Evolução do projeto Audi na F1: quase tudo a postos

Por a 14 Abril 2024 16:57

Tudo começou ainda em 2022 quando a Audi oficializou a sua entrada na Fórmula 1 como fornecedora de motores a partir de 2026. A marca alemã aponta para a eletrificação e a sustentabilidade como fatores chave para a sua decisão. Para isso, concretizou uma parceria com a Sauber para se tornar a sua equipa de fábrica a partir de 2026. A Sauber será responsável pelo desenvolvimento e produção do chassis, enquanto a Audi se focará na unidade motriz.

No ano passado, a Audi iniciou o desenvolvimento da sua unidade motriz para 2026, com testes em bancos de ensaio e a contratação de Neel Jani como piloto de desenvolvimento.

Começou por expandir a sua infraestrutura e anunciou a expansão do seu Centro de Competência em Motorsport em Neuburg, Alemanha, para acomodar o desenvolvimento da unidade motriz de F1.

Os objetivos traçados são ambiciosos: Adam Baker, responsável pelo projeto F1 da Audi, revelou que a Audi pretende ser competitiva em três anos, com o objetivo de lutar por vitórias a partir de 2029.

Já este ano, alguns escolhos: segundo a imprensa alemã, sem desmentido, na altura, da Audi, esta ponderava os seus planos para a F1, com a possível saída de Oliver Hoffmann, figura chave do projeto, a gerar incertezas.

Contudo, pouco depois surgiu a reconfirmação do compromisso: A Audi reiterou o seu compromisso com a F1, desmentindo os rumores e anunciando a aceleração dos preparativos para 2026. Fez novas nomeações, Oliver Hoffmann assumiu a liderança global do programa de F1 da Audi, enquanto Andreas Seidl foi nomeado CEO da Audi F1 Team. A Audi adquiriu 100% da Sauber, reforçando o seu controlo sobre a equipa.

Uma das medidas mais importantes nesta caminhada foi a confirmação de Andreas Seidl como CEO da Audi F1 Team. Neste papel, o alemão será responsável pela implementação do projeto Audi F1, bem como da Audi F1 Team. Ele também será o rosto da futura equipa de Fórmula 1 da Audi.

Nascido em Passau, Alemanha, Andreas Seidl começou a sua carreira no desporto automóvel no programa de Fórmula 1 da BMW; foi também Diretor de Operações de Corrida durante o seu tempo lá. Como Chefe de Equipa, Seidl celebrou vários campeonatos mundiais e três vitórias gerais nas prestigiadas 24 Horas de Le Mans. De 2019 a 2022, Seidl foi chefe de equipa da McLaren Formula 1 Team, antes de assumir o cargo de CEO do Sauber Group em 2023.

“Agradeço a Gernot Döllner e Oliver Hoffmann pela sua confiança e estou ansioso por liderar a Audi na Fórmula 1 juntamente com uma equipa altamente motivada como CEO da Audi F1 Team. Temos um roteiro claro para nos tornarmos competitivos tanto em Hinwil como em Neuburg. Temos objetivos ambiciosos. A sua concretização está em curso e será ainda mais acelerada com a aquisição total da Sauber pela AUDI AG”, disse Andreas Seidl.

Uma das coisas que a equipa vai precisar serão, claro está, os pilotos e nesse contexto não têm faltado rumores de mercado: Martin Brundle, ex-piloto de F1 e comentador televisivo sugere que a Audi está a pressionar Carlos Sainz para assinar com a equipa a partir de 2025, mas o espanhol deve ir para a Mercedes em 2025.

Neste momento, a Audi está em pleno andamento com o desenvolvimento da sua unidade motriz de F1 para 2026, com testes e a infraestrutura a ser expandida.

A marca alemã mantém o seu objetivo ambicioso de ser competitiva em três anos, com o objetivo de lutar por vitórias a partir de 2029 e a aquisição das ações da Sauber reforçam o compromisso da Audi com a F1 e dá à marca um maior controlo sobre a equipa.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado