F1, Balanço de verão: Charles Leclerc e Carlos Sainz
Mesmo com as mudanças ocorridas na gestão operacional da Ferrari, a equipa italiana demonstra ainda alguns pontos frágeis, além do monolugar de 2023 apresentar uma desvantagem competitiva em corrida para os principais adversários. Os pilotos estão longe de ter máquinas ao seu dispor para poder lutar regularmente pelas posições de pódio, sendo o SF-23 uma máquina complicada de entender.
Charles Leclerc começou a temporada sem pontuar e foi perceptível a degradação da relação com a equipa, principalmente com o seu engenheiro de corrida. O piloto parece desconfiar de quase todas as decisões da equipa, talvez em resultado das falhas da temporada passada e de algumas já em 2023. A motivação também não é a melhor, nem mesmo com as pole positions conquistadas pelo monegasco no Azerbaijão e Bélgica e os três pódios nas 12 primeiras corridas da temporada.
Carlos Sainz continua muito interventivo na estratégia da equipa durante as corridas, mas o mais perto que esteve de subir ao pódio foi na prova de abertura da temporada. O piloto espanhol não tem uma diferença pontual muito grande para o seu companheiro de equipa (-7 pontos), no entanto, Leclerc sempre foi forte em qualificação e isso rendeu-lhe melhores resultados em algumas das provas.
| Vitórias | Pole Position | Voltas + rápidas | Pos. | Pontos | |
| Charles Leclerc | 0 | 2 | 0 | 5º | 99 |
| Carlos Sainz | 0 | 0 | 0 | 7º | 92 |
Foto: Scuderia Ferrari
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Pity
8 Agosto, 2023 at 14:30
Emendem a tabela. O Sainz não é o Stroll 😀
Leandro Marques
8 Agosto, 2023 at 14:30
Só um pequeno detalhe, Leclerc foi o pole sitter em Spa mas não conquistou a pole position. Herdou o lugar mais à frente na largada devido à penalização de outro piloto. Penso não ser bem a mesma coisa (falo de conquistar, palavra que me leva a algo conseguido por mérito, não por penalização – que nem sequer foi, por exemplo, por ultrapassar os limites de pista – de outro piloto). Uma penalização devido a algo ocorrido em psita é uma coisa, por uma decisão da estrutura da equipa aprece-me ser outro. Um preciosismo meu, se calhar.
Mais um pormenor, na tabela tem o nome de Stroll, não de Sainz.
Henrique Fonseca
9 Agosto, 2023 at 9:49
Infelizmente, assim não foi. A pole foi mesmo atribuída ao Leclerc. Veja no “Statis f1”. Sem querer menosprezar o Charles.
Henrique Fonseca
9 Agosto, 2023 at 9:50
“Statsf1.com”
Leandro Marques
9 Agosto, 2023 at 11:05
Eu sei que lhe foi atribuída. A minha questão não é essa. Lamento, mas não encontro forma de explicar melhor o meu ponto de vista.
atuaprima
9 Agosto, 2023 at 11:51
Em Spa não conseguiu a pole, apenas partiu de primeiro.
Henrique Fonseca
9 Agosto, 2023 at 15:11
Explicou-se bem. Estou a ver por outra ótica. Reveja a quem foi o Pole-position no Mónaco em 2021, mesmo sem ter saído à frente, tal não interferiria na Pole conquistada.
Danny Ric Fan Club
8 Agosto, 2023 at 18:20
Transferência sensacional: Lance Stroll na Ferrari!!!
NOTEAM1 NOTEAM1
9 Agosto, 2023 at 18:25
Leclerc é um bocadinho superior ao Sainz em praticamente todos os aspcetos, quando se soma tudo…
Contudo, Sainz é um piloto competente com tem provado ao longos dos anos, não goza de boa imprensa, mas a sua consistência está lá.
A Ferrari de Binotto não geriu bem a questão Vettel e Leclerc, continuou a não gerir bem Leclerc e Sainz, e agora o Vasseur parece começar a dar passos na direção certa.
E qual é essa direção?
Simplificar processos e beneficiar quem tem vantagem em pista.
Fácil.
simiao jms
9 Agosto, 2023 at 19:08
Há quem não queira entender isso…