F1: Adrian Newey critica motores híbridos e aerodinâmica

Por a 2 Janeiro 2017 15:19

Adrian Newey continua a ser bastante crítico dos motores híbridos na Fórmula 1, afirmando que não se trata de nada mais que uma manobra de marketing por parte dos construtores automóveis. Os sistemas híbridos são permitidos desde 2009, com sistemas de recuperação de energia cinética, que evoluíram em 2014 para gerar mais potência.

O diretor técnico da Red Bull Racing defende há três anos que a tecnologia híbrida usada na F1 tem pouca relevância para os carros de estrada (os motores híbridos usados em Le Mans são mais parecidos com os dos modelos de produção), explicando que “a minha opinião pessoal é que, se os motores de F1 beneficiassem a tecnologia para a estrada, então os construtores que estão na F1 estariam muito à frente dos seus rivais e não me parece que seja o caso”.

Newey continua a defender que é necessário as equipas gastarem menos dinheiro, já que “a F1 devia ser uma batalha dos melhores pilotos aliada à imaginação dos engenheiros. Em vez disso, estamos a assistir a uma guerra de recursos, que beneficia o lado dos engenheiros. É difícil implementar um sistema de controlo de custos, mas seria possível implementar uma série de restrições, especialmente ao nível de desenvolvimento de chassis e da aerodinâmica, que ia obrigar os engenheiros a serem mais criativos”.

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3 Comentários
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Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

A Red Bull vende o peixe que lhes é mais favorável, mas não deixa de ter razão.
Estes sistemas são muito complexos, alguns deles não servem para nada nos automóveis de estrada. Por exemplo, para que serviria um DRS num carro de estrada??
Mas é interessante quando o Newey fala em restringir o desenvolvimento do chassis e da aerodinâmica, quando ele é considerado o ‘especialista da aerodinâmica’.

josealvessantos
josealvessantos
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

É fácil de perceber, ele é o génio da aerodinâmica e por isso se não houver desenvolvimento dos chassis ele passa a dominar porque os outros não conseguem ir atrás corrigir e desenvolver o carros.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

“se os motores de F1 beneficiassem a tecnologia para a estrada, então os construtores que estão na F1 estariam muito à frente dos seus rivais e não me parece que seja o caso”. Diz isto quando é um construtor (mercedes) que está a dominar os campeonatos em toda a linha… O resto é uma questão das outras melhorarem, porque uma das razões de eles dominarem é que os outros falharam. “a F1 devia ser uma batalha dos melhores pilotos aliada à imaginação dos engenheiros. Em vez disso, estamos a assistir a uma guerra de recursos, que beneficia o lado dos… Ler mais »

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