F1: Como Max Verstappen e a Red Bull poderiam ter vencido no Mónaco…

Por a 26 Maio 2025 15:49

Muitos podem ter estranhado a segunda paragem de Max Verstappen nas boxes apenas na penúltima volta, mas essa decisão, sob certas condições, poderia ter-lhes garantido a vitória. Considerando que a sua posição expectável era o quarto lugar e que Lewis Hamilton (Ferrari) estava distante do grupo da frente, Verstappen e a Red Bull sabiam que um Safety Car, enquanto o piloto liderava com uma paragem por fazer, permitiria uma ida às boxes ‘gratuita’, cumprindo o regulamento e mantendo a posição.

Como se viu, tal não aconteceu, e Verstappen, ao parar, caiu para o quarto lugar, onde terminou.

A estratégia passou por um primeiro stint longo com pneus duros, seguido de um stint muito longo (50 voltas) com pneus médios, culminando na paragem final na penúltima volta. O regulamento exigia o uso de pelo menos três jogos de pneus de dois compostos diferentes. Como o pneu macio C6 não era adequado para stints longos, a estratégia centrou-se nos pneus duros C4 e médios C5.

A McLaren e a Ferrari tinham três jogos de pneus disponíveis por carro, mas a Red Bull apenas dois para Verstappen (1 novo duro, 1 novo médio). Isso levou a uma aposta em maximizar os jogos de pneus macios para a qualificação e usar um jogo extra de médios nos treinos.

Teoricamente, isso seria uma desvantagem, forçando o uso do pneu macio, inadequado para stints longos. No entanto, a desvantagem teórica não se concretizou devido à menor competitividade da Red Bull face à McLaren e Ferrari, e à ausência de ameaça de undercut.

Sem a penalização de Hamilton na grelha por ter impedido Verstappen na qualificação (ironicamente), o neerlandês teria largado em quinto e provavelmente terminado na mesma posição.

O carro de Hamilton, embora 0.286s mais rápido na qualificação, foi significativamente atrasado na corrida, primeiro por Fernando Alonso e depois por problemas de tráfego.

Em termos de campeonato, foi uma boa operação para a Red Bull, com Verstappen a perder apenas três pontos para o líder, Oscar Piastri.

FOTO MPSA/Phillippe Nanchino

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12 comentários

  1. simiao jms

    26 Maio, 2025 at 16:17

    O mais simples seria mudar as regras a 2 voltas do fim…. Era garantido…. É melhor não dar mais ideias.

    • Pity

      26 Maio, 2025 at 16:29

      Não seja pateta. Você, quando quer, até escreve coisas certas.

      • Ricfil

        27 Maio, 2025 at 18:25

        Pateta é desconsiderar que efetivamente isso aconteceu e uma equipa e um piloto saíram impunes do mesmo.
        Conforme alguém referiu, faltava lá o tio Masi para ajudar.
        Ironia 100% no ponto neste caso.

    • [email protected]

      26 Maio, 2025 at 19:22

      Esqueceram que não estava lá o «MASI» o tal das regras de conveniência.
      Mas como no sábado teve uma ajudinha a frustração foi maior.

  2. Patucho10

    26 Maio, 2025 at 16:29

    Foi uma péssima estratégia por parte da Red Bull levar o Max a parar na última volta, mesmo com SC ele ficava sempre no 4 lugar.
    No Monaco não dá para fazer nada de especial, porque esta corrida é a pior do campeonato, aliás nem sequer é uma corrida, isto é mais um passeio nas ruas de Monaco mas com F1 para os milionários.

    • Rui Andrade

      27 Maio, 2025 at 9:16

      O artigo não está bem esmiuçado, a esperança da Red Bull não era um safety car mas uma bandeira vermelha. Com corrida interrompida, todos entravam na box, com o Max em 1º e a Red Bull aí fazia a troca obrigatória de pneus, como permitem as regras.

  3. Mpabe Lyan

    26 Maio, 2025 at 17:46

    Já houve quem tivesse ganho um mundial com a mesma tática.

  4. Mpabe Lyan

    26 Maio, 2025 at 17:55

    E se as equipas deixassem de ter a mão sobre a altura do pit ?

  5. Canam

    26 Maio, 2025 at 20:07

    Foi uma boa jogada mas a sorte não quis neste caso.

  6. jose melo

    26 Maio, 2025 at 20:57

    O Mónaco é diferente. E os que lá andam aceitam perfeitamente. E os ditos famosos são tantos que nem cabem na pré-grelha. Para ser interessante? Façam os treinos normalmente e no final façam um sorteio: (i) uma bola ou um papel que signifique molhar a pista o suficiente para ter água até meio da prova (ii) uma bola ou um papel que signifique grelha invertida, em que a 1ª metade da grelha tenha de usar os pneus mais duros e a 2ª tenha de usar os mais macios. E manter duas paragens obrigatórias. (III) Em qualquer dos casos dar dois pontos por cada ultrapassagem, excluido as dobragens.(iv) Proibir as comunicações da box para o piloto, e permitir o inverso. Ou seja, ser o piloto a definir a estratégia face ao que vê e sente, como por exemplo avisar que quer mudar de pneus. Se é para ser diferente…

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