F1: E se a Ferrari e a Red Bull ficarem ‘zangadas’?

Por a 7 Maio 2020 17:19

A recente decisão da Fórmula 1 limitar os gastos a 145 milhões de dólares por época, quando as três principais equipas da F1 gastam entre 300 e 500 milhões de euros anualmente, pode irritar fortemente a Ferrari e a Red Bull.

Como se sabe, a Ferrari sempre se mostrou mais ‘vocal’ na oposição ao limite orçamental a que agora se chegou, mas é bem provável que não tenha ficado contente, até porque o valor de 145 milhões de dólares imposto para 2021, deverá descer para 140 milhões de dólares em 2022 e depois para 135 milhões de dólares entre 2023 e 2025.

Os números são considerados aceitáveis para as equipas do meio do pelotão, como por exemplo a McLaren, mas o acordo está ainda longe de ser um dado adquirido, pois há sempre a possibilidade de recuo da Ferrari da Red Bull.

Anteontem, o diretor desportivo da F1, Ross Brawn, anunciou que tinham sido enviadas novas propostas às equipas. No ano final do ano passado tinha ficado acordado um limite máximo de 175 milhões de dólares para 2021, mas com o impacto financeiro da suspensão das corridas por causa do coronavírus, a Fórmula 1 voltou ao assunto. Para Ross Brawn “neste momento a discussão está em saber até que ponto a podemos reduzir ainda mais nos próximos anos”, afirmou.

Acredita-se que o limite máximo de 145 milhões de dólares tem um amplo apoio, mas os outros números em discussão são bem mais suscetíveis de se revelar controversos.

Há quem diga que a F1 pode perder até quatro das suas 10 equipas se o impacto do coronavírus não for ‘combatido’ eficazmente, e acrescentam que a F1 deverá utilizar este facto como uma oportunidade para garantir que o desporto se mantenha sustentável no futuro.

A Ferrari opôs-se a uma descida abaixo dos 145 milhões de dólares, o diretor da Ferrari, Mattia Binotto, alega que um limite demasiado baixo possa desvalorizar a reputação de excelência técnica da F1 como pináculo do desporto automóvel mostrando-se a favor de um limite máximo de dois níveis para refletir o maior gasto das equipas maiores no fabrico de peças, que são vendidas às equipas mais pequenas mas esta abordagem de dois níveis não consta da proposta apresentada recentemente à equipas.

Recorde-se que as recentes alterações ao regulamento introduzidas pela FIA significam que já não é necessária unanimidade de acordo entre as equipas, e que as propostas podem ser adotadas por maioria simples.

Resta esperar para ver como se desenrola este assunto, sendo certo que depois do oitenta pode vir aí… o oito!

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Não me chateies
Não me chateies
4 anos atrás

temos pena, a Red Bull tem pensar se ainda tem o mesmo dinheiro. Vendem assim tantas latas dessa mistela, mesmo com as discotecas e bares fechados e com o turismo em recessão?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Não me chateies
4 anos atrás

Eles não vivem só da venda da sua bebida. Hoje em dia a RB vive de muita coisa e é o que lhes permite ter milhares de milhões para gastar em muitas outras coisas. O tipo de negócio deles está tão diversificado que não me admira que seja das poucas equipas que não esteja com a corda ao pescoço.

jem
jem
Reply to  Não me chateies
4 anos atrás

Vendem muito. Qualquer coisa como 8 triliões dessa mistela como lhe chama, entre muitas outras coisas Se têm dinheiro? O suficiente para comprarem a Daimler. Leu bem . Não é a Mercedes F1. É a Daimler.

jmiguel-godinhoaybhislabor-com
jmiguel-godinhoaybhislabor-com
Reply to  Não me chateies
4 anos atrás

A Red Bull já não é só bebidas, a Toro Rosso passou a Alpha Tauri, e o que é? Uma marca de roupa.

Honda Power
Honda Power
Reply to  Não me chateies
4 anos atrás

Segundo a Forbes, o valor da Red Bull, em 2019, rondava os 9,9 Biliões de dólares… portanto, dinheiro não falta, para mais com os motores a serem oferecidos pela Honda.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Fácil, ameaçam as duas sair da F1 e depois quando percebem que essa carta está tão gasta que já nem se consegue ler o que está lá escrito, ficam na mesma.

jem
jem
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Não é bem assim. A Ferrari ao longo de décadas tem-se dado bem com a estratégia, até porque é a única equipa que tem direito de veto ao abrigo do Pacto da Concórdia e assim continuará, pois de outro modo não assina o próximo. E como é óbvio a F1 precisa da Ferrari. Relativamente à Red Bull, sendo o maior patrocinador do desporto automóvel do mundo, a talvez até patrocinador desportivo, não é seguramente a F1 que lhe dá o maior retorno. Mas tem um trunfo: duas equipas, quatro carros. Se sair nota-se muito na grelha.

RedDevil
RedDevil
4 anos atrás

Concordo com a existência de um “tecto” orçamental, mas neste caso baixaram tanto o tecto que ele está encostado ao chão… entre o 8 e o 80 existe um número optimo que é o 44 (não… não é o Hamilton… é a sensatez). Julgo que a Ferrari já não tem gente (no topo da hierarquia) com a noção do que representa a F1 para a Scuderia, por isso, acredito que possa abandonar a F1. Em termos comerciais, a F1 já não traz aquela mais-valia que existia antigamente… actualmente, a maioria dos potenciais clientes Ferrari não liga à “mecânica”… é só… Ler mais »

gearless02
gearless02
4 anos atrás

Aliás a redução dos orçamentos é sempre bem vinda… veja-se no que deu na NASA…

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