F1: 7 equipas exigem aumento do limite orçamental; Haas, Alfa Romeo e Alpine contra

Por a 13 Abril 2022 15:19

O limite orçamental definido pelo regulamento financeiro da Fórmula 1 para 2023 é de 140 milhões de dólares. Este valor já esteve anteriormente em debate quando algumas equipas queriam aproveitar as corridas sprint para o aumentar, o que não aconteceu por falta de acordo entre os envolvidos, resultando apenas 3 corridas sprint este ano. 

A opinião de algumas equipas sobre esta matéria é agora diferente e assiste-se a uma mudança de paradigma. A maioria das equipas quer rever o teto orçamental e um extra de 7 milhões de dólares já este ano para controlar a despesa com transportes devido ao aumento da taxa de inflação. Segundo o regulamento, um valor extra estará disponível no orçamento de 2023, se a taxa de inflação se situar acima de 3% no próximo mês de setembro. 

A justificação de 7 das 10 equipas do paddock é que devem ser compensadas no orçamento deste ano, ou algumas equipas vão exceder o teto orçamental porque a maioria dos custos de desenvolvimento e produção já foram orçamentados e a despesa com o transporte de mercadorias aumentou nos últimos meses. 

Acontece que Alfa Romeo, Haas e Alpine estão contra o aumento e será preciso negociar alguma alteração vista como necessária ao regulamento financeiro. A mudança de opinião de equipas como McLaren e Aston Martin, acérrimas defensoras das regras quando se pediu um aumento por causa das corridas sprint, é vista por Otmar Szafnauer, chefe de equipa da Alpine, como uma necessidade de dinheiro dessas equipas para atualizar os seus monolugares e resolver os problemas que têm sentido no início desta época. Está visto que as equipas estão também em luta fora de pista.

Segundo a publicação alemã Auto Motor und Sport, Stefano Domenicali está convicto que consegue negociar e chegar a um entendimento entre todos, mas está relutante em aumentar já este ano o limite orçamental devido à inflação. E a verdade é que a primeira ronda de negociações não surtiu efeito.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

é necessário separar os aumentos proporcionais à inflação, que são mais que justos, dos aumentos reais da capacidade de investimento. Parece-me difícil que as equipas consigam comprovar que gastos são de cada exercício fiscal. Terá de haver sempre uma revisão à posteriori.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Devem ser só 6 e não 7… a Ferrari também não deverá estar muito interessada nisso…

Scb2
Scb2
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Até pelo posicionamento das equipas “associadas”

#99
#99
2 anos atrás

A F1 tem de deixar de arranjar acordos para agradar estes ou aqueles conforme o caso, começam se ser muitas excepções juntas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Aumentar por causa da inflação, concordo. Isso e mandar a conta de acidentes provocados por outros para quem os provocou, especialmente quando destroem o carro todo. Parecem-me coisas que as equipas não têm controlo e logo não deveriam sair do seu orçamento.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

O caso da mclaren entao é ridiculo…pela boca morre o peixe.

A

anotheruser
2 anos atrás

E ainda não se lembraram que a inflação não é igual para todos.

Não se mudam regras a meio do jogo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado