F1: FIA oficializa a aprovação da candidatura da Andretti

Por a 2 Outubro 2023 17:33

É oficial! A FIA anunciou hoje a aprovação da candidatura da Andretti para a Fórmula 1 “após uma análise rigorosa”, estando agora sujeita à conclusão do acordo comercial com a Formula One Management (FOM), que detém os direitos comerciais da competição e tem de dar também luz verde. 

Depois de ter arrancado com o processo para a abertura do período de candidaturas para equipas interessadas em competir na Fórmula 1 no passado mês de fevereiro, a federação internacional deu conta, através de comunicado, que concluiu que a “Andretti Formula Racing LLC passará à fase seguinte do processo de candidatura para entrar na Fórmula 1 a partir de uma lista de quatro candidatos finais na Fase 2”.

Confirma a FIA que a “Andretti Formula Racing LLC foi a única candidata a cumprir os critérios rigorosos estabelecidos” entre as “quatro equipas que apresentaram candidaturas formais na Fase 2 do processo”. A entidade federativa diz ter informado “oficialmente todas as equipas candidatas das suas conclusões após uma avaliação exaustiva”. 

As equipas candidatas foram avaliadas “quanto à capacidade desportiva e técnica, à capacidade da equipa para angariar e manter um financiamento suficiente para permitir a participação no Campeonato a um nível competitivo e à experiência e recursos humanos”, esclareceu a FIA, estando ainda em observação a “gestão da sustentabilidade” e “a forma como pretendiam alcançar um impacto social positivo através da sua participação no desporto”. 

As conclusões da FIA sobre a candidatura da Andretti Formula Racing LLC serão agora transmitidas à FOM para discussões comerciais.

A FIA revelou que o convite inicial para manifestações de interesse, a Fase 1 deste processo, “atraiu numerosos pedidos de informação”, mas foram apenas as quatro equipas que passaram à Fase 2.

Ainda antes do anúncio oficial da FIA sobre este tema, a Rodin Cars confirmou que a sua candidatura a um lugar na grelha da Fórmula 1 no processo aberto pela FIA tinha sido rejeitada, revelando ainda que a proposta da Andretti teria sido aceite. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. Breno Mascarenhas

    2 Outubro, 2023 at 19:56

    Ótima notícia.
    Para mim deveriam ser 12 equipes, 24 pilotos. Como é hoje, apenas 20 vagas, é muito difícil eventual entrada de bons pilotos da F2 ou outras categorias.
    Em tempo: com 18 corridas por ano, Formula 1 não é NASCAR.

  2. Lisboa

    3 Outubro, 2023 at 13:00

    É de louvar a entrada de novas equipas/estruturas, no entanto, convém verificar a “seriedade” e credibilidade de todos os projetos, independentemente dos nomes por detrás dos projetos.

    A Andretti não precisa de introduções enquanto estrutura desportiva, muito mais que um nome, é uma estrutura de sucesso em várias competições por onde passa, no entanto, a F1 é outra louça, um mundo muito restrito, não só em termos técnicos, mas também em termos mediáticos e comerciais.

    Admito que não vi a carta de intenções da Andretti, por isso vou escrever s conhecimento, mas mesmo assim deixo as questões;

    Quando vão entrar?
    Onde vão colocar as instalações, no outro lado “rio”?
    Quem é que vai desenvolver o chassi? A Andretti em casa, ou tal como a HAAS, vai ser uma estrutura completamente à parte a desenvolver o chassi e depois entrega aquilo que fez?

    São questões importantes, pois de boas intenções está o inferno cheio.

    A Andretti está com a pica toda, mas será que tem plafond financeiro e técnico, para não ser uma chicane móvel?

    A ver vamos.

    Boa sorte e bem-vindos.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado