F1, Claire Williams: “Diferença de orçamentos não traz uma luta justa…”

Por a 31 Janeiro 2021 11:00

Em 2020, após o Grande Prémio da Itália, a Dorilton Capital passou a ser dona da equipa Williams na Fórmula 1. A histórica equipa está no pior período da sua história, com um carro pouco competitivo e pouco dinheiro para mudar o rumo. Com a chegada da empresa americana, espera-se que a maré mude.

Para a antiga chefe de equipa, Claire Williams, a diferença de orçamentos é uma das razões para as dificuldades da equipa de Grove: “No topo da grelha estão a gastar quase 500 milhões de dólares, contra o nosso orçamento de cerca de 120 milhões. Isso não te dá um pelotão justo e a partir daí é complicado. Nessa situação é muito difícil voltar [ao topo]”, começou por dizer Claire Williams ao podcast do The Spectator.

“Internamente também tínhamos dificuldades com o pessoal. Estávamos a lutar com regulamentos complexos em termos técnicos, que ao longo do tempo se tornavam ainda mais complexos”, acrescentou Williams.

Depois se assumir a liderança da equipa em março de 2013, a Williams conseguiu estar bem em 2014, quando entraram em vigor as novas regras, que trouxeram os motores turbo híbridos para a Fórmula 1. Mas, ao longo de tempo, o rendimento da equipa caiu, com o pior a chegar em 2020: último lugar no Campeonato de Construtores, sem um único ponto conquistado.

“Tivemos muito apoio na fase inicial. Mas, acho que as pessoas se viraram contra mim depois. E bem, eu era o líder, o patrão e tem de parar em mim. Tu acabas por tomar decisões ao longo do tempo e pensas que são as corretas e às vezes essas decisões não resultam. Foi o que aconteceu no meu caso. Mas, claro, foi muito criticada, houve muito abuso nas redes sociais, aparentemente. Mas, eu não posso andar a ouvir o barulho todo. Era pegar nessa energia negativa e focar-me, concentrar-me na equipa e tentar o melhor”, finalizou Claire Williams.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Quando tinhamos a Saudia, ou a Canon, ou a Rothmans, ou a Compaq, ou a HP, ou a BMW, ou a RBS… esse problema não “existia”… A F1 está com cerca de 70 anos de existência, e, se não me escapa a memória, sempre foi assim… o que não quer dizer que assim continue, mas vai ser difícil ter um equilíbrio apesar do limite orçamental. O limite orçamental também vai fazer com que os patrocinadores baixem os seus orçamentos… a lógica é simples, os patrocinadores pagam em função do benefício que podem retirar disso… os patrocinadores da Williams não vão… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado