dos que acreditam que o Vettel vai para a Mercedes, mas ainda ontem lemos uma entrevista em que o R. Schumacher diz que o Vettel não teria dado o passo que deu sem ter uma alternativa. E, em Brackley e em Estugarda, alguém com muito poder há-de ter pensado: «por que não?»
            Não sei qual vai ser o futuro do Vettel. Citando o próprio, «I’ve got two balls, but none of them is made of crystal».

    • Roger M

      17 Maio, 2020 at 16:33

      Uma coisa é correr com pressão, ora por estar na Ferrari ora por ter de andar sempre a correr atrás do prejuízo para vencer. Ele na Mercedes poderá correr sem menos pressão por resultados, e até quem sabe bater o Hamilton.

  2. Cágado1

    17 Maio, 2020 at 11:50

    Se fosse teria sido em 2018.

    • 831AB0

      17 Maio, 2020 at 12:00

      Em 2018 o Vettel ganhou 5 GPs e o Hamilton ganhou 11. Acha mesmo que ele ia ganhar o campeonato, mesmo se não fossem os erros?

      • Murray Walker

        17 Maio, 2020 at 12:36

        Ainda tem dúvidas que o Hamilton, ou Alonso teriam sido campeões com aquele Ferrari?

      • Osmane Damianse

        17 Maio, 2020 at 13:05

        Pelos erros poderia ter ganho 3 corridas, e tirando 3 vitórias de Hamilton, estariam ao final da época em 8×8. Os erros acabaram com a mente dele é fato.

      • Pity

        17 Maio, 2020 at 13:26

        Erros dele e erros da equipa. Sem esses erros, Vettel teria mais pontos e Hamilton menos, pelo que tudo podia ter acontecido.

      • Cágado1

        17 Maio, 2020 at 14:31

        Claro! O Ferrari foi superior ao Mercedes até pelo menos meio da época. O Vettel só tinha de ter capitalizado. É que não são só os erros crassos, como na Alemanha, foi não saber tirar partido do que tinha em mãos. O facto de só ter ganho 5 e o Hamilton 11 mostra bem que já estava na curva descendente, perdeu o ímpeto dos 1ºs anos da Ferrari, onde foi claramente superior ao carro.

        • pedro-prates44gmail-com

          17 Maio, 2020 at 15:07

          Em 2018, no GP da Bélgica (corrida nº 13 em 21, mais de metade da época) tinham os 2 exatamente 5 vitórias. Nessa altura já tinha acontecido o clamoroso erro de Vettel na Alemanha.

          Mas, o grande descalabro aconteceu daí para a frente e começou logo na corrida seguinte (GP da Itália) em que a Ferrari não lhe deu a possibilidade de fazer a pole, pois não colocou o Kimi a ajudá-lo, ao passo que o Vettel ajudou o Kimi na tentativa deste último que lhe deu a pole. Na minha opinião, esse acontecimento teve muito peso emocional no Alemão.

          • jo baue

            17 Maio, 2020 at 21:49

            Atençao pedro, a seguir à alemanha o vettel teve uma estrondosa vitória em spa em q ultrapassou o LH com maestria, execuçao a partir do raidillon, e q causou danos ao hexa o qual no fim veio com a vigarice da expressao equívoca “tricks”. Foi um golpe profundo o q sucedeu em hockenheim ate pq o kimi demorou varias voltas ate enxergar e executar o q lhe pediam ( alguma vez com o bottas sucedia o mesmo…), acresce a morte do presidente, a falta da confirmaçao de + 1 ano do kimi como ele contava e disse.o em publico, os golpes baixos em monza com o anuncio da saída do finlandes, e a partir de singapura uma equipa perdida no desnvolvimento do carro( a par dos muitos de milhoes injetadas na nova suspensao traseira dos merc), as guerras entre o TP e o Dt, tudo circunstancias de q era difícil sair

      • Frenando_Afondo™

        17 Maio, 2020 at 20:13

        Sem os erros Vettel teria ganho mais GP´s, Retire os erros de Vettel na França, Alemanha, Rússia, Japão, Itália… E faça contas. Seriam mais pontos para ele e menos pontos para Hamilton. Assim que poderia perfeitamente ter ganho esse título. Especialmente tendo em conta que a certa altura na época, tinha uma vantagem pontual considerável sobre Hamilton (se bem me lembro na casa dos 40 pontos).

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      17 Maio, 2020 at 12:43

      Exacto forista Cágado1. Só não vê quem não quer…

      Cumprimentos

  3. Osmane Damianse

    17 Maio, 2020 at 13:02

    Sim na Mercedes sem Hamilton, na Ferrari sem LecLerc, na RBR sem Verstapen, Na MacLaren sem Ricardo ou no grid sem adversários!!!kkk

  4. RedDevil

    17 Maio, 2020 at 13:41

    Claro que pode ser campeão … no campeonato de Jogo da Malha do Lar de Idosos…

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      17 Maio, 2020 at 15:10

      Lol… Não há por aí nenhum campeonato de carrinhos de choque também onde ele ainda possa brilhar?

      Cumprimentos

  5. Roger M

    17 Maio, 2020 at 15:40

    Onde a telenovela já anda. Até à Toro Rosso vão buscar opiniões sobre o enredo.

    • 831AB0

      17 Maio, 2020 at 16:42

      O Vettel foi o único piloto que ganhou com um Toro Rosso e correu para eles durante uma época e meia. Por que não haviam de querer saber a opinião do Tost?

  6. Roger M

    17 Maio, 2020 at 16:37

    O descalabro do Vettel começou com a era híbrida, à qual nunca se conseguiu adaptar. Depois ao ir para a Ferrari, assim que a pressão de resultados aumentou, aquando da saída do Rosberg da Mercedes, começou a cair de rendimento a pique. Depois viu-se o resultado dessa pressão, ao tentar extrair o máximo do carro, com o mesmo a fugir-lhe de traseira várias vezes, e outros encontros imediatos. Na Mercedes poderia renascer, sem a pressão de constante de vencer, e ainda sentir-se motivado em bater o Hamilton, com o melhor carro do grid.

    • RedDevil

      17 Maio, 2020 at 17:25

      É mesmo… ele já referiu em várias entrevistas que não gostava da “hibridização” e pela sua postura parece que ficou em “teimosia” com a nova realidade, em vez de se adaptar ao novo modo de condução, quis “obrigar” o carro a ser o que não era…

      • Roger M

        17 Maio, 2020 at 18:09

        Muitos ignoram o ponto chave de queda a pique de rendimento do Vettel…a entrada dos V6 Turbo híbridos.

      • jo baue

        17 Maio, 2020 at 21:55

        reddevil, nem o aguia 25 diria melhor, isso é para enganar papalvos?
        è por causa de tipos como tu, q faço figas para q o vettel, que nem penso q seja o melhor piloto actual, vá alinhar ao lado da tua paixao.

  7. Manuel Araujo

    17 Maio, 2020 at 23:29

    Até este opina…. o homem vai ficar seco…. com tantos pretendentes não vai dar conta do recado….

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1