Coluna Ross Brawn: 80.000; 100; 0,11%; a biosfera da F1 funcionou

Por a 14 Dezembro 2020 16:23

O Grande Prémio de Abu Dhabi foi o epílogo deste Mundial de Fórmula 1, numa temporada que teve 17 corridas em 23 fins de semana, no meio duma pandemia global. O Diretor Executivo da Fórmula 1, Ross Brawn, escreveu a sua habitual coluna:

Red Bull ganhou em ritmo puro

Foi ótimo ver Red Bull e Max Verstappen ganhar por mérito e o resultado pode dar-nos algum otimismo de que haverá grandes batalhas na frente no próximo ano, especialmente porque os carros não vão a mudar assim tanto. Este fim-de-semana em Abu Dhabi provou que a Fórmula 1 tem tudo a ver com margens curtas. Desta vez, a Mercedes esteve um pouco fora do ritmo e a Red Bull executou brilhantemente o seu fim-de-semana. O que é encorajador é que se pensarmos no início do ano, a Mercedes tinha uma grande vantagem, mas ao longo da época, a Red Bull foi conseguindo recuperar. O RB16 não funcionava bem de início, mas durante a temporada a Red Bull conseguiu resolver.

Grandes notícias para a McLaren

surgiu no domingo a notícia que a McLaren tem um novo investidor. Horas depois obteve o terceiro lugar no campeonato de construtores, o que mostra a tendência positiva da equipa. Lando Norris e Carlos Sainz têm sido uma parceria impressionante – e a sua velocidade e consistência ao longo do ano desempenharam um papel fundamental na ‘vitória’ da McLaren sobre a Racing Point e a Renault. A McLaren tem o motor Mercedes no próximo ano, o que vai ser emocionante de se ver. O futuro parece brilhante. Em termos do investimento que receberam, é um aval às políticas e iniciativas que pusemos em prática para nivelar o plantel.

A batalha de Hamilton

Lewis Hamilton não esteve bem em termos físicos este fim-de-semana, mas fez tudo o que estava ao seu alcance para estar apto a correr.

Hamilton admitiu que não estava “a 100%”, mas lutou e conseguiu subir a mais um pódio. Com o título ganho, ele poderia facilmente ter ficado de fora, pois já vimos como a Covid-19 pode bater com força, mas não é esse o seu estilo. Lewis mostrou a sua paixão pelo desporto ao fazer tudo o que conseguiu mesmo quando não estava bem, e fez um esforço impressionante para chegar ao pódio.

Uma série de despedidas

A grelha de 2021 terá um aspeto muito diferente, com vários pilotos prontos a abandonar o desporto enquanto outros trocam de equipa para iniciar um novo capítulo. Carlos Sainz terminou em alta antes da sua mudança da McLaren para Ferrari, o espanhol voltou a melhorar o seu jogo esta temporada, enquanto Daniel Ricciardo liderou a Renault com pontos e volta mais rápida da corrida, antes da sua mudança de McLaren.

Este foi mais um fim-de-semana de castigo para Sebastian Vettel, mas o projeto Aston Martin oferece-lhe a oportunidade de um novo recomeço após a época mais difícil da sua carreira. Kevin Magnussen e Romain Grosjean dizem adeus à F1, enquanto Sergio Pérez, Alex Albon e Daniil Kvyat têm de esperar para saber o seu destino…

A família F1 junta-se

Este foi um ano notável, com a pandemia de Covid-19 a tornar a vida um desafio para todos, em todo o mundo. É uma prova do engenho das muitas pessoas brilhantes que trabalham neste desporto, termos sido capazes de fazer um campeonato de 17 corridas. As regras têm sido duras – mas têm sido necessárias para que possamos correr. Realizámos cerca de 80.000 testes PCR, com menos de 100 resultados positivos – uma taxa de 0,11%. Esta é uma estatística impressionante e prova que o sistema da biosfera da F1, funcionou.

F1 2020: Uma época como nenhuma outra

Agora, desejo ao Chase (Carey) o melhor. Obrigado ao nosso CEO Chase Carey pelos últimos quatro anos. Como ‘outsider’ da F1, fez um trabalho notável de compreensão das complexidades e nuances do nosso desporto. Ele deu-nos uma nova perspetiva do lado comercial e uma perspetiva entusiasta do próprio desporto. Mostrou uma verdadeira liderança em alguns momentos desafiantes. De um ponto de vista pessoal, tem sido um prazer trabalhar com o Chase e estou muito satisfeito por ele continuar a fazer parte da família como presidente não executivo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
3 anos atrás

F1 2020: É difícil encontrar uma temporada tão deprimente como esta. E não só por culpa da Ferrari. Isto é, mesmo nos anos mais fraquitos havia agitação, mesmo que nos mínimos dos mínimos. Do género Piquet e Mansell na Williams ou Prost e Senna na McL. Agora, o Luisinho e ….. é melhor não dizer nada. E depois, o Driver of the Year, aka George Russell, que faz desabar todo o Castelo. Ele foi mesmo o único destaque do ano. Ver aquele Gp fez-nos rir ! Alguém imagina o piloto último ou quase na grelha de ´88 , que entra… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Eu ajudo-te. Mundial de 2002. Vitórias servidas em cima de reta da meta de acordo com ordens de equipa num campeonato que era óbvio o resultado final. Se há adeptos que não se podem queixar de hegemonias são os tiffosi. O problema é que lhes faltam um espelho. No mínimo o Bottas ainda vai lutando alguma coisa mas no tempo do Schumi??! Haja vergonha na cara de não saber comparar as situações. E sim foi um mau campeonato que só valeu pela animação do segundo pelotão. Agora o que é realmente importante é que com regras estáveis a Ferrari e… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
3 anos atrás

Tu é que devias ter vergonha na cara, desde logo porque és mentiroso e pensas que os outros sao estupidos e engolem essa patranha logo a abrir das “vitórias” em cima da recta da meta de 2002 (e iveste q ir ao passado remoto!). Queres comparar 2 colegas de equipa entao fá-lo qdo o carro é uma bosta o q sucedeu com o schumacher de 96 a 99, mas a isso já nao te atreves. Andretti Monza 82?!Quem ganhou a corrida? Quem ganhou o Mundial? Verstappen 1ª vitoria = ao q fez o russell? Só por desonestidade – aquilo de… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado