CRÓNICA: Só é pena serem poucas…

Por a 7 Setembro 2020 16:16

Bastou uma corrida totalmente caótica depois duma penalização do líder e de um Safety Car, para que assistíssemos a um conjunto de resultados absolutamente anormal na F1. Acontece, não foi a primeira nem há-de ser a última. Mas não é por isso que a F1 passou de monótona para absolutamente fantástica. Não concordo com os que defendem grelhas invertidas para a F1, para apimentar o espetáculo embora também não me choque totalmente, principalmente porque é igual para todos. Mas preferia não ir por essa caminho como Ross Brawn aproveitou para relembrar a propósito deste GP de Itália. O que eu gostava mesmo é que as novas regras de 2022 tivessem sido bastante bem pensadas e que os F1 possam rodar bem mais perto uns dos outros e com isso permitir mais fáceis ultrapassagens (não entendo mesmo como é que isto não foi feito há muito mais tempo) e em segundo lugar, o teto orçamental, outra regra que há muito devia estar implementada. Se não houver uma disparidade de orçamentos como o da Mercedes que gastou 400 milhões de euros para vencer em 2019 e está a lutar contra quatro carros que têm ‘budgets’ semelhantes. Isto é que eu acho que não devia suceder há muito, pois se uma Mercedes, Ferrari e Red Bull gastarem 150 milhões, não vão ganhar tantas vezes face a muitas outras equipas que gastam semelhante ou um pouco menos. Isto é tão fácil de perceber, que nunca entenderei como os interesses dos ‘grandes’ se sobrepuseram a algo que era tão evidente há tanto tempo. Aí sim. Tenho a certeza que com orçamentos equilibrados o espetáculo em pista será também muito mais nivelado, proporcional. Já viram o que era corridas destes serem regra na F1? Não entendem o que isso faria crescer a disciplina?

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Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Um pódio muito composto. Tivesse ganho Gasly ou Sainz, qualquer um deles merecia a vitória. Mas Gasly tem não só o antecedente da sua história com a RB (que acabou por ser uma excelente chapada de luva branca, até pelo GP miserável que a RB fez) como pode dedicar esta vitória ao seu amigo François Hubert. Pena não ter sido em Spa, mas ser logo na corrida seguinte já foi muito bom.

joaolima
joaolima
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Anthoine Hubert

Lagaffe
Lagaffe
3 anos atrás

Há um problema muito interessante na F1 atual que não se valoriza devidamente que é a fiabilidade. Hoje os carros nunca abandonam enquanto em outros tempos era mato. Não sei como afetar a fiabilidade mas isso bastaria para ter surpresas.
As regras são sempre condicionadas por vontades políticas e estratégicas e depois nem sempre todas as alterações foram bem sucedidas.

chicanalysis
Reply to  Lagaffe
3 anos atrás

Essa sugestão é tudo menos inteligente. Então acha que a solução está em fazer carros propositalmente menos fiáveis? Anda-se há anos a investir em
tecnologia mais fiável por ser mais económica, ambientalmente mais sustentável, mais evoluída tecnologicamente e mais vendável para as marcas e agora voltava-se atrás? Isso era tipo, “epá, vou comprar um mercedes (ou honda ou renault) porque gasta mais, polui imenso e ainda tem a vantagem de estar sempre a avariar”.

jem
jem
3 anos atrás

Inacreditável. Então a F1 que sempre foi o expoente máximo do automobilismo deve ser nivelado por baixo? Muita gente fala em X milhões, mas a verdade é que nunca vi/li nenhuma equipa a dizer o que verdadeiramente gasta em público, nem como o gasta. É o diz que disse habitual; alguém com acesso à imprensa diz uns valores, sejam eles quais forem, e logo outros copiam e até ampliam. Claro que os orçamentos são diferentes, mas não foi sempre assim? Claro que quando ganha a equipa da preferência pessoal, como se de futebol se tratasse, já não é um problema… Ler mais »

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