F1: Atitude de Sebastian Vettel pode sair-lhe muito cara

Por a 28 Junho 2017 12:38

Jean Todt, presidente da FIA poderá ordenar uma investigação ao sucedido no GP do Azerbaijão de F1, no que se refere ao ‘desaguisado’ entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. O alemão saiu de Baku sem querer falar do assunto mas neste momento já deve ter percebido que colocou violentamente o pé na poça depois de ter reagido da forma que pode ver no vídeo em baixo ao que pensou ser um ‘brake test’ de Hamilton, que a Mercedes e a FIA já provaram não ter existido, via telemetria: “É possível que Vettel seja convocado pelo tribunal Desportivo da FIA e pode ser penalizado” escreveu o reputado jornalista de F1, Michael Schmidt da auto Motor und Sport.

Recorde-se que é a segunda vez em poucos meses que Vettel se vê envolvido em confusões com a FIA, depois do que sucedeu o ano passado com o Diretor de Corrida, Charlie Whiting, no México. Em declarações à Servus TV austríaca, Christian Klien foi claro: “Foi uma provocação de Hamilton (ter desacelerado) mas Vettel perdeu a compostura e deixou-se afetar de forma anti-desportiva. E a penalização foi demasiado branda para uma atitude daquelas” disse, e não é o único a pensar assim. O Ex-Diretor da Renault, Flavio Briatore diz que “O que Vettel fez foi muito estranho”, mesmo incompreensível. É verdade que Hamilton abrandou mas não sei o que passou pela cabeça do Vettel em fazer o que fez”

Já Mika Salo é de opinião que Vettel pode ter guinado o volante inadvertidamente pois nessa altura gesticulava, numa apreciação, chamemos-lhe “diferente” do que toda a gente viu. E se assim fosse, porque Vettel não se apressou a pedir desculpa no final a dizer que foi sem querer?

Veja o vídeo – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
41 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 anos atrás

Pois, o problema são os antecedentes, mas não acredito em mais penalizações por causa deste caso.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
6 anos atrás

Não sei se o problema serão os antecedentes, talvez tenham demorado aperceber que a penalização não foi adequada.

kiotto_9
kiotto_9
6 anos atrás

Devia ter sido logo recebido bandeira preta na corrida ou então ficar suspenso na Austria

MVM
MVM
Reply to  kiotto_9
6 anos atrás

Tenho uma ideia melhor: enforcá-lo. Ou então fuzilá-lo. Assim ele ia aprender que não se faz farelo com The Ham.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  MVM
6 anos atrás

Vocês falam, mas se fosse ao contrario diziam o mesmo sobre o Hamilton, que devia ser penalizado (e ia concordar).
Deixem de usar os óculos de Alcanena e sejam imparciais.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  kiotto_9
6 anos atrás

Devia ter sido condenado a 500 anos de chicotadas e trabalhos forçados, já que estamos no Azerbaijão e os países muçulmanos ficam pertinho.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Deixa de usar os óculos de Alcanena e seja imparcial.

mharyus
mharyus
6 anos atrás

Pela imagem vê-se que gesticulava com uma mão, mas talvez necessitasse das duas para poder controlar o carro…

RogerM
RogerM
Reply to  mharyus
6 anos atrás

Só vejo essa teoria, como a única, que o Vettel poderá se justificar acompanhado de um pedido oficial de desculpas, caso não queira ter uma sanção mais grave.

mharyus
mharyus
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Mas até esta é demasiado fraca já que o Vettel, depois do toque, tira primeiro a mão direita do volante, depois as duas e gesticula. Depois coloca as duas mãos no volante e acelera para se colocar ao lado do Hamilton, e é só nesta altura que retira a mão esquerda, mantendo-a no ar (imagem) enquanto vira para a direita embatendo no Hamilton. Usou a mão direita para virar o carro… e isso não deve ser difícil de confirmar!

depaula
depaula
6 anos atrás

“O Ex-Diretor da Renault, Flavio Briatore diz que “O que Vettel fez foi muito estranho”, mesmo incompreensível”. Este bandido não havia sido banido da formula 1 ? Por que será que voltou ? Qual a moral que ele tem para falar que “O que Vettel fez foi muito estranho” ? E o que ele fez , não foi muito estranho ? O que é que esse energúmeno anda a matutar agora ? Juntar-se ao Alonso novamente para os dois juntos voltarem a por em prática a maiores vigarices ? O tempo o dirá .

Pity
Pity
Reply to  depaula
6 anos atrás

Nunca ouviu a frase “queres um bom polícia, vai buscar um ladrão”? 🙂 Pois, neste caso, pode-se dizer: quem melhor do que um malandro, para detectar uma malandrice (chamemos-lhe assim)?
Quanto ao banimento do Briatore, eu não sei bem se ele foi banido só por x anos, se foi o tribunal que rejeitou o banimento (e ao Symonds), o certo é que este voltou à F1 e o italiano também já pode voltar (se alguém o contratar…)

MiguelCosta
MiguelCosta
6 anos atrás

Por acaso concordo que a penalização foi muito simpática para aquilo que ele fez, mas estamos a falar do primeiro piloto da Ferrari, envolvido na luta pelo título, qualquer penalização mais forte agora, pode deturpar o campeonato, deveria ter recebido a bandeira preta logo na altura, mas já o Schumacher fez o mesmo em duas ocasiões e nunca a viu, por isso duvido que receba mais alguma penalização além de uma pena suspensa ou qualquer coisa desse género!

RogerM
RogerM
Reply to  MiguelCosta
6 anos atrás

A sério que estás a comparar com as entradas do Schumacher?…essas sim foram mesmo com o intuito de fazer o máximo de estragos ao adversário. Ou acham que se o Vettel quisesse mesmo abalroar o Hamilton, dava-lhe um toque de pneu contra pneu.

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  RogerM
6 anos atrás

A sério… A sério… Tás pá!

RogerM
RogerM
6 anos atrás

A única maneira que o Vettel tem agora para descalçar esta bota e evitar ou ser desqualificado ou ganhar posições de penalização no próximo GP, e também afastar as moscas da Imprensa inglesa a pressionar a opinião publica…é fazer um pedido oficial de desculpas, e admitir que errou. Ou então fazer-se de sonso e dizer que enquanto protestava, perdeu o controlo do carro, o que também pode ser verdade.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RogerM
6 anos atrás

A unica maneira que o Vettel têm de “descalçar” a bota é dizer que é fã da Mercedes desde pequenino, gosta de ir ao bar com o Toto Wolff e gosta que o Roscoe lhe lamba a cara!

noteam
noteam
6 anos atrás

Espero que fique por aqui, foi punido e quanto a mim de forma adequada, agora é esperar por um eventual pedido de desculpas por parte do Vettel. É claro que agora tudo depende do próprio, vai continuar a ter atitudes destas ou vai olhar-se no espelho e perceber que com isto só se prejudica em toda a linha? No meu entender, ficar tão perto de ser banido já é um castigo suficientemente pesado para ele, se for inteligente vai perceber que está errado e não é de agora, está na altura de mudar alguma coisa. Como não é nenhum maluquinho… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  noteam
6 anos atrás

‘não é um maluquinho’, pelo que se viu parece que é um bocado desequilibrado psicologicamente. Devia ser forçado a fazer terapia pela FIA.

noteam
noteam
Reply to  Não me chateies
6 anos atrás

Pois, isso é capaz de ser um bocadinho exagerado.

RogerM
RogerM
Reply to  noteam
6 anos atrás

Para mim, quem está a falhar agora, é o Vettel, pois já devia ter feito um comunicado a assumir o erro e garantir que o mesmo não se irá repetir. Pois ao estar calado poderá dar a ideia que não reconheceu que errou.

dumberdog
dumberdog
6 anos atrás

O Hamilton já o ano passado usou esta táctica para tentar fazer com que o Rosberg perdesse o segundo lugar em Abu Dhabi e agora tenta o mesmo com o Vettel; a FIA e a Mercedes dizem que não houve brake test, mas o que é certo é que o Hamilton abrandou de tal forma o ritmo que o Vettel quase lhe ia entrando pelo escape dentro. Isto tem de ser tido em conta na audiência aos pilotos.

noteam
noteam
Reply to  dumberdog
6 anos atrás

Mas quando é que vocês vão entender que todos os pilotos fazem aquilo que o Hamilton fez?

RogerM
RogerM
Reply to  noteam
6 anos atrás

Como já venho dizendo, este tipo de ritmo algo inconstante durante o período de Safety car, deveria ser reprimido. O próprio Vettel, também fazia jogadas parecidas com a que o Hamilton fez.

mharyus
mharyus
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Mas então coloquem isso nos regulamentos e depois penalizem os pilotos, não o façam ao contrário.

mharyus
mharyus
Reply to  dumberdog
6 anos atrás

Fala num ponto que acho interessante ao dizer “que o Hamilton abrandou de tal forma o ritmo que o Vettel quase lhe ia entrando pelo escape dentro” e isto quando a telemetria diz que o abrandamento do Hamilton não foi ao ponto de ser considerado break test. O que eu também gostava de ver era a telemetria do Vettel para saber quanto é que ele acelerou na altura em que o Hamilton não o fez.

gearless02
gearless02
6 anos atrás

Depois de tanta conversa já começo a achar que afinal o que o vermelho fez, foi, foi pouco. Devia ter atravessado o carro, saído e enviado dois bananos no cinzento. Regressar ao carro e continuar… mais tarde, chegado a casa, pôr o vídeo no youtube…

can-am
can-am
6 anos atrás

Apesar do que muitos aqui afirmam, toldados pela clubite que não os deixa ter objectividade, o que o Vettell fez no Domingo, foi muito grave. Uma atitude baixa que o desqualifica como pessoa. Nunca vi um piloto fazer isto numa corrida de monolugares. A FIA, se quer ainda manter uma réstia de isenção, e não ser uma sucursal da Ferrari, como muitas vezes tem sido, tem fatalmente de fazer alguma coisa. Se nada fizer e voltar a assobiar para o lado é gravíssimo e abre um precedente que se pode transformar numa verdadeira Caixa de Pandora. Atitudes como esta devem… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  can-am
6 anos atrás

Lol, estás tão chocado com o gesto do Vettel? Deves ver F1 desde 2007, só pode. Se revires alguns episódios da F1 no passado, ainda ficavas em estado de choque.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RogerM
6 anos atrás

O Nelson Piquet aqui foi muito violento, devia ter-lhe dado um beijinho na cara:
https://www.youtube.com/watch?v=EFky8hpVolg

gearless02
gearless02
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Oh pá… totalmente diferente.
Aqui o amarelo bate na roda TRASEIRA do branco, no GP passado foi na roda DIANTEIRA.
Não há comparação possível…
Aqui, ficaram os dois, no GP passado continuaram os dois.
Não há comparação possível…

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  gearless02
6 anos atrás

Mas a comparação aqui é sobre o acidente? A comparação é sobre o facto de o Piquet ter dado nas “trombas” do gajo depois do acidente, e muito bem, e agora dizem que o Vettel é um assassino, um porco e bla bla quando no passado já fizeram pior como o RogerM bem disse, até o Senna que é um piloto que gosto deu uma cacetada no Prost… qual é o problema? Parece que na F1 actual qualquer coisinha já é pretexto para denegrirem a imagem de um piloto, ainda por cima um tetracampeão do mundo.

gearless02
gearless02
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Não percebeste nada…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado