F1: Documentos oficiais denunciam compra da Red Bull pela Porsche
Qualquer dúvida que houvesse sobre a possibilidade de a Porsche entrar na Fórmula 1 em 2026 foram agora dissipadas com documentos oficiais a revelarem que a marca alemã adquirirá 50% das acções da Red Bull Racing.
O aguardado anúncio do ingresso da marca de Zuffenhausen tem vindo a ser adiado devido à não publicação do regulamento final de motores de 2026, uma condição determinante para que todo o programa seja oficializado.
A oficialização da marca na Fórmula 1 chegou mesmo a estar prevista para o Grande Prémio da Áustria, realizado no circuito detido pela Red Bull, mas sem regulamentos definidos foi adiado.
Nas últimas semanas as incertezas pairaram sobre o projecto de Fórmula 1 da Porsche, uma vez que Herbert Diess, o CEO do Grupo Volkswagen, renunciou ao seu cargo no final do mês passado, sendo ele um acérrimo defensor da entrada do conglomerado germânico no mundo dos Grandes Prémios.
O alemão será substituído a 1 de setembro por Oliver Blume, o ainda CEO da Porsche AG, e muito embora tenha defendido o envolvimento da marca na Fórmula 1, mudanças na liderança de um grupo desta dimensão podem ter impactos a diversos níveis, sobretudo num momento em que o mundo vislumbra no horizonte uma crise económica que tem como catalisador a Guerra da Ucrânia.
No entanto, foram agora publicados documentos oficiais que confirmam a intenção de compra de 50% da Red Bull Racing por parte da Porsche, o que demonstra que o construtor fundado por Ferdinand Porsche estará decididamente na Fórmula 1.
Este tipo de movimentações tem de ser comunicado às autoridades de concorrência europeias e ser ainda submetidas a cerca de vinte países fora da Comunidade Europeia.
Um dos países onde as duas entidades submeteram a intenção foi Marrocos, onde legislação exige que estes requerimentos sejam tornados públicos, sabendo-se dos intentos da Porsche e da Red Bull.
Assim sendo, a marca alemã não será apenas a financiadora do projeto de motores, que serão concebidos e construídos pela Red Bull Powertrains, assumindo-se também como parceira acionista de toda a operação, o que lhe permite aceder aos prémios monetários divididos pela FOM.
Espera-se agora que a Porsche faça um anúncio oficial em setembro quando se espera que a FIA confirme o regulamento de motores de 2026.
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Perguntas pertinentes: a Porsche compra 50% da equipa Red Bull, e o que acontece com a Alpha Tauri? Será fornecida pela Porsche ou, como já li algures, apenas como rumor, será vendida à Honda, que já pensa em regressar? Será o começo do adeus “das latinhas” à F1?
As latinhas precisam desesperadamente do marketing e a F1 é um óptimo veículo de promoção. A não ser num cenário de crise mundial extrema, não os vejo a deixar a F1. Podem é passar a minoritários ou só patrocinadores – um RB Team Mercedes teria graça 😉
Já quanto à Honda, ponho-a no mesmo barco da BMW, a sua política parece um cata-vento, não faço prognósticos, nem comento.