F1 2022: Pode haver alguma surpresa como a Brawn GP de 2009?

Por a 5 Fevereiro 2022 13:47

No início de 2009, no último teste de conjunto antes da corrida da Austrália, o Brawn BGP001 deixou toda a gente de boca aberta. Fernando Alonso foi o primeiro a afirmar que, “nem com um pingo só de gasolina no R29 poderíamos fazer os tempos que eles estão a fazer. Neste momento temos três ou quatro equipas à nossa frente e a Brawn é claramente uma delas.”

Dois dias mais tarde Felipe Massa alinhou pelo mesmo diapasão: “Nesta altura podemos competir com toda a gente menos com os Brawn. Os tempos dele em qualificação estão fora do nosso alcance. Se forem capazes de repetir este andamento na Austrália, não teremos meios de competir com eles.”

Com muita gente a questionar se os Brawn estariam a rodar abaixo do peso mínimo, Robert Kubica deixou bem clara a sua crença na validade do BGP001: “Noutras categorias pode haver quem faça isso. Mas estamos a falar de F1 e do Ross Brawn, por isso, excluo essa possibilidade.”

Quanto a Glock, resumiu o pensamento geral desta forma: “Até chegarmos aqui pensava que a temporada iria ser muito equilibrada. Mas agora temo que uma equipa tenha uma grande vantagem.” A resposta foi dada duas semanas depois e foi conclusiva: a equipa ganhou seis das primeiras sete corridas, e triunfou nos dois campeonatos, Jenson Button alcançou o seu único título na F1.

A verdade é que as mudanças de regulação na Fórmula 1 sempre constituíram uma oportunidade para as equipas darem um salto na grelha em termos competitivos. Acertar as novas regras, acertar no conceito correcto e inovações que outros ‘perderam’ e é possível alcançar uma vantagem sobre o resto do pelotão, mesmo que as restantes equipas evoluam muito durante a época.

A história da F1 está cheia de exemplos de tempos em que uma equipa se transformou em ganhadora, através de uma boa compreensão dos regulamentos e da produção de um monolugar forte desde o início.

O melhor exemplo é provavelmente mesmo a Brawn GP, em 2009, mas há outros casos, de que falamos aqui de forma resumida e mais tarde com artigos específicos.

A história de Jenson Button e Brawn a ganhar os campeonatos de pilotos e construtores de 2009 começou em finais de Novembro de 2007 quando Ross Brawn comprou a Honda após dois anos sabáticos ganhou tudo em 2009.

O Mercedes W05 (2014) é outro bom exemplo, pois quando em 2014, a Fórmula 1 passou pela maior mudança de motores da sua história, com a chegada das atuais unidades híbridas turbo V6 de 1,6 litros de potência a Mercedes foi claramente a equipa que se destacou e não só em 2014.

O McLaren-Mercedes MP4/13 (1998) é outro caso. A McLaren tinha recrutado o génio do design Adrian Newey da Williams e o resto é história.

Recuando no tempo, o Brabham-BMW BT52 (1983) converteu-se num carro ganhador quando a alteração relativamente tardia de uma regra levou ao génio do design Gordon Murray a ter de eliminar o carro de efeito de solo pretendido em 1983 e a apresentar um novíssimo. E acertou na mouche…

Por fim o Ferrari ‘Sharknose’ (1961) também fruto duma nova fórmula, cortando a capacidade normalmente aspirada do motor de um máximo de 2,5 litros para 1,5l, sendo a Ferrari quem melhor se preparou para os novos regulamentos.

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8 Comentários
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garantia4
garantia4
2 anos atrás

Estava a turma inglesa a festejar, – ano de 1958 – em Pall Mall a vitória do Hawthorne no mundial de F1 quando o francês presidente da FIA anunciou que em 1961 as regras iam mudar. Aí soube-se que não tinham competência, a Cooper ou a BRM, para projectar e construir motores como a Ferrari, e até organizaram – eles , os garagistas que apenas juntavam as peças e componentes fornecidos por 3.ºs – um campeonato paralelo, que chumbou ao fim de 5 corridas. Isto para dizer que é incomparável pôr a Ferrari a par da Brawn, MB, ambas vitoriosas… Ler mais »

asfalto
asfalto
2 anos atrás

Por onde Ross Brawm passou tudo teve sucesso, Ferrari com Schumacher a sua própria equipa com Button que depois passou a Mercedes e tudo depois de novos regulamentos, só coincidências…

2020
2020
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Brawn, regressa á Ferrari se for caso disso.

Patucho10
Patucho10
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Calma que ele na Mercedes não ganhou nada, até trouxe o Schumacher de volta a F1 mas não correu bem!

Patucho10
Patucho10
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

O Adrian Newey também tem o mesmo efeito de vitória, brilhante carreira na F1!

garantia4
garantia4
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

Que barbaridade essa de dizer que não ganhou nada.

garantia4
garantia4
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Obrigado, Asfalto por ajudares a esclarecer a verdade: O Ross escreveu os regulamentos da F1 em 2014 e fê-lo enquanto emprgado da MB. Não é segredo que estes já tinham pronto o projecto antes dos outros e, especialmente, já tinham o motor a rodar no banco há mais de 1 ano.
Quanto à Ferrari: Entrou no fim de 2015. O 1º campeonato do piloto alemão foi em 2000. É preciso dizer mais?

asfalto
asfalto
Reply to  garantia4
2 anos atrás

2015? Então o Ross Brawn não estava na Ferrari mais o Jean Todt aquando o Schumacher ganhou os títulos? Nessa altura chegou-se a falar que a Ferrari teve conhecimento das alterações aos regulamentos dois anos antes que as outras marcas.

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