F1: Ferrari ‘tramada’ pela alteração da FIA

Por a 24 Abril 2020 13:54

A nova regra da FIA (deixou de ser necessária a unanimidade entre as equipas para alterar o regulamento) poderá ter sido pensada para impedir que a Ferrari impeça o teto orçamental de descer ainda mais. Foi hoje incluída uma cláusula de salvaguarda no código desportivo da FIA, e a leitura que a quase totalidade dos observadores está a fazer é simples: Impedir a Ferrari de levar a sua avante. A desaceleração económica da Fórmula 1 no meio desta pandemia global de coronavírus está a fazer co quem algumas equipas pretendam uma redução bem mais significativa do limite máximo de custos para o próximo ano, anteriormente acordado em 150 milhões de dólares. No entanto, a Ferrari opõe-se a qualquer redução adicional, argumentando que outro corte levaria a despedimentos em Maranello, mas as equipas mais pequenas da F1, com a McLaren à cabeça, têm vindo a debater-se face à posição inflexível da Scuderia, numa altura de crise extrema para o desporto.

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Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

A quase totalidade de observadores que “adoram” a Ferrari…

Não entendo esse odio e nem entendo como vêem isto contra a Ferrari quando a Ferrari nunca usou veto nenhum.

Achei foi piada a meterem a McLaren no grupo das equipas pequenas.

Edit. A Mercedes que tem tantos funcionários e muitos mais que a Ferrari já não irá despedir nenhum. É só a Ferrari.

RogerM
RogerM
Reply to  Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

A resposta é simples……..é praticamente a única equipa do grid, que não tem um departamento de F1 em Inglaterra. E a juntar a isso, não têm um Piloto britânico há anos na equipa. Bastaria terem um Piloto britânico na equipa, e o mesmo conseguir ser campeão, que veríamos a imprensa britânica a rejubilar de elogios à Ferrari.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RogerM
4 anos atrás

“é praticamente a única equipa do grid, que não tem um departamento de F1 em Inglaterra”

Toro Rosso e Alfa Romeo largaram aquela lagriminha.

Pity
Pity
4 anos atrás

Finalmente! A unanimidade prejudicou a F1 mais do que a beneficiou.

RogerM
RogerM
4 anos atrás

Continuo sem entender porque a imprensa britânica não faz o mesmo alvoroço que faz com a Ferrari, com a Mercedes e Red Bull. Também elas contra uma redução acentuada do tecto orçamental. Equipas essas, que atravessando uma razia de resultados, não perdem tempo a sair de competição.

Alfista
Alfista
4 anos atrás

Um ponto a meu ver muito importante( pouco falado) e que vai embater com a descida do teto orçamental( que até acho bem), é de nao restringirem tanto as regras. Baixem o teto orçqmental mas deixem mais abertura à criatividade. Se baixarem o teto orçamental e cada vez aumentarem as regras a F1 caminha a velocidade maxima para monoligares iguais. Esta a deixar de ser F1

Lisboa
4 anos atrás

Estava eu a preparar-me para escrever que não entendia o porquê de neste forum haver tanta resistência à mais que famosa e antiga questão de redução de custos (julgo que a primeira grande equipa a tentar que isto fosse para a frente foi a BMW em 2009 ou 2010), quando me apercebi… Duh!!!!!! Estou em Portugal, país mundialmente conhecido pelos seus habitantes amarem e viverem muito acima das sua possibilidades e que só em 2019 foram mais de 4.6 mil milhões em créditos ao consumo efectuados. É por isso, que os portugueses neste forum, não entendem a real necessidade de… Ler mais »

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Todos os carros da FE são iguais, os construtores são meros patrocinadores. Não compare o que não é comparável.

A F1 é o pináculo da inovação do mundo automovel, e isso implica gastar dinheiro. Quem não quer, não corre, é simples.

Se o tecto orçamental for reduzido para metade, deixa de haver inovação, porque o que sobra é para meter os carros em pista e pouco mais.

Lisboa
Reply to  ManelDasBombas
4 anos atrás

Por mim, que gastem mil milhões por ano. Vamos todos amar ver a Ferrari a Mercedes e a Red-Bull sozinhas às voltas em circuitos. É claro, que nessa altura os organizadores não vão pagar o que pagam para receber a F1, mas isso não interessa, assim como também não interessa que as televisões não gastem o que gastam para ter a F1, visto que os adeptos não vão querer pagar 10€ a 15€ para ver apenas 2 Ferrari, 2 Mercedes e 2 Reb-Bull em pista. Ou então pagam, eu ainda me lembro do sucesso comercial que foi o GP USA… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Muito bem escrito.

garantia4
garantia4
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

lisboa, em junho os times e a LM chegaram a um acordo para o tecto de 175M de dolares, agora baixam para 145 o q levou às declaraçoes do Bin8, e ainda querem baixar mais para 135. Fiquei sensibilizado com o teu realismo e pragamtismo. Com esse 3º budget cap aprovado sugiro que sejas tu a liderar os despedimentos na Ferrari, a Gestione Sportiva tem à volta de mil trabalhadores, no mínimo estamos a falar de 1/3 para a rua . Trabalhadores aos quais a Ferrari continua a pagar a sua retribuiçao normal ao q acrescerá os habituais premios de… Ler mais »

Lisboa
Reply to  garantia4
4 anos atrás

Sim, a Ferrari tem cerca de 1000 trabalhadores e quantos desses estão em posições fora da alçada do teto orçamental? 5? 10? 500? Eu não sei e você também não.

Mais rápido acredito que a Ferrari dissesse que não quer reduzir para não ser ultrapassada, do que por preocupação pelos funcionários.

Agora, a verdade é que a Ferrari gastou mil milhões de dólares apenas nos últimos 2 anos e eu pergunto, foi para defender os seus funcionários ou para bater a Mercedes?

jrosalvesgmail-com
jrosalvesgmail-com
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Meu caro, embora concorde com a sua ideia, há algumas considerações que considero erradas. Sabendo nós que os donos da F1 são americanos, a sua consideração sobre os hábitos de crédito portugueses caem mal, pois não há país neste mundo que mais abuse do crédito que os EUA, e não é por isso que perdem economicamente, isso tem a ver com a produção e não com o consumo. Voltando ao tema do fórum, também não deve comparar a FE com a F1… se quiser compare com a F indy. A FE tem um construtor e vários motoristas e equipas. Quanto… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Mas vocês onde vêem a Ferrari a defender orçamentos de mil milhões ou de quinhentos milhões??

A Ferrari defende é a não criação de tectos mais baixos que o orçamento mais baixo da formula 1 actual.

Não se pode criar um tecto onde corte as pernas ao desenvolvimento…

Em vez de termos uma Williams vamos ter dez onde com carros novos até conseguem piorar tempos e a não terem dinheiro para mudar isso.

Lisboa
Reply to  Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Não sei para que dou ao trabalho… Vou tentar explicar (sem sucesso, novamente) a importância de uma competição mais homogénea. A UEFA, colocou uma regra (o Fair-Play financeiro) que proíbe que um clube gaste muito mais do que recebe, sabe porquê? Para evitar os Abramovich que começaram a aparecer e de um momento para o outro desvirtuaram o desporto e comprem quem lhes apetece. Após a entrada dessa regra, quantos campeonatos venceu o Chelsea? Eu entendo, você e muitos outros enquanto adeptos da Ferrari, tudo serve de desculpa para voltar a ganhar, desde as desculpas da perca de performance para… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Sabe qual o orcamento da williams?
Querem criar um tecto inferior a esse orçamento.
Acha que a williams comseguiu evoluir alguma coisa nos ultimos anos?? Nao.pelo contrario ate regrediu no ultimo ano.
E williams nem deve pagar aos pilotos. Pois eles teem patrocinadores para isso.

Volto a dizer nao podemos criar um tecto onde corte as pernas ao desenvolvimento.

Nao sou contra o tecto.mas nao se pode criar um tecto com valores ridiculos que nem permitam as equipas evoluir.

Lisboa
Reply to  Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Aconselho vivamente a analisar uns bons vídeos no YouTube sobre o porquê que a Williams estar como está e você vai ficar surpreendido que o problema não é dinheiro. Aliás, a Racing Point passou de um orçamento se 135 milhões em anos como 2016,2017 e 2018 para 190 milhões em 2019 e apesar desse aumento substancial, ficou em 7° lugar, a sua pior classificação desde 2012. O problema não é dinheiro, é talento e gestão e com os salários dos pilotos e mais 3 outros funcionários a não ser considerados, não vejo o porquê de tanta resistência de descer os… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Videos no YouTube. Lol.

A Williams está tão mal financeiramente que até já vendeu grande parte da empresa fora da F1. Mas que sei eu que não sigo vídeos no YouTube.

Sou um homem a antiga que prefere jornalismo a sério.

Lisboa
Reply to  Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

E não há jornalismo sério no YouTube? Olhe que a própria Formula 1 tem lá uma página onde conduz muitas entrevistas e expõe peças de jornalismo. Mas pronto, eu sou moderno, não vejo a CMTV.

can-am
can-am
4 anos atrás

Porque eles sabem que só gastando mais que os outros conseguem ser competitivos. Sempre assim foi.
Fora as outras benesses…que também deviam acabar agora.
Fizeram uma cama muito feia …e agora vão ter que se deitar nela, porque os tempos mudaram.

Scb2
Scb2
4 anos atrás

Eu acho que é mais um pau de 2 bicos, porque para ter unanimidade tanto é preciso o aval da Ferrari como da Williams ou Haas. Agora não sendo preciso tanto pode funcionar para um lado como para o outro. Vamos ver se quem festeja hoje não leva com as canas amanhã.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Scb2
4 anos atrás

Eu acho que isto é mais uma regra excepcional (também devido à situação do virus) para evitar que alguma equipa bloqueie uma mudança que já foi aceite pelas outras (e quando falo de equipa, tanto é Ferrari como Mercedes ou RB, normalmente as que mais se opõe a mudanças devido a estarem no topo). Acredito que negociações vão continuar a haver, para que as equipas também não se possam queixar de não ter sido ouvidas. Mas se estiver tudo alinhado e uma equipa bloquear porque tinha de haver unanimidade, voltam á estaca zero e isso impede mudança que já podiam… Ler mais »

jem
jem
4 anos atrás

Tenho as maiores dúvidas que a excecionalidade requerida para não haver unanimidade se aplique a este caso, do teto de custos. Acho que terá mais a ver com situações de regulamentos técnicos e não questões políticas. Nem sequer estou a ver a FIA a decidir alguma coisa, seja o que for, que seja algo em que só a Ferrari esteja contra. Dito de outra maneira, normalmente há mais que uma equipa que discorda de alguma coisa, não uma única.

driver-on-track
driver-on-track
4 anos atrás

enfim …. Já é patologico… sem cura …. avanti…..

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