Christian Horner despedido, Laurent Mekies assume cargo na Red Bull Racing F1

Por a 9 Julho 2025 10:53

Christian Horner foi removido dos seus cargos de Chefe de Equipa e CEO na Red Bull Racing F1, e o seu substituto já está encontrado: Laurent Mekies foi nomeado como sucessor.

Alan Permane assume a liderança da segunda equipa, anteriormente sob o comando de Mekies.

20 anos de liderança

Horner liderou a equipa Red Bull desde a sua criação em 2005, depois da aquisição da Jaguar, conduziu a equipa a dois períodos de domínio: com Sebastian Vettel (quatro títulos consecutivos de 2010 a 2013) e recentemente com Max Verstappen (quatro títulos consecutivos de 2021 a 2024), mas a recente perda de desempenho com a Red Bull a ser superada pela McLaren em 2024 e 2025, a juntar a todas as controvérsias internas, especialmente o escândalo pessoal em que se viu envolvido, com uma mulher da equipa, que resultou numa investigação interna da Red Bull.

Muito problemas internos

Embora tenha permanecido no cargo, na altura, sempre ficou a sensação que tinham ficado feridas na equipa, e depressa se percebeu a existência de grande divisão Interna, entre Horner e figuras importantes ligadas a Max Verstappen, como o seu pai Jos e o consultor de desporto motorizado da Red Bull, Helmut Marko.

Muitas saídas

Depois, a erosão na equipa com a saída de pessoal chave, especialmente Adrian Newey e o diretor desportivo Jonathan Wheatley.

Oliver Mintzlaff, CEO de Projetos Corporativos e Investimentos da Red Bull, agradeceu a Horner pelo seu trabalho excecional e pela sua contribuição para o sucesso da equipa, mas a última corrida de Horner no comando foi o Grande Prémio da Grã-Bretanha, onde Max Verstappen terminou em quinto lugar.

Red Bull comunicou de imediato as alterações

Com efeito imediato, Laurent Mekies assumirá as funções de CEO da Red Bull Racing. Como parte dessa mudança, Alan Permane, atualmente diretor de corridas, será promovido a diretor da equipa da Racing Bulls.

Laurent Mekies disse: “O último ano e meio foi um privilégio absoluto liderar a equipa com Peter. Foi uma aventura incrível contribuir para o nascimento da Racing Bulls junto com todas as nossas pessoas talentosas. O espírito de toda a equipa é incrível e acredito firmemente que isto é apenas o começo. Alan é a pessoa perfeita para assumir agora e continuar o nosso caminho. Ele conhece a equipa de dentro para fora e sempre foi um pilar importante dos nossos primeiros sucessos.»

Alan Permane disse: “Sinto-me muito honrado por assumir o cargo de diretor da equipa e gostaria de agradecer a Oliver e Helmut pela confiança que depositaram em mim. Estou ansioso por trabalhar com Peter para continuar o bom trabalho que ele e Laurent têm feito para levar esta equipa adiante. Este é um novo desafio para mim, mas sei que posso contar com o apoio de todos dentro da equipa.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

17 comentários

  1. Pity

    9 Julho, 2025 at 14:02

    Vou repetir o que alguns já disseram, embora por outras palavras. Foi o Horner que fez a Red Bull. Poucos se podem orgulhar de, em vinte anos, ter obtido oito títulos de pilotos e seis de construtores.
    O problema começou com a luta de galos, após a morte do dono, algo muito frequente em empresas ditas familiares e que, muitas vezes, levam ao seu fim.
    Não sei se a decisão vem na altura certa, ou se já vem tarde, desportivamente falando, só espero que o Mekies consiga que façam um carro que sirva a dois pilotos, não só a um.
    *****************
    Respostas:
    Ao Rui: mas os rumores não diziam que o Max tinha encostado os proprietários à parede, com um “ou ele ou eu”? A ser verdade, “ele” saiu, Max fica. (Veremos)
    Ao Rui Sousa: fez-me rir
    Ao Galileu: bem observado.
    Ao Mpabe:Não dá, se acreditarmos no que se disse por aí sobre desavenças.

  2. jo baue

    9 Julho, 2025 at 15:29

    Muito irónico ter sido sumariamente despachado , ele que fez o mesmo com tantos pilotos, era tipo atirar o papel dos rebuçados para o caixote de lixo.
    E agora para onde vai?
    AM ? Alpine como questiona a Bild que foi quem deu esta notícia? Certo, certo é que recentemente recusou 2 vezes a oferta da Ferrari, palavras do mesmo e que nunca foram desmentidas….

  3. F1 FOR FUN

    9 Julho, 2025 at 17:23

    Eu sempre disse que o Horner nos último ano e meio conseguiu destruir a equipa que ajudou a criar. Já fugiram quase todos dos melhores profissionais da equipa entre eles Newey e Whitley. Só assim vão parar a razia.

  4. F1 FOR FUN

    9 Julho, 2025 at 17:24

    “no último ano e meio”

  5. Rhodas

    9 Julho, 2025 at 19:50

    ai que o Vasseur vai ser substituido…
    Se o Horner teve as ofertas que diz de parte da Ferrari, custa-me a crer que ele prefira ir para a Alpine…

  6. Scirocco

    9 Julho, 2025 at 20:23

    Impressionante que só Ron Dennis teve mais vitórias como chefe de equipa do que o C. Horner. Ele é efectivamente o homem que criou a RB como máquina ganhadora que foi. A morte de DM e a luta de galos subsequente (além do Mintzlaf temos que somar o Helmut e o Jos) a que se soma o escândalo interno e a saída de quadros de alto valor foi demais para o Christian se manter no seu lugar. O passado ninguém lho tira e portanto “Hats off” Mr. Horner

  7. Nrpm

    10 Julho, 2025 at 0:43

    Se alguém tiver juízo na Scuderia, nem em sonhos deve ver o Horner lá.
    Para ‘grande casino’ já chega o que têm por lá, não precisam de mais trapalhada.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado