F1: Decoração da Force India pode passar a rosa?
Por José Luis Abreu a 3 Março 2017 17:08
De acordo com uma fonte alemã, a decoração da Force India pode passar a ser rosa. Segundo o Auto Bild, a equipa baseada em Silverstone está em conversações com a BWT, uma empresa austríaca ligada à água. A BWT não é uma empresa estranha ao desporto motorizado, tendo patrocinado, por exemplo, Lucas Auer no DTM e na Fórmula 4. “Uma das condições da empresa é os carros passarem a ser rosa”, adianta a mesma fonte. No mínimo, seria engraçado…
Rodrigo Fernandes
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A Force Índia não seria a primeira equipe a usar a cor rosa em seus monolugares: em 1992, a Brabham, em seu último ano na Fórmula 1, em algumas provas, ostentava o rosa em parte de sua carenagem, mais notoriamente, do cockpit para o nariz do carro. Foi o último suspiro da outrora gigante da Fórmula 1 que saia melancolicamente da categoria no mesmo ano.
http://bandverde.files.wordpress.com/2010/10/brabham.jpg
Aquela última frase “no mínimo, seria engraçado…”. Não percebo porquê, rosa é uma cor como outra qualquer.
Deixem-se de paneleirices.
Tem toda a razão. Engraçado foi quando em 76 ou 77, Guy Edwards pilotava um Hesketh 308E patrocinado pela Penthouse (sim a rival inglesa da Playboy e da Hustler) e pela Rizzla+ (papel de enrolar), com uma bela duma “moçoila” em biquini com um laçinho n cabeça, pintada na frente do carro, ou Alan Jones que na altura fazia pela vida ao volante de um Surtees TS16 patrocinado pela Durex, sim essa Durex que há 40 anos era tabu em Portugal… O mais engraçado, é que esses patrocinadores “esquisitos”, permitiram ás equipas do divertido Lord Hesketh, e do histórico Sir… Ler mais »
Para o James Hunt o patrocínio não devia ser “esquisito”, pelo contrário 🙂
A Penthouse e a Rizzla+ patrocinaram o Hesketh do Guy Edwards acho que em 76, nesse ano, já o James estava na McLaren e foi campeão da maneira que todos hoje sabemos, muitos graças ao filme. Mas o James era de facto um “festarola”, e tinha tudo a ver com Lord Hesketh, que sendo também muito jovem e herdeiro de grande fortuna, levou “Hunt the Shunt” ao topo, quando convenceu Teddy Mayer a contratá-lo no final de 1975, e ele até ganhou o campeonato. Grandes tempos em que a F1 era de facto fantástica, tão fantástica, que os sapatos dos… Ler mais »
É claro que não é habitual aparecerem carros de corrida pintados de rosa, mas já apareceram alguns, e o primeiro de que me lembro é o célebre PORSCHE 917 Pink Pig, Couchon Rose ou simplesmente o Porco Cor-de-Rosa, de Le Mans 1971 #23, que me parece que até foi o mais rápido na qualificação, mas não terminou a corrida. Acho que lhe chamaram porco, por ser patrocinado por uma empresa de carnes, e rosa por razões óbvias. Um detalhe curioso, é que a pintura rosa era recortada por linhas tracejadas que indicavam a separação das várias peças em que o… Ler mais »
Neste website, tem algumas fotos dele.
https://www.pinterest.com/pin/147774431492979712/
Era da equipa Martini&Rossi, mas o carro saiu tão feio e desfigurado de uma firma francesa especialista de aerodinâmica que o Conde Rossi decidiu após os testes de Le Mans em abril mudar a decoração deste 917/20 para essa tal, o que não terá agradado muito aos alemães(?)
http://962group.com/registry/917/917-20-001/917-20-001-LEMANS_TEST71.jpg
Sim, era essa a carroçaria.
Ajude-me lá… como é que adicionamos fotos aos comentários? Posso tentar aprender por mim, mas se me disser, fica mais fácil.
Já agora, também houve um Martini com esta carroçaria, certo? Ou estou a misturar memórias e era um simples cauda longa?
Eu devia ter posto aspas no feio e desfigurado. O 917/20 penso que nasceu de um estudo que visava a Can Am. É uma espécie de união entre o 917 KH e LH (Kurzheck/cauda curta, Langheck/ cauda longa. É um dos modelos mais procrados no museu da marca em Estugarda ( na Praça chamada Porsche, claro!)
Obrigado pela sua ajuda caro rodriguezbrm (um nick que evoca muita coisa dos 60 e 70 na F1 e em Le Mans). Sim, o carro é horrível, muito arredondado e estranho para a época, mas era eficaz e hoje é histórico. Sou um enorme fan da Porsche, e é quase imperdoável não saber muito da história desse carro, para além do ano e do número. Sei que está num museu, e que o que não agradou aos alemães, foi a alcunha que deram ao carro desde que ele apareceu: o Porco cor-de-rosa. Já agora, BRM, o último garagista a alinhar… Ler mais »
Bom, já que estamos aqui às voltas com carros decorados de cor de rosa, veio-me assim de repente à memória o MARCH 88s (Le Mans 1988)
Boa! Bem lembrado. Mas esse carro foi buscar a decoração de um outro carro mais antigo, um Porsche cor-de rosa, um 935 K3 de 1981, 82? Vá ajude-me que já tenho muitos “lápis” de memória. Foi na altura em que o 911_935 venceu Le Mans à geral com o “numéro reservé” K3 (#51?), e em segundo ficou o Porsche 935 Dick Barbour do fantástico (e já falecido) Rolf Stommelen e do Paul Newman (também já falecido, mas em circunstancias diferentes)… Não! A vitória foi em 81, e o 935 K3 cor-de-rosa apareceu em 82, e se não me engano, este… Ler mais »
Esse carro correu em Le Mans, não me recordo bem do ano, mas sim foi no período que menciona. Esse carro tinha o número 42, se não me engano é a decoração era só cor de rosa na parte superior. Toda a lateral era branca. A minha memória também já não me permite muito. Só mesmo a paixão por corridas e pilotos a sério. Agora enfim…
Ernie, abri essa foto na net, cliquei c/ o lado dto.do rato abrindo uma janela na qual clico em “propriedades”, de onde faço copy/paste do endereço(URL) para a pág. do Autosport.
Ultima corrida de um BRM, o P207, em Monza 77 c/ Teddy Pilette
Novo piloto da Force India? 🙂
Eu não me importava nada de o ver lá.