Estará a Fórmula 1 a mudar a filosofia das pistas onde corre?

Por a 20 Março 2021 12:59

A nova pista de Jeddah na Arábia Saudita redundou num rol de críticas devido à rapidez e fluidez do traçado, com muitos a duvidarem existirem ali bons pontos de ultrapassagem. No passado recente, as pistas foram orientadas para um filosofia que se baseava num conceito simples: uma curva lenta de entrada numa reta longa e uma forte travagem, e preferência para um gancho. Mas a nova pista de Jeddah não tem nada disso. Daí as dúvidas. Mas talvez isso tenha sido também resultado das boas corridas que se viram o ano passado em diversas novas pistas, incluindo a portuguesa.

É verdade que na prova portuguesa, quando Lewis Hamilton se adaptou ao piso escorregadio das primeiras voltas, entrou num ritmo que lhe permitiu não voltar a passar “cartucho” a ninguém, mas nos lugares seguintes houve grandes lutas. E foi assim em Mugello, Portugal, Imola, Turquia. Não foi por acaso que Portugal foi a terceira corrida mais vista do ano.

Mas é curioso que, tendo em conta a filosofia da da F1, curvalenta/reta longa/travagem forte para gancho, a versão do Autódromo do Algarve que existe com o gancho, não tenha sido escolhida o ano passado. A decisão causou inicialmente alguma estranheza e preocupação em algumas pessoas, porque como está, a ultrapassagem já tem de vir consumada da reta na curva um (potenciada por uma parabólica fantástica), embora depois, se chegue bem mais depressa ao gancho da curva três, e aí pode-se fazer mais do que uma trajetória, como se viu na corrida de outubro passado, sendo mesmo um bom ponto de ultrapassagem.

Todos sabemos que a corrida ficou no ‘goto’ de quase toda a gente, porque a pista é fantástica e há muitas zonas onde pode haver boas lutas e ultrapassagens, se houver atrevimento. E o que não falta são pilotos atrevidos na F1. É uma das vantagens que tem a pista de Portimão.

O traçado pode ser interpretado de formas diferentes pelos pilotos, e por isso se viram muitas ultrapassagens. Portimão tem ainda a vantagem de não ter uma configuração plana, pois a inclinação, as linhas de visão dos pilotos, são importantes no desenrolar de uma corrida.

Esta diferenciação com traçados que desafiam bem mais os pilotos, pode ser uma mudança de filosofia.

Até mesmo Imola devolveu uma boa corrida. Mugello foi fantástico, Portugal, idem, na Turquia é verdade que a chuva ajudou a uma grande corrida, mas a pista só por si é muito interessante.

E para o ano teremos carros que podem andar mais juntos uns dos outros…

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can-am
can-am
3 anos atrás

Tudo o que seja pistas mais rápidas e mais naturais é bom.As pistas de F1 são totalmente artificiais e lentas, salvo excepções, por vontade da FIA, que quis isso, para o show seguro. São variações sobre um tema só. Não existem estradas com curvas assim no mundo real. É ilógico. Este traçado da Arábia tal como o do Vietnam, que é pena não se realizar, aparentam ser rápidos e com curvas naturais tal como o Mugello magnifico ,ou Imola.Isso é bom. A nossa de Portimão com os altos e baixos e as curvas para o céu pelo menos é original.… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Speedway
Não me chateies
Não me chateies
Reply to  can-am
3 anos atrás

Dão um voto negativo por tocar nas vacas sagradas. Quando acontecer que um carro ficar atravessado em pista e seja abalroado numa dessas curvas cegas e voltar a morrer alguém na F1 podem dar-nos 50 votos negativos. Este forum está cheio de gente de merda que vive para atacar os outros.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
@00@
@00@
3 anos atrás

Pronto já não tem votos negativos (pelo menos por agora). Os portugueses (sendo eu igualmente português) têm muito a mania do que quando é nosso é muito bom. Sinceramente concordo com os dois comentadores e comentários, as curvas do Autódromo de Portimão, em condições adversas deverão ser seriamente perigosas, mas como ainda não houve acidentes…
Não me parece muito viável, embora espectacular e percorrer aquela “montanha russa” num F1 deve ser alucinante. Mas igualmente perigoso, caso aconteça algo de imprevisto. Mas apenas nessa ocasião se falará disso (e espero que não seja preciso), dado que poderá ser mau sinal.

Chapman-F1
Chapman-F1
3 anos atrás

Optar por circuitos de características distintas, aliado ao formato do carro, poderia ser o “garante” de boas corridas… assim mas com um pormenor, por exemplo; os carros só puderem fazer três alterações de formato na carroçaria (incluindo distância entre eixos) por ano. Além de mais um motivo de interesse… o testemunhar a chegada de uma nova variante, mais empolgante que pequenas variações aos bochechos… fico a aguardar por votos… já pensaram que poderia ser interessante nas eleições que se avizinham podermos dar por opção voto negativo?

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