As novas regras da F1-2021: Quem mais ganha, menos utiliza o túnel de vento…
Este ano há uma nova escala decrescente de utilização do túnel de vento para testes aerodinâmicos. Outro exemplo que a F1 encontrou para equilibrar as coisas é através do tempo de utilização do túnel de vento, um factor especialmente importante dado que este ano as equipas irão finalizar os monolugares de 2022 quando o revolucionário regulamento entrar em vigor no próximo ano.
Simplificando, quanto mais baixo na classificação uma equipa tiver terminado o campeonato de 2020, mais tempo terá para aperfeiçoar a aerodinâmica do seu monolugar de 2022, seja no túnel de vento ou com as suas simulações CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional).
Pode ver-se exatamente como tudo funciona na tabela abaixo, com a Mercedes a ter o menor tempo de simulação em 2021, enquanto a Williams obtém o maior número de horas de utilização. Para que se perceba a diferença a Mercedes tem 90% em 2021 e 70% entre 2022 e 2025.
A Williams, tem 112.5% em 2021 e 115% entre 2022 e 2025.
Outro exemplo, para perceber melhor a questão: a Mercedes tem 90% em 2021 e 70% e a Ferrari, 102.5% e 95%, respetivamente. Mais 12,5% em 2021 e 25% entre 2022 e 2025.
Não é muita a diferença? Vá lá dizer isso aos engenheiros da Mercedes…

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jose melo
11 Março, 2021 at 12:32
O que gostava de saber é como é isso controlado.
José
11 Março, 2021 at 16:59
É controlado pelo consumo de energia, dada a enorme quantidade de enegia que é necessária para operar o tunel de vento.
Kashmir
11 Março, 2021 at 14:03
Podemos dizer que no ano passado a Ferrari esteve de facto a trabalhar no futuro. Sacrificou um ano para ganhar vantagem na mudança de regulamentação… São 5 anos em vantagem. Para uma estrutura daquela dimensão é uma vantagem enorme… Faria mais sentido é seria mais justo a tabela que determina o uso do túnel de vento refletir o resultado das equipas dos últimos 5 anos.