F1: A inevitável saída de Nikita Mazepin

Por a 27 Fevereiro 2022 19:39

Com a guerra da Ucrânia, o cerco à Rússia está a apertar-se e a situação de Nikita Mazepin está cada vez mais insustentável, devendo perder o seu lugar na Haas e na Fórmula 1, o que deverá ser anunciado nos próximos dias.

A invasão militar promovida por Vladimir Putin no seu país vizinho não podia ter acontecido no pior momento para o jovem russo. Mazepin ingressou na categoria máxima do desporto automóvel no ano passado e algumas atitudes menos polidas não lhe trouxeram muitos adeptos.

Durante a sua temporada de estreia na Fórmula 1 teve à sua disposição daquele que era, claramente, o pior carro do plantel e viu-se batido consistentemente pelo seu colega de equipa, Mick Schumacher, o que deixou no ar a ideia de que o russo de 22 anos não tinha a qualidade necessária para fazer parte da elite dos Grandes Prémios.

Mazepin contava este ano poder mostrar o seu verdadeiro potencial e assumir-se como um piloto de Fórmula 1 de pleno direito, mas Putin com as suas acções militares parece ter travado as ambições do seu conterrâneo e, neste momento, é já seguro apontar que dificilmente o jovem russo continuará na Haas.

As sanções que o Ocidente está a infligir à Rússia são bastante duras, resultando em limitações muito sérias às viagens de russos no território europeu e não só, sobretudo oligarcas, característica que descreve o pai de Nikita, Dmitry Mazepin, que na passada quinta-feira esteve reunido no Kremlin com Putin.

O bloqueamento de diversos bancos russos ao sistema de comunicação financeiro – o SWIFT – também não ajuda à causa do piloto de vinte e dois anos.

Portanto, existem já muitas limitações práticas à continuidade do ainda piloto da Haas, mas estas não são as únicas.

A formação dirigida em pista por Guenther Steiner tem licença americana e o seu principal financiador é um americano, Gene Haas, e essa pode ser uma posição insustentável para este, que, segundo rumores no paddock de

Barcelona, tinha já decidido terminar qualquer relação com a Uralkali e os Mazepin, o que na prática significa que precisará de um novo piloto.

Segundo as mesmas fontes, a Haas deverá tomar uma decisão nos próximos dias de modo a poder ter na bateria de testes que se realizam no Bahrein entre os dias 10 e 12 de Março o novo colega de equipa de Mick Schumacher.

Isto significa o fim da linha para Nikita Mazepin, que poderá terminar a sua carreira na Fórmula 1 devido a questões político-militares que lhe fogem completamente ao controlo, depois de uma temporada sofrível na categoria máxima.

Também Daniil Kvyat, que assinou para participar no WEC com a G Drive, e Robert Schwartzman, piloto de reserva da Ferrari, podem ter, igualmente, as respectivas carreiras em risco.O foco da Haas é agora encontrar um piloto que possa ocupar o lugar de Mazepin.

Existem alguns nomes no mercado, mas parece que o grande candidato a assumir o volante do russo é António Giovinazzi, que ficou sem assento no final da temporada passada, quando a Alfa Romeo resolveu renovar completamente o seu “line-up”.

O italiano continua com uma forte ligação à Ferrari, com quem a Haas mantém profundos laços, e, para além disso, não esteve afastado da Fórmula 1 muito mais tempo que os restantes pilotos – na verdade falhou apenas os ensaios de Barcelona. Se for alcançado um acordo até aos testes do Bahrein, que têm o seu início dentro de uma semana e meia, o seu déficit relativamente a todos os outros será diminuto.

A questão de estar a participar este ano no Campeonato do Mundo de Fórmula E com a Dragon Racing tem pouca relevância, uma vez que seguramente que o seu contrato tem uma cláusula que garante a sua saída da equipa se lhe for oferecido um lugar na Fórmula 1.

Oscar Piastri foi outro dos nomes que circulou como possibilidade, mas o australiano tem pouca experiência na Fórmula 1, numa temporada em que a Haas espera poder lutar por pontos, e faz parte da Alpine Academy, não

fazendo sentido para a equipa americana desenvolver um piloto que sabe que, mais tarde ou mais cedo, vai perder.

Mas nos próximos dias são esperados anúncios que vão desfazer todas as dúvidas.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
jbosco1958
2 anos atrás

MASÉFIM.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado