F1, Alta Frequência: Todas as conversas rádio de Verstappen e Hamilton no GP de Abu Dhabi

Por a 16 Dezembro 2021 08:53

Sabia-se de antemão que o Grande Prémio de Abu Dhabi seria de enorme tensão para os candidatos ao título e as comunicações de rádio Lewis Hamilton e Max Verstappen confirmam exatamente isso, com momentos de frustração, exasperação, exaltação, preocupação, felicidade, etc.

Os momentos tensos começaram logo após o arranque, quando o holandês tentou recuperar o a liderança que perdera na partida.

O piloto da Red Bull tentou ultrapassar o seu rival, na travagem para a Curva 5, e conseguiu-o, mantendo-se em pista, mas Hamilton teve de recorrer à escapatória para evitar o contacto e manteve o comando.

Os homens da formação de Milton Keynes rapidamente mostraram a sua frustração quando foi considerado pelos Comissários Desportivos que não era necessária qualquer investigação, ao passo que a Mercedes se revelava confortável com a decisão.

Porém, se este caso já evidenciava que toda gente estava com os nervos à flor da pele, episódios posteriores despoletariam verdadeiros ataques de nervos.

O período das paragens nas boxes decorreu sem grandes sobressaltos.Era esperado, uma vez que com Hamilton no comando e com uma boa vantagem, a Mercedes replicaria todas as decisões da sua rival, o que se verificou.

Os momentos quentes voltariam pouco depois.

A Red Bull tinha um luxo que a sua adversária não tinha – um segundo carro perto dos contendores ao título que poderia influenciar estrategicamente a prova destes.

Sérgio Pérez acabaria por ser instrumental para o desfecho do Grande Prémio de Abu Dhabi e, por conseguinte, do Campeonato de Pilotos, ao fazer perder Hamilton mais de sete segundos para Verstappen após a troca de pneus.

Isto permitiu que o holandês se mantivesse na “janela de Safety-Car” do inglês – ou seja se o heptacampeão parasse nas boxes com Safety-Car ou Safety-Car Virtual e o seu perseguidor se mantivesse em pista, perderia o comando – e com a Mercedes a não querer perder o controlo da corrida – perdê-lo significava uma luta corpo a corpo com Verstappen, que tinha muito menos a perder – Hamilton ficou amarrado estrategicamente.

Como é evidente, o inglês não gostou nada da forma como foi atrasado pelo mexicano, ao passo que Verstappen exultou o trabalho realizado pelo seu colega de equipa.

Algumas voltas mais tarde, o trabalho de Pérez dava frutos, uma vez que durante a situação de Safety-Car Virtual, espoletada pelo abandono de Antonio Giovinazzi, a vantagem de Hamilton não lhe permitia parar sem ficar nas mãos de Verstappen, tendo este aproveitado para entrar nas boxes e tentar recuperar com melhores pneus, a vantagem técnica de que o inglês gozava.

A jogada não deu os frutos esperados, uma vez que, com o ritmo evidenciado, o piloto da Red Bull não conseguiria apanhar o seu rival da Mercedes, quanto mais ultrapassá-lo, antes do final da corrida.

Porém, decisivamente, conseguia manter-se na “janela de Safety-Car” de Hamilton e isso haveria de ser preponderante, quando Nicholas Latifi saiu de pista, precipitando o aparecimento do Safety-Car na quinquagésima terceira volta.

Uma vez mais, o inglês não poderia parar sem perder o comando para Verstappen, caso este não parasse, e claro, a Red Bull faria sempre o contrário da Mercedes.

Ao longo das quatro voltas de Safety-Car foram-se discutindo cenários, percebendo-se a angústia dos dois lados ao sabor das decisões do Director de Corrida.

Hamilton e a Mercedes mantiveram quase uma conversa continua ao longo desse período.

É evidente que, fosse qual fosse a decisão de Michael Masi, haveria sempre aqueles que gostariam dela e outros que se sentiram injustiçados e foi assim, que o inglês se sentiu, deixando-o bem patente em palavras partilhadas com Peter Bonnington ainda antes da última volta terminar.

O inglês estava de tal forma agastado com a forma como a corrida lhe fugiu que, depois de parar o seu carro no parque fechado, permaneceu quase dois minutos quieto e em silêncio no seu cockpit.

Do lado do holandês, eram os festejos, com inúmeros membros da Red Bull a dar-lhe os parabéns.

Foi uma verdadeira montanha-russa de emoções que pode acompanhar mais abaixo através da transcrição das comunicações de rádio dos dois candidatos ao título ao longo dos cinco momentos que marcaram o Grande Prémio de Abu Dhabi.

(as questões técnicas, irrelevantes, não foram transcritas)

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