Decisão F1 com três candidatos: histórico de reviravoltas inesperadas

Por a 7 Dezembro 2025 10:34

A luta pelo título da Fórmula 1 em Abu Dhabi com Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri evoca as finais de 2007 e 2010, onde três ou quatro pilotos chegaram à derradeira prova ainda na luta. Em ambas, o líder à chega à decisão, perdeu o campeonato. Mau sinal para Lando Norris?

2007: Räikkönen ‘rouba’ título à McLaren no Brasil

No final de 2007, Lewis Hamilton liderava com 107 pontos, seguido de Fernando Alonso (104) e Kimi Räikkönen (100). Na grelha do GP do Brasil, Massa partiu da pole, seguido de Hamilton, Räikkönen e Alonso.

Räikkönen e Alonso ultrapassaram Hamilton logo na partida; o britânico caiu para oitavo após uma travagem mal calculada. Mais tarde, uma falha na caixa de velocidades deixou-o em 18º, terminando em sétimo após arriscar três paragens. Räikkönen venceu, seguido de Massa e Alonso, sagrando-se campeão por um ponto sobre os dois homens da McLaren, que durante o ano se ‘entretiveram’ em polémicas internas, com o título a ‘sobrar’ para a Ferrari.

2010: Vettel conquista primeiro título em Abu Dhabi

Quatro pilotos disputavam o título: Alonso (246 pontos), Webber (238), Vettel (231) e Hamilton (222). Vettel largou da pole em Yas Marina, seguido de Hamilton, Alonso, Button e Webber.

Após Safety Car inicial, as paragens nas boxes foram decisivas. Vettel manteve a liderança, ultrapassando Button; Hamilton ficou preso no tráfego. Alonso terminou em sétimo e Webber em oitavo, depois de não conseguirem desenvencilhar-se do Renault de Vitaly Petrov, após ambos terem parado cedo na corrida, entregando dessa forma o título a Vettel por quatro pontos, o que sucedeu sem nunca ter liderado o campeonato. Chegou à dianteira quando mais importava…

Lições para a final de 2025

Räikkönen ‘virou’ 17 pontos em duas rondas; Vettel recuperou 15 num só fim de semana. Verstappen (a 12 pontos) e Piastri (a 16) têm precedentes favoráveis contra Norris. A história mostra que tudo pode mudar numa corrida imprevisível. E essa é uma das belezas do desporto motorizado, em que a lógica, por vezes, é uma ‘batata’…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado