F1: Co-proprietários da McLaren querem ‘correr’ com Ron Dennis

Por a 12 Novembro 2016 08:52

A presença de Ron Dennis na Fórmula 1 pode estar muito perto de terminar já na próxima semana. Várias fontes muito credíveis em Inglaterra referem que o homem forte da McLaren já esteve inclusivamente no Supremo Tribunal de Londres para tentar evitar a sua saída da empresa que lidera há décadas. Fala-se inclusivamente que Ron Dennis apresentou um ‘takeover’ de dois mil milhões de dólares de investidores chineses, para tentar suplantar os restantes acionistas, que incluem Mansour Ojjeh e a família real do Bahrein, que por sua vez estão a tentar livrar-se de Dennis. Outros relatos dizem ainda que a ação de Ron Dennis no tribunal para impedir a sua saída falhou. A McLaren não comenta.

Recorde a luta pela liderança na McLaren

Há muito que existem clivagens no seio do Conselho de Administração do grupo. Depois de em 2013, Ron Dennis ter conseguido convencer os restantes acionistas da McLaren a entregarem-lhe a direção do grupo, afastando Martin Whitmarsh depois de menos de cinco anos na liderança da equipa de F1, para atingir o seu objetivo, Dennis teve de se comprometer assegurar a compra de ações que lhe dessem o controlo do grupo, numa altura em que tanto Mansour Ojjeh como o grupo Muntalakat (do Bahrein) pretendem desfazer-se de boa parte do capital investido ao longo dos últimos anos, pouco crentes no sucesso dos novos McLaren de estrada.

Dennis comprometeu-se a comprar metade das ações de cada um dos seus sócios, num total de 37,5% do capital do grupo (25% aos homens da família real do Bahrein, 12,5% ao seu sócio histórico) e aceitou o prazo de um ano para angariar os fundos necessários para completar esta operação. Mas esse prazo passou sem que o inglês tenha encontrado o capital necessário para ficar com o controlo da marca, Dennis tem encontrado forte resistência às suas propostas nas reuniões da administração e viu mesmo ser-lhe negada a autorização para confirmar Magnussen como companheiro de equipa de Alonso para 2015.

Numa operação que está estimada em mais de 250 milhões de euros, Dennis ficou a um passo de perder por completo o controlo da marca que dirige há mais de 33 anos, podendo mesmo ser forçado a vender todas as suas ações ao grupo Muntalakat, que nomearia novos diretores e iniciaria a busca dum novo acionista maioritário para a McLaren, pois os grupos de investimento árabes não têm mostrado apetite em dirigir as empresas em que investem, no setor automóvel, preferindo investir forte, entregar a liderança quem é do ramo e, depois, colher os frutos do seu investimento.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

Pois, mas se a Mclaren atingiu o patamar que atingiu, isso deve-se a Ron Dennis. Acredito que seja difícil lidar com ele, mas temo que, sem ele, a McLaren perca mais do que ganhe.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  Pity
7 anos atrás

Nem mais, Pity!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Querem “correr” com o Don Dennis? Ele já não deve poder correr muito, mas sempre podem “marchar” com ele.

driver-on-track
driver-on-track
7 anos atrás

ainda não foste ? já ontem era tarde….. bye bye arrogante nojento.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado