F1: Agendada audiência para revisão da penalização a Carlos Sainz

Por a 15 Abril 2023 11:25

A FIA confirmou que realizará na próxima terça-feira, dia 18 de abril, a audiência sobre o pedido da Ferrari para a revisão da penalização atribuída a Carlos Sainz no Grande Prémio da Austrália.

Depois da última largada da grelha de partida da confusa corrida australiana, Sainz tocou no Aston Martin de Fernando Alonso que resultou no pião do experiente piloto e na penalização de cinco segundos acrescentados ao tempo final do piloto da Ferrari. Mesmo terminando no quarto posto em pista, Sainz caiu para o 12º lugar final.

O chefe de equipa da Ferrari, Frédéric Vasseur, confirmou que a equipa italiana tinha pedido a revisão da penalização com o argumento que o Colégio de Comissários Desportivos não decidiram da mesma forma para os três acidentes que se deram no mesmo local do toque entre os pilotos espanhóis. Recordamos que na mesma zona do traçado e na mesma altura, o Williams de Logan Sargeant bateu na traseira do AlphaTauri de Nyck de Vries além do toque entre os dois pilotos da Alpine. Em ambos os casos, nenhum dos pilotos foi penalizado.

Assim, Carlos Sainz e os representantes da Ferrari vão apresentar-se perante os comissários para uma audiência virtual às 9 horas (em Portugal continental) no dia 18 de abril para apresentarem novos dados sobre o incidente e tentarem que a penalização seja retirada ao piloto espanhol.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Não sei se a justificação apresentada pela Ferrari é a mais certeira, pois pareceu-me que os outros acidentes decorreram, precisamente, do protagonizado pelo Sainz, mas acho que o espanhol deve ser despenalizado, considero um incidente de corrida.

leandro.marques
1 ano atrás

Devido a não terem tomado as mesmas decisões para situações semelhantes na mesma corrida acho que irão acabar por reverter a penalizacao que ele teve. Ou isso ou mais pilotos acabarão por ser penalizados. Algo que também não ficaria surpreendido porque a penalizacao de Sainz pareceu-me justa, só se tornou injusta devido à incoerência dos comissários (na mesma prova, relembro, nem se pode falar de comissarios diferentes em provas também elas diferentes e então com entendimentos diferentes).

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

A penalização foi injusta, não só porque a FIA só se focou no incidente de Carlos Sainz, como não faz sentido penalizar um piloto por algo que não prejudicou a quem ele bateu. É que as penalizações são baseadas nas ações em pista, a intenção do piloto e as consequências para a vítima. Sainz não fez de propósito, foi porque os pneus estavam frios, provocando “understeer”, sendo mais um erro do piloto que a intenção de bater em Alonso. Segundo a volta foi anulada, logo houve zero consequências para Alonso, que pôde continuar e acabar no pódio. Já disseram que… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado