É oficial: Ron Dennis afastado da McLaren

Por a 16 Novembro 2016 07:34

Após uma reunião do conselho de administração, esta terça-feira, o presidente da McLaren Ron Dennis foi forçado a deixar a sua posição e envolvimento com a equipa de Fórmula 1.

A figura maior do hoje construtor britânico lutava há várias semanas com outros membros da administração para manter o seu lugar na estrutura, descontentes com a influência que a sua gestão do McLaren Technology Group estava a ter na equipa de Fórmula 1. Hoje foi confirmado que, após 35 anos no comando da equipa, Dennis deixa de ter qualquer relação com a equipa, encontrando-se agora em ‘gardening leave’ – um período sabático até que possa rumar a outras equipas, caso assim o pretenda.

Num comunicado oficial,  o responsável por trazer para a McLaren nomes como Alain Prost, Ayrton Senna ou  Lewis Hamilton revela que a sua saída é ilegítima, mostrando-se ainda determinado em criar um novo fundo tecnológico. O britânico irá manter para já as suas posições no conselho de administração, bem como as ações que lhe dão 25% da companhia.

“Estou desapontado que os representantes da TAG [de Mansour Ojjeh] e da Mumtalakat [o fundo de investimento da família real do Bahrain], os outros acionistas maioritários da McLaren, tenham forçado esta decisão de afastar-me da companhia, apesar dos fortes avisos do resto da direção sobre as potenciais consequências que as suas ações teriam na empresa. Os argumentos que eles utilizaram são totalmente falsos  e ilegítimos; o meu estilo de gestão é o mesmo de sempre, e um que permitiu à McLaren tornar-se num grupo automóvel e de tecnologia que venceu 20 títulos de Fórmula 1 e se tornou num negócio de 850 milhões de libras por ano”, afirmou.

“Ao longo deste período trabalhei de perto com um conjunto de pessoas talentosas para manter a McLaren no cume da tecnologia, às quais ser-lhes-ei sempre extremamente grato. Nos últimos tempos ficou claro para mim durante este processo que nem a TAG, nem a Mumtalakat partilham a minha visão para a McLaren e o seu verdadeiro potencial de crescimento. Mas a minha principal preocupação assenta no negócio que ergui e nos seus 3500 funcionários. Irei continuar a utilizar as ações que detenho nas duas companhias [McLaren Automotive e McLaren Racing] e os meus lugares  na administração para proteger os interesses da McLaren e ajudar a moldar o seu futuro. Adicionalmente, tenho a intenção de lançar um fundo de investimento tecnológico assim que o meu contrato com a McLaren expire. Em conjunto com investimento externo, este fundo irá capitalizar a experiência e os recursos financeiros que adquiri de modo a perseguir as muitas oportunidades comerciais com que fui confrontado nos últimos anos, mas que não consegui acompanhar devido ao facto de me encontrar tão comprometido com a empresa”.

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

É culpa do Alonso, obviamente.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Não, isso é só quando ganha.

Pity
Pity
7 anos atrás

Isso, metam lá o Witmarsh outra vez (ou outro igual), e vamos ver a McLaren em queda livre. Costuma dizer-se que, de insubstituíveis, estão os cemitérios cheios, ninguém pode permanecer eternamente à frente da sua empresa, mas Ron Dennis fez a McLaren que hoje conhecemos, teve respeito suficiente pelo fundador da equipa, mantendo-lhe o nome, coisa que outros, em circunstâncias idênticas, não fizeram e ainda deveria ficar à frente da equipa mais uns anos, digamos que ainda estava no prazo de validade. Mas Dennis é do estilo antes quebrar que torcer, é menino para agarrar noutra equipa e fazê.la crescer,… Ler mais »

mariojscosta
mariojscosta
7 anos atrás

A McLaren podia trazer o Ross Brawn

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Foi nos anos 90. Conferência de imprensa com a presença dos principais chefes de equipa da F.1.O “verme” Ron corta a palavra ao “pinguim” Todt e diz mais ou menos isto:
Que fique bem claro que eu não posso falar de igual para igual com um empregado como o Monsieur Todt; eu sou um proprietário, e os meus únicos interlocutores são os proprietários da Ferrari.
E assim, hoje 15.11.16, qual Némesis ( A Deusa que personifica a vingança), foi, ou foram exactamente outros proprietários que apontaram a porta da rua ao Ron.
Ciao, Ronnie !
comment image

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

p.s. Vais fazer falta.

driver-on-track
driver-on-track
7 anos atrás

hoje é dia de festa !!! o maior parasita da F-1 de todos os tempos foi corrido !!!! what a joy !!! bye -bye arrogante pedante , provaste finalmente do teu próprio veneno que sempre utilizaste para atacar quem não te prestava vassalagem , embrulha…. o karma é lixado…. andor…..

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Quer se queira quer não, o Ron Dennis foi o principal responsável pelo que a McLaren foi durante estes anos. A McLaren de 1978 à 1981 foi uma autêntica nódoa, e chegou o Ron Dennis e meteu ordem na casa: contratou John Barnard como designer, o Niki Lauda para o lugar do De Cesaris e em 1984 os motores TAG Porsche. Foi nesse ano que começou um domínio de 3 anos até ser interrompido pela Williams Honda. Em 1988 uma jogada de xadrez perfeita: Foi buscar o Ayrton Senna e “roubou” os motores Honda à Williams, resultado: Domínio total, que… Ler mais »

ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

Estou para ver quem o vai substituir… Para além da sua experiência era sobretudo coproprietário, logo a entrega e disponibilidade para a McLaren era imensa, coisa que nenhum empregado (seja qual for o cargo) irá ter! É que os árabes gostam muito de investir, mas dirigir empresas participando na gestão directa, não é com eles…

noteam
noteam
7 anos atrás

É o fim de uma era na Mclaren, parece-me uma boa altura para virar a página. Claro que tudo depende de quem o vai substituir, mas pode beneficiar a equipa, não querendo apagar os méritos do Ron Dennis é também verdade que a sua “sombra” é pesada e carrega muita discordância como parece ser o caso. Se quem trabalha á sua volta sente que a sua influência é demasiada e negativa, talvez seja a altura para o Ron Dennis aceitar que o seu caminho na Mclaren chegou ao fim. Se vai ou não fazer falta só o tempo dirá, mas… Ler mais »

2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

Quando a gestão é feita única e exclusivamente baseada em números dá “@#$%&”. Tanto neste caso como em tantos outros os accionistas não querem saber de mais nada a não ser dos resultados, e tomam decisões precipitadas baseadas em estatística, e não na realidade. A realidade, e já anteriormente confirmada por Ron Dennis, é que a McLaren começou a dar muita atenção à produção comercial e tecnológica (o próprio Ron encarregou-se disso), descurando a equipa principal, que se pensou estar bem encaminhada, e que Witmarsh daria conta do assunto. Resultado: o projecto de base que era bom e permitiu a… Ler mais »

mdcc220
mdcc220
7 anos atrás

Como alguém já disse e bem, investir o dinheiro numa equipa é uma coisa, geri-la é outra totalmente diferente. Não sou apreciador da personalidade do Ron Dennis, como também não sou apreciador da personalidade do Helmut Marko na RB por exemplo, mas gostando-se ou não das pessoas, a realidade é que se as suas equipas alcançaram êxito foi em grande parte graças a eles e ás suas capacidades de gestão, recrutamento e direcção. Todos falam de Ron Dennis como o monstro mau que colocou a Mclaren no degredo actual, mas esquecem-se que na realidade a equipa lá caíu depois da… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado