F1, Fernando Alonso: “Fiz 350 corridas, por isso sei o que estou a fazer!”

Por a 27 Julho 2022 10:37

O Grande Prémio de França foi memorável para Fernando Alonso. Não só terminou em sexto lugar na corrida da casa da sua equipa, como também bateu o recorde de maior número de voltas completadas na história da Fórmula 1.

Fernando Alonso começou a corrida em sétimo, mas com um “arranque à Fernando”, ultrapassou logo Lando Norris e George Russell para subir para quinto. E embora não conseguisse manter Russell para trás por muito tempo, o espanhol conseguiu terminar em sexto e confortavelmente longe de Norris, o que ele diz ser o melhor que poderia ter esperado.

“Estou muito feliz”, disse Alonso. “Penso que o início foi ‘mega’, do sétimo ao quinto, algumas manobras arriscadas ali, depois uma boa gestão dos pneus. Penso que o P6 foi o máximo hoje. Os pneus estavam a agir melhor do que esperávamos, por isso tivemos de gerir, mas não tanto como pensávamos. Estou satisfeito com a nossa corrida de hoje. Foi bem executada do nosso lado, e conseguimos gerir bem o ritmo e os pneus”.

“Tivemos de trabalhar muitas coisas em termos de equilíbrio do carro este fim-de-semana, mas acabámos por terminar logo atrás das cinco primeiras posições, por isso uma corrida muito sólida, no final, e mais pontos no quadro para nós”, afirma o piloto da Alpine.

“Mostra que quando temos um fim-de-semana limpo como este, então podemos terminar nas seis primeiras posições”, acrescentou. “Esperamos poder manter este nível de consistência ao longo da segunda metade da época e continuar o nosso registo”.

Alonso completou agora o maior número de voltas na história da Fórmula 1, ultrapassando a marca do seu velho rival Kimi Raikkonen, que era de 18.621 voltas. E o espanhol usou toda a sua experiência de 19 temporadas no desporto para superar os seus rivais, sendo ouvido na rádio a dizer que queria Norris por perto, para que ele degradasse os pneus no processo.

“Fiz 350 corridas, por isso sei o que estou a fazer!” brincava Alonso. “Foi divertido. O início foi crucial, provavelmente, para chegar à frente de Lando. Penso que [a McLaren] tem um ritmo muito semelhante, mas estar à frente deles nas primeiras voltas foi suficiente para controlar a corrida e para controlar o ritmo”, disse o espanhol.

“Penso que fizemos a corrida como um jogo de xadrez, tentámos posicionar os McLaren perto de nós e tentar ter algum ar livre na frente, por isso no geral… foi um bom domingo”.

O seu colega de equipa, Esteban Ocon, terminou em P8e assegurou um grande fim-de-semana para a Alpine, em solo caseiro.

Eduardo Moreira

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado