F1: Concorda com uma possível mudança de sistema de pontos? — Sondagem

Por a 23 Abril 2024 18:21

A dificuldade enfrentada pelos pilotos das equipas mais pequenas para somarem pontos no atual cenário da Fórmula 1 levou a um movimento em busca de uma alteração no sistema de pontuação, visando incluir os 11.º e 12.º lugares.

Com a competição cada vez mais acirrada e a distribuição de pontos limitada aos 10 primeiros classificados, metade dos pilotos têm dificuldade em conquistar pontos durante as corridas de F1. Essa dificuldade torna ainda mais árdua a tarefa de garantir a competitividade das suas equipas.

A história do sistema de pontuação da Fórmula 1 reflecte a evolução do panorama competitivo do mundial. Em 2002, durante a era do domínio da Ferrari com Michael Schumacher, a F1 alargou a distribuição de pontos para incluir até ao oitavo lugar, ao invés de se ficar pelo sexto posto. Esta medida visava reconhecer o desempenho de mais pilotos e equipas.

Em 2010, a Fórmula 1 ajustou este sistema, permitindo que os 10 primeiros classificados de cada Grande Prémio somem pontos. Além disso, em 2019, foi introduzido um ponto extra para o piloto que fizesse a volta mais rápida durante a corrida, marcando o início das iniciativas da era Liberty Media, que ficou complementada – pelo menos até agora – com os pontos atribuídos durante as seis corridas Sprint 

No entanto, as equipas mais pequenas têm cada vez mais dificuldade em garantir pontos, mesmo com o sistema de pontuação alargado. Um ponto para metade do atual pelotão é semelhante a ganhar uma corrida. 

As discussões estão em curso na comunidade da F1 sobre a justiça e a eficácia do sistema de pontos para refletir a verdadeira competitividade de equipas e pilotos e o que queremos saber dos leitores do AutoSport é sua opinião relativamente a este tema. 

Deve a F1 alterar de novo o sistema de pontos e dar a possibilidade a mais um ou dois pilotos durante cada Grande Prémio? Ou mantê-lo inalterado?

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Cágado1
10 dias atrás

Pontos devem premiar performances fora do comum, não a mediania. Aceito que sejam atribuídos a metade da grelha, face ao aumento da fiabilidade, mas seguramente não à 2ª metade da grelha.
Como ficariam na história feitos como o da Lella Lombardi, de conseguir meio ponto, ou mesmo do Pedro Lamy, de conseguir 1?! Passariam a ser coisas banais, que não foram.

Pity
Pity
9 dias atrás

Quantas vezes os pilotos da primeira metade da grelha abandonaram, o ano passado, por problemas nos carros? Muito poucas. A fiabilidade, agora, é quase de 100%, pelo que se não houver “strolladas”, a segunda metade da grelha não tem hipóteses de pontuar. Sendo assim, concordo.
PS: “strolladas” não significa, obrigatoriamente, a intervenção do Stroll, mas de qualquer um kamikaze.

Cágado1
Reply to  Pity
9 dias atrás

Se a referência fosse apenas o ano passado, seria mais uma razão para não alterar: no ano passado pontuaram 21 de 22 pilotos que participaram (e o que não pontuou só fez 7 provas). Face a isso, para quê mudar?

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
9 dias atrás

É verdade que o ano passado, por esta altura, mais ou menos, já todas as equipas tinham pontuado, mas foi uma excepção, assim como todos os pilotos pontuarem, menos o tal. Talvez que o exemplo do ano passado não seja o melhor, mas mantenho o raciocínio.
Dou outra sugestão. Manter os pontos como estão, mas alargar o ponto da volta mais rápida a toda a grelha, não só aos dez primeiros. Que acha?

Last edited 9 dias atrás by Pity
Lord Snow
Lord Snow
9 dias atrás

Eu entendo ambas as opiniões (manter ou mudar), no entanto, tenho dúvidas sobre se isto contribuirá para aumentar as disputas e ação na pista (motivos centrais de qualquer decisão tomada pela F1). Se pensarmos, de que valerá ter um carro mais para qualificação (rápido em uma volta) e/ou arriscar mais para tentar ir ao Q3 se a diferença for entre ter 3 ou 2 pontos (10°/11° lugares). A diferença de pontuar ou não vale o risco…entre 2 e 3 pontos nota-se bem que não vale o risco até porque a maioria dos pilotos do top 10 no final da corrida… Ler mais »

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
9 dias atrás

Qual é a necessidade, daqui a um ano queixam-se que os 12 primeiros é pouco, já agora querem os 15 primeiros ou todos? O motoGP dá 25 pontos ao primeiro e dá pontos aos 15 primeiros, só é aceitável se permitirem a entrada de mais 2 equipas na F1. Estão a dar mais 2 lugares, logo mais dinheiro, era uma boa oportunidade para encaixar a Andretti

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
9 dias atrás

irrelevante

Leandro Marques
Leandro Marques
9 dias atrás

Para uma grelha atual tão curta penso que não se deveria mexer no que existe atualmente. Porque temo ver uma banalização dos pontos e isso é anti competição. Também acredito que esta situação surge de forma as equipas grandes darem este rebuçado as mais pequenas de forma a poderem controlarem as votações das questões verdadeiramente relevantes. Como se costuma dizer uma mão lava a outra e as duas lavam a cara. Penso que as corridas sprint não deveriam contar para o mundial de pilotos e de construtores mas sim uma competição à parte (via com mais interesse ir mais longe… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
9 dias atrás

Quem seriam os jovens para as sprint? Pilotos que ainda estão nas fórmulas de promoção, pilotos que já passaram por essas fórmulas, mas que não subiram à F1 ou outros casos?
De que serviria a sprint se não desse pontos para os campeonatos?
Também não concordo com pontos para a qualificação.

leandro.marques
Reply to  Pity
9 dias atrás

Os critérios dos jovens pilotos poderiam ser ter que possuir um vínculo / contrato qualquer com a equipa principal e não ter disputado, pelo menos, uma temporada completa na F1. Poderiam ser os atuais reservas ou que estivessem noutra fórmula inferior ou até noutra competição (indy, super formula, etc). Eu na verdade acho que a sprint de pouco ou nada vale. Acho até que a longo prazo se vai tornar nefasto à F1 (já o é – e ainda acho que mais será a médio/longo prazo -com o que obriga às equipas e retira qualidade para o que é realmente… Ler mais »

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