F1: classificação do campeonato Pilotos e Construtores 2022

Caiu o pano sobre mais um Mundial de F1, uma temporada em que Max Verstappen assegurou o seu segundo título Mundial, e logo consecutivo. Depois de inúmeros títulos seguidos, na mudança de regulamentos, a Mercedes conseguiu apenas um triunfo, no Brasil, por intermédio de George Russell, com o sete vezes campeão do Mundo, Lewis Hamilton a ter uma temporada, não conseguindo assegurar qualquer pole position ou vitória em Grandes Prémios, o que sucede pela primeira vez desde o início da sua carreira na F1 em 2007.
A Ferrari e Charles Leclerc começaram o ano melhor com dois triunfos em três corridas, mas foi Sol de pouca dura, só voltando a vencer mais duas vezes, na Grã-Bretanha e Áustria, daí para a frente.
A Mercedes conseguiu a sua única vitória a uma corrida do fim do campeonato, no Brasil, a Ferrari terminou o ano com quatro vitórias, a Red Bull com 17. Quinze de Max Verstappen, duas de Sergio Pérez. Nas quatro da Ferrari, três de Leclerc, uma de Carlos Sainz, a sua estreia a vencer, na Grã-Bretanha. As pole positions foram mais diversificadas com uma de Kevin Magnussen (Haas), no Brasil, outra para Sergio Pérez (Red Bull) na Arábia Saudita, também uma para George Russell, na Hungria e por fim, três para Carlos Sainz, sete para Max Verstappen e nove para Charles Leclerc.
Por fim, cinco pilotos venceram corridas: George Russell (Mercedes), Carlos Sainz (Ferrari), Sergio Pérez (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari) e Max Verstappen (Red Bull).
Quanto a pódios, Max Verstappen também dominou com 17, Sergio Pérez (11), Charles Leclerc (11), Lewis Hamilton (9), Carlos Sainz (9), George Russell (8) e Lando Norris (1).

Classificações dos campeonatos

Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI