As novas regras da F1-2021: Quem mais ganha, menos utiliza o túnel de vento…

Por a 11 Março 2021 11:59

Este ano há uma nova escala decrescente de utilização do túnel de vento para testes aerodinâmicos. Outro exemplo que a F1 encontrou para equilibrar as coisas é através do tempo de utilização do túnel de vento, um factor especialmente importante dado que este ano as equipas irão finalizar os monolugares de 2022 quando o revolucionário regulamento entrar em vigor no próximo ano. 

Simplificando, quanto mais baixo na classificação uma equipa tiver terminado o campeonato de 2020, mais tempo terá para aperfeiçoar a aerodinâmica do seu monolugar de 2022, seja no túnel de vento ou com as suas simulações CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional).

Pode ver-se exatamente como tudo funciona na tabela abaixo, com a Mercedes a ter o menor tempo de simulação em 2021, enquanto a Williams obtém o maior número de horas de utilização. Para que se perceba a diferença a Mercedes tem 90% em 2021 e 70% entre 2022 e 2025.

A Williams, tem 112.5% em 2021 e 115% entre 2022 e 2025.

Outro exemplo, para perceber melhor a questão: a Mercedes tem 90% em 2021 e 70% e a Ferrari, 102.5% e 95%, respetivamente. Mais 12,5% em 2021 e 25% entre 2022 e 2025.

Não é muita a diferença? Vá lá dizer isso aos engenheiros da Mercedes…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. jose melo

    11 Março, 2021 at 12:32

    O que gostava de saber é como é isso controlado.

    • José

      11 Março, 2021 at 16:59

      É controlado pelo consumo de energia, dada a enorme quantidade de enegia que é necessária para operar o tunel de vento.

  2. Kashmir

    11 Março, 2021 at 14:03

    Podemos dizer que no ano passado a Ferrari esteve de facto a trabalhar no futuro. Sacrificou um ano para ganhar vantagem na mudança de regulamentação… São 5 anos em vantagem. Para uma estrutura daquela dimensão é uma vantagem enorme… Faria mais sentido é seria mais justo a tabela que determina o uso do túnel de vento refletir o resultado das equipas dos últimos 5 anos.

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado