CRÓNICA: Isto há 25 anos era impossível no Japão

Por a 5 Outubro 2016 18:32

A propósito duma foto que o João Carlos Costa, comentador do Eurosport 2Xtra, colocou hoje no Facebook, onde se vê Fernando Alonso, piloto da McLaren-Honda a passear alegremente de metro no Japão é um espelho perfeito do que a Fórmula 1 perdeu. Há 25 anos era totalmente impossível que – quase – um qualquer piloto de F1 sequer conseguisse entrar no metro, quando mais lá andar sem ser reconhecido, e muito menos sendo um dos pilotos mais importantes da história da F1.

É que nem sequer podemos dizer que se fosse Lewis Hamilton, provavelmente seria reconhecido, pois estamos a falar de Fernando Alonso, bicampeão do mundo, está na F1 há 15 anos, foi Campeão do Mundo pela Renault, esteve vários anos na Ferrari, já passou pela McLaren onde está novamente. E anda de metro no Japão e ninguém o conhece, não há ninguém na foto que esteja, sequer, a olhar para ele e a pensar “Conheço esta cara de qualquer lado”? No Japão, onde Ayrton Senna, e não só, era perfeitamente idolatrado, num país em que os japoneses tinham uma adoração incrível pela F1. Esta foto é das que valem muito mais do que mil palavras…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

12 comentários

  1. Frenando_Afondo™

    5 Outubro, 2016 at 19:19

    Já pensaram que podem não ter ligado nenhuma por ser o Alonso? É que o Button por exemplo é bem mais popular no Japão, gostava de ver qual seria a reacção se fosse o piloto inglês.

    Também temos que ver que as pessoas podem simplesmente não ter reconhecido Alonso, por estar vestido de maneira normal, quando as pessoas estão habituados a vê-lo quase sempre com o fato de piloto vestido… Afinal as pessoas estão nas suas vidas, não vão pelo metro a ver quem reconhecem, se calhar nem olharam como deve ser para o rapaz e como tal, era apenas mais uma pessoa e não uma estrela da F1.

    E não acho que isto seja razão para dizer que “este é o estado da F1 actual” por não reconhecerem um piloto no metro… Acho um barómetro um pouco meh…

    • Pity

      5 Outubro, 2016 at 19:37

      Se forem todos como eu…que entro nos transportes e nem vejo quem lá está….
      Pode ser também por não esperarem que uma vedeta ande de metro…

      • Frenando_Afondo™

        5 Outubro, 2016 at 22:18

        Sim, hoje em dia as pessoas fazem uma de duas coisas: se vão acompanhas falam entre si, se vão sozinhas, estão a olhar para o telemóvel ou a ler alguma coisa. Acho raro alguém entrar no metro e procurar reconhecer alguém. eu pelo menos também sou daqueles que entro e nem olho em volta. Aliás, já por vezes passaram por mim amigos e eu nem os vi… lol

        • Pity

          5 Outubro, 2016 at 22:33

          Eu tenho uma melhor. O meu padrinho era cobrador na Carris, numa altura em que o cobrador vinha sentado no eléctrico, num banco de dois lugares, que fora adaptado para o efeito. Um dia, vinha eu do liceu, entrei no eléctrico e estendi o dinheiro para comprar o bilhete, como habitualmente e, como sempre nem olhei para o cobrador. Só estranhei quando ele em vez de me aceitar o dinheiro, me fez sinal para eu me sentar ao lado dele…era o meu padrinho. Já lá vão muitos anos, não digo quantos que é para não me chamarem velha, mas continuo a mesma distraída.

          • Jabba

            6 Outubro, 2016 at 12:47

            Isto leva-nos a pensar que o problema está também nas pessoas. Fechadas em si mesmas. Eu sou incapaz de ir onde quer que seja e não olhar nos olhos das pessoas. Seja quem for. Devemos sempre ver os outros como iguais, independentemente da profissão que exerçam, e tratá-los de forma igual, seja o senhor da carris, ou o Presidente…
            Acredito também que se houve alguém que o reconhecesse por uma questão de respeito não se pronunciou. Eu sou adepto de F1 e não teria uma reacção histérica se visse algum piloto no metro. E se visse que iam tirar uma foto se calhar não ia estar a olhar para ele… Quanto muito interagia…
            É tudo muito relativo e discutível…

          • Pity

            6 Outubro, 2016 at 12:59

            Concordo consigo. Eu também respeito todas as profissões, não é esse o caso, mas somente ver onde é que há um lugar para me sentar 🙂

      • Iceman07

        6 Outubro, 2016 at 4:27

        Eu tenho que ver porque as vezes vou sem pagar… hahahaha! Mas desconfio que não ia reconhecer o Alonso “vestido à turista” pelo menos à primeira.

  2. Iceman07

    5 Outubro, 2016 at 20:38

    “Ó Manel, quem é aquele gajo de barbas ali sentado?” “Sei lá… deve ser um mendigo qualquer, lol.”

    • miguelgaspar

      6 Outubro, 2016 at 0:29

      Caro iceman7, tive exactamente a mesma impressão… se me mostrassem a foto, sem referirem que tem a ver com desportos motorizados, dificilmente tinha identificado o Alonso. Penso que aquele ” aspecto” é propositado para passar despercebido.

  3. NOTEAM

    6 Outubro, 2016 at 9:02

    O Japão é muito assim, há imensas subculturas naquele país, nem todos os japoneses olham para a F1 com os mesmos olhos, alguns adoram e são completamente histéricos, outros ignoram completamente e este parece ser um desses casos. Os japoneses também são conhecidos por serem muito respeitadores, algumas daquelas pessoas até o podem reconhecer, mas pelo facto de estar á civil dão-lhe espaço para estar á vontade

  4. [email protected]

    6 Outubro, 2016 at 10:58

    Se colocassem um Pokemon ao lado dele, aposto que o reconheciam logo

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado