F1, Franz Tost: “Vettel ainda é capaz de vencer campeonatos”

Por a 17 Maio 2020 11:37

O atual chefe de equipa da AlphaTauri, Franz Tost, acredita que o seu antigo piloto na Scuderia Toro Rosso, Sebastian Vettel, ainda tem capacidade de vencer campeonatos.

Ao f1.com Tost afirmou que: “O fim de algo é o início de outra coisa. O Sebastian Vettel é piloto para lutar pelo campeonato. Ele precisa de ter lugar nas equipas da frente. Aí tem chances de vencer corridas e ganhar mais um campeonato. Conhece-o bastante bem e sei que isso é o objetivo principal”.

“Do lado financeiro, acho que ele não precisa de continuar a correr. Quando vences campeonato o dinheiro não é tudo. A motivação é vencer e ser bem sucedido. Ele ainda tem 32 anos, é um piloto extraordinário, e se tiver o pacote certo consegue vencer campeonatos.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
asfalto
asfalto
3 anos atrás

Não creio, o vettel interiorizou objetivos que no lugar de os pôr como possibilidade, pôs como objetivo, começou a ver o Hamilton a alcançar o seu Palmares, e apartir daí foi o descontrolo total. Pode ainda ter velocidade, mas emocionalmente acabou.

Pity
Pity
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Não concordo. Posso estar errada, mas acho que o problema dele foi a excessiva pressão da massa adepta da Ferrari, desde a imprensa italiana à própria direcção da equipa, passando pelos adeptos. Quando o Vettel chegou à Ferrari, o mundo ferrarista viu nele um novo Schumacher, mas não há duas pessoas iguais e Vettel não é tão frio como o seu compatriota, é mais emocional e sentiu mais essa pressão, pondo nele próprio mais pressão ainda, porque ele queria mesmo ser campeão pela Ferrari. Acredito que, noutra equipa onde não lhe ponham tanta pressão, nem ele a si próprio, possa… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
3 anos atrás

Eu acho que o problema vem mais de trás.

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Pity
3 anos atrás

Subscrevo tudo na íntegra.

jgleal1
jgleal1
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pois eu acho que o verdadeiro problema é a Mercedes. Nem a Ferrari nem nenhuma outra equipa chega ao grau de excelência dos alemães. Quando se entra com handicap, como se tem de andar acima das suas capacidades, pode-se vencer uma ou outra vez, mas normalmente não corre bem. A demonstração está à vista.

831ABO
831ABO
Reply to  jgleal1
3 anos atrás

jgleal1, não podia estar mais de acordo. Eu permito-me discordar da Pity, porque um jovem de 25 anos que, na última prova de 2012, leva um aperto do colega de equipa e depois um toque que o deixa virado ao contrário e em último e, apesar disso, vai à luta e consegue ser campeão, esse jovem tem um temperamento de ferro. Não é do género de ceder com a pressão. Mesmo no ano passado, podia ter quebrado e deitado a toalha ao chão depois do erro de Monza, mas ganhou o GP seguinte. O problema do Vettel não é fragilidade… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

A diferença é que em 2012 tinha a força que dois campeonatos seguidos lhe davam. E que bela corrida foi essa… Na Ferrari “é que foi o diabo”.
Há um outro pormenor de que me lembrei agora: a rezinguice contra as novas regras, com a falta de barulho dos motores e não sei que mais, não terão tido influência, no seu desempenho, pelo menos a nível do subconsciente?

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

Ainda há pouco o Martin Brundle levantou uma questão pertinente a esse respeito: é verdade que o Vettel se fartou de rezingar contra as novas regras, e houve quem associasse essa rezinguice à fraca prestação de 2014 – mas, quando foi para a Ferrari, no ano seguinte, ganhou logo três grandes prémios, e todos por mérito próprio. Por isso parece-me que as novas regras não tiveram influência nenhuma no desempenho do Vettel. O que teve influência foi ele ter chegado a uma equipa na qual os pilotos são meros empregados e é gerida por patrões à maneira antiga, que culpam… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Ainda bem que não fui só eu a lembrar-me da rezinguice… Mas tem razão no que toca à gestão da equipa.

Pity
Pity
Reply to  jgleal1
3 anos atrás

Não deixa de ter razão, mas a culpa não é da Mercedes, é das outras equipas que não foram tão competentes. Se é verdade que tentar diminuir a desvantagem no braço, leva a mais erros do piloto, os erros tácticos também contribuem para o desastre.

RogerM
RogerM
Reply to  jgleal1
3 anos atrás

Concordo. Num carro competitivo e sem a pressão de ser o líder da equipa, poderíamos ver um Vettel renascido. E se o Bottas que se via à rasca para bater o Massa, já chateia às vezes…que fará o Vettel.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Só que o Massa já era “macaco velho”, enquanto o Bottas ainda era um “maçarico”.
Mas diga lá, gostava ou não de ver uma luta entre Hamilton e Vettel na Mercedes? Eu iria adorar, fosse qual fosse o vencedor.

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não me diga que vou ter de pôr aqui outra vez o link do vídeo da luta entre eles na F3 Euroseries!

RogerM
RogerM
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Já agora quantos anos de experiência em monolugares tinha um em relação ao outro?

jgleal1
jgleal1
Reply to  831ABO
3 anos atrás

O nosso problema ao comentarmos estas notícias, para além de sabermos apenas uma ínfima parte da realidade e das nossas preferências, é que as equipas estão na F1 para ganharem dinheiro directa ou indiretamente. Pity, achas mesmo que a Mercedes algum dia iria contratar o Vettel? Para quê? Têm a dupla maravilha, o melhor e melhor segundo piloto. Atenção que eu disse o melhor segundo piloto e não o segundo melhor piloto. O Bottas ajuda muito o Hamilton, são uma dupla maravilha, quando o inglês precisa ou não pode ele está SEMPRE lá. Agora compara por exemplo com o Raikonen,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  jgleal1
3 anos atrás

Discordo. O Raikkonen foi o companheiro ideal para o Vettel. A diferença é que lhe calhou (quase) sempre a pior estratégia, o que o impediu de ajudar o Vettel. Mais, um campeão só deve ter a ajuda do colega, se ele estiver na luta pelo título e o colega não, matematicamente. Por muito que alguns o afirmem, o Bottas não é um Barrichello.

831ABO
831ABO
Reply to  jgleal1
3 anos atrás

jgleal1: «…a Mercedes algum dia iria contratar o Vettel? Para quê?» Pense comigo: as regras para 2021 estão congeladas, com os carros a ter a especificação deste ano. O Ferrari de 2020 é um peru, pelo que a Mercedes não vai ter muita competição – a não ser a da Red Bull, que será esporádica e pouco perigosa. 2021 vai ser um ano de supremacia Mercedes, pelo que o título será seguramente de um dos seus pilotos. Assim, por que não ter um “dream team”? Seria bom para a Mercedes e bom para a modalidade, por renovar o interesse dos… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Uma coisa é correr com pressão, ora por estar na Ferrari ora por ter de andar sempre a correr atrás do prejuízo para vencer. Ele na Mercedes poderá correr sem menos pressão por resultados, e até quem sabe bater o Hamilton.

Cágado1
3 anos atrás

Se fosse teria sido em 2018.

831ABO
831ABO
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Em 2018 o Vettel ganhou 5 GPs e o Hamilton ganhou 11. Acha mesmo que ele ia ganhar o campeonato, mesmo se não fossem os erros?

MurrayWalker
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Ainda tem dúvidas que o Hamilton, ou Alonso teriam sido campeões com aquele Ferrari?

831ABO
831ABO
Reply to  MurrayWalker
3 anos atrás

Essa é para rir?…

Osmane
Osmane
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Pelos erros poderia ter ganho 3 corridas, e tirando 3 vitórias de Hamilton, estariam ao final da época em 8×8. Os erros acabaram com a mente dele é fato.

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Erros dele e erros da equipa. Sem esses erros, Vettel teria mais pontos e Hamilton menos, pelo que tudo podia ter acontecido.

Cágado1
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Claro! O Ferrari foi superior ao Mercedes até pelo menos meio da época. O Vettel só tinha de ter capitalizado. É que não são só os erros crassos, como na Alemanha, foi não saber tirar partido do que tinha em mãos. O facto de só ter ganho 5 e o Hamilton 11 mostra bem que já estava na curva descendente, perdeu o ímpeto dos 1ºs anos da Ferrari, onde foi claramente superior ao carro.

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Em 2018, no GP da Bélgica (corrida nº 13 em 21, mais de metade da época) tinham os 2 exatamente 5 vitórias. Nessa altura já tinha acontecido o clamoroso erro de Vettel na Alemanha.

Mas, o grande descalabro aconteceu daí para a frente e começou logo na corrida seguinte (GP da Itália) em que a Ferrari não lhe deu a possibilidade de fazer a pole, pois não colocou o Kimi a ajudá-lo, ao passo que o Vettel ajudou o Kimi na tentativa deste último que lhe deu a pole. Na minha opinião, esse acontecimento teve muito peso emocional no Alemão.

garantia4
garantia4
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

Atençao pedro, a seguir à alemanha o vettel teve uma estrondosa vitória em spa em q ultrapassou o LH com maestria, execuçao a partir do raidillon, e q causou danos ao hexa o qual no fim veio com a vigarice da expressao equívoca “tricks”. Foi um golpe profundo o q sucedeu em hockenheim ate pq o kimi demorou varias voltas ate enxergar e executar o q lhe pediam ( alguma vez com o bottas sucedia o mesmo…), acresce a morte do presidente, a falta da confirmaçao de + 1 ano do kimi como ele contava e disse.o em publico, os… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Sem os erros Vettel teria ganho mais GP´s, Retire os erros de Vettel na França, Alemanha, Rússia, Japão, Itália… E faça contas. Seriam mais pontos para ele e menos pontos para Hamilton. Assim que poderia perfeitamente ter ganho esse título. Especialmente tendo em conta que a certa altura na época, tinha uma vantagem pontual considerável sobre Hamilton (se bem me lembro na casa dos 40 pontos).

*RPMS*™
Reply to  Cágado1
3 anos atrás

Exacto forista Cágado1. Só não vê quem não quer…

Cumprimentos

Osmane
Osmane
3 anos atrás

Sim na Mercedes sem Hamilton, na Ferrari sem LecLerc, na RBR sem Verstapen, Na MacLaren sem Ricardo ou no grid sem adversários!!!kkk

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Claro que pode ser campeão … no campeonato de Jogo da Malha do Lar de Idosos…

*RPMS*™
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Lol… Não há por aí nenhum campeonato de carrinhos de choque também onde ele ainda possa brilhar?

Cumprimentos

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Onde a telenovela já anda. Até à Toro Rosso vão buscar opiniões sobre o enredo.

831ABO
831ABO
Reply to  RogerM
3 anos atrás

O Vettel foi o único piloto que ganhou com um Toro Rosso e correu para eles durante uma época e meia. Por que não haviam de querer saber a opinião do Tost?

RogerM
RogerM
3 anos atrás

O descalabro do Vettel começou com a era híbrida, à qual nunca se conseguiu adaptar. Depois ao ir para a Ferrari, assim que a pressão de resultados aumentou, aquando da saída do Rosberg da Mercedes, começou a cair de rendimento a pique. Depois viu-se o resultado dessa pressão, ao tentar extrair o máximo do carro, com o mesmo a fugir-lhe de traseira várias vezes, e outros encontros imediatos. Na Mercedes poderia renascer, sem a pressão de constante de vencer, e ainda sentir-se motivado em bater o Hamilton, com o melhor carro do grid.

RedDevil
RedDevil
Reply to  RogerM
3 anos atrás

É mesmo… ele já referiu em várias entrevistas que não gostava da “hibridização” e pela sua postura parece que ficou em “teimosia” com a nova realidade, em vez de se adaptar ao novo modo de condução, quis “obrigar” o carro a ser o que não era…

RogerM
RogerM
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Muitos ignoram o ponto chave de queda a pique de rendimento do Vettel…a entrada dos V6 Turbo híbridos.

garantia4
garantia4
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

reddevil, nem o aguia 25 diria melhor, isso é para enganar papalvos?
è por causa de tipos como tu, q faço figas para q o vettel, que nem penso q seja o melhor piloto actual, vá alinhar ao lado da tua paixao.

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

Até este opina…. o homem vai ficar seco…. com tantos pretendentes não vai dar conta do recado….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado