F1, Fernando Alonso: “Há três campeões do mundo na grelha e só um disponível”

Fernando Alonso dará prioridade à Aston Martin caso decida continuar a competir na Fórmula 1 após o final desta temporada, terminando o seu contrato com a equipa britânico este ano. No entanto, vai avisando que mesmo com esta prioridade em mente, é o único campeão do mundo da disciplina que não tem qualquer compromisso delineado para o futuro, podendo ser opção de qualquer equipa, numa altura em que é sugerido como substituto de Lewis Hamilton na Mercedes.
Fernando Alonso começou por explicar que não se comprometerá com qualquer projeto apenas “para conduzir e divertir-me. Não sou esse tipo de piloto, não sou esse tipo de pessoa”. O espanhol esclareceu que “se quero continuar a pilotar é porque sei, a começar por mim próprio, que posso dar 200 por cento à equipa dentro e fora da pista, no simulador, no marketing e na pista. Por isso, estou a preparar-me para a eventualidade de querer continuar a correr. Se eu quiser continuar a correr, vamos ver quais são as opções”.
Sobre as possibilidades para o seu futuro, Alonso deu conta que sua “primeira prioridade será sempre sentar-me e discutir com a Aston. No ano passado, deram-me a oportunidade de me juntar a esta organização, da qual me orgulho muito de fazer parte. Com a nova fábrica e tudo o que está a acontecer, há um grande futuro nesta equipa e quero explorar todas as possibilidades de correr aqui durante muitos anos.”
Questionado sobre se pode excluir a hipótese de se mudar para a Mercedes em 2025, Alonso respondeu que essa será uma pergunta que lhe vão fazer muito nos primeiros meses do ano, acrescentando que “antes de mais, preciso de decidir o que quero fazer no futuro. Se quero voltar a dedicar a minha vida durante mais alguns anos a este desporto que adoro. Adoro a Fórmula 1 mas, de um modo geral, adoro conduzir. Por isso, se não for a Fórmula 1, serei feliz em qualquer outra forma de desporto automóvel e talvez tenha mais tempo para a minha vida privada, o que é sempre muito importante nesta idade”.
Alonso continuou afirmando que esta “é uma decisão que tenho de tomar sozinho. Preciso de pensar e de me comprometer com uma equipa, eventualmente, e certificar-me de que compreendo que será essa equipa e que dedicarei 100% do meu tempo. Quando tomar essa decisão, quero sentar-me com a Aston Martin porque gostaria de continuar com este projeto […]. Mas se não conseguirmos chegar a um acordo e eu quiser comprometer-me a correr na Fórmula 1, sei que tenho uma posição privilegiada. Provavelmente atraio outras equipas. O desempenho que viram no ano passado, o compromisso. Só há três campeões do mundo na grelha e só há um disponível”.
Do lado da Aston Martin, Mike Krack diz estar “bastante confiante” em conseguir renovar o contrato com o piloto espanhol, mantendo-o na estrutura durante mais temporadas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Uma forma nada discreta de apresentar a candidatura à vaga na Mercedes… 🙂
Pareceu-me mais uma forma de pressão sobre a sua própria equipa para tratar, de forma atempada, da sua renovação.
Também pode ser isso, sim.
Sendo que ninguém o convidou…
E nem se esqueceu nessa entrevista do Kimi, do Seb e dos Carlos: ” Já há alguns anos que a Ferrari tem um carro rápido e lutam por metas importantes”.
Não sou adepto do F. Alonso, mas a frase dele que faz o título é clara: ‘CAMPEÕES na grelha há 3, apenas um sem compromisso além de 2024’. É estatística pura. Por isso não há qualquer imprecisão, Hamilton, Verstapen estão sob contrato… sobra o Alonso no mercado. Não há dúvida. Os outros pilotos Campeões que menciona no seu comentário são, isso sim ficção. O Raikkonen e o Vettel, (se calhar o Button e o Rosberg tambêm vêm para a lista!) estão reformadíssimos. Os ‘Carlos’, um têm contrato certamente bem fechado, e o 2° tem ‘los planos de su padre’. O… Ler mais »
“Não sou adepto do F. Alonso”,
” ( O Raikkonen e) o Vettel, (se calhar o Button e o Rosberg tambêm vêm para a lista!) estão reformadíssimos”,
“o Alonso que está numa muito boa posição, e legítimamente ‘apresenta-se’ com todas as credênciais, e não são poucas”
Há algo aqui que não encaixa.
Muitíssimo bem escrito!
Cumprimentos
Foi muito bem escrito, mas de que adianta se as pessoas não querem interpretar/vivem em universos alternativos?
Este camarada não se encherga.
Mas alguém te quer na Mercedes?
Foste despedido da Ferrari. Despedido da Mclaren 2x.
Ninguém te quer na Red bull.
Fica só, ya?
Toto tem muitas mais opções com futuro.
Se ainda fosses um afinador, o el afinador. Nada! Por onde passaste nenhum popó melhorou um cm que seja. Ah mas ano passado…
Tretas. Ano passado foi carro feito por Vettel. Esse sim. O camarada experiente que talvez intetesse temporariamente à Mercedes. E eu adoraria. Mas Vettel está noutra. E muito bem.
Sujeitinho ridículo!
O desafinador no seu melhor…
Nestas coisas o Alonso perde de goleada para outros pilotos. Não diz nada de errado, nem sequer diz alguma mentira, mas o timimg para falar sobre o seu futuro é errado, especialmente da forma como o faz. Numa altura é que é preciso “reunir as tropas” para mais uma época, o Alonso decide fazer notícia disto, e não me parece que toda a gente na garagem da Aston Martin tenha gostado disso, eu não teria gostado se fosse funcionário da equipa. Consegue ser genial, mas ao mesmo tempo tem falhas quase infantis na forma como gere alguns momentos da carreira.… Ler mais »
Disse que preferia continuar na Aston Martin. Foi bem explícito.
Teria sido o suficiente ter dito isso, não era necessário enveredar por outros caminhos que servem apenas para criar ruído.
Ruído é ele ser bom. Por isso é que é hipótese. Senão nem era assunto.
Eu bem digo que não há coisa mais estúpida que os haters…