Aí está o novo Ferrari
A Ferrari apresenta neste momento o seu novo monolugar de 2016, o SF16-H. Como se percebe, o monolugar tem uma nova decoração, com o branco a surgir em ‘força’, desde no capot motor, asa dianteira e na frente do cockpit. A Ferrari realizou alterações significativas na sua unidade motriz, e é com este ‘package’ que vai tentar suplantar a Mercedes. O carro vai para a pista logo no domingo, quando a Ferrari realizar o seu dia de filmagens, em Barcelona, um dia antes de se iniciarem os testes, que decorrem no circuito da Catalunha de 2ª a 5ª Feira.
Horas depois da Williams fazer a todos uma surpresa com a apresentação do seu FW38 foi a vez da Ferrari mostrar o SF16-H, sendo que a ‘luta’ já começou pois há mesma hora, também pela internet, a Mercedes deixou escapar ‘frames’ do seu novo W07. hoje em dia o Marketing é um ferramenta poderosa e ofuscar (ou tentar) o adversário também faz parte…
É a primeira vez desde 1993 que a Ferrari faz regressar o branco aos seus monolugares, mas quanto ao que realmente importa, não são muitas as mudanças aparentes comparativamente ao modelo do ano passado. A mais evidente é no nariz do carro, que tem agora uma design semelhante ao da Williams.
A extraordinária revolução interna levada a cabo por Maurizio Arrivabene, James Allison e Sebastian Vettel permitiu que a Ferrari tivesse muito mais sucesso em 2015 do que toda a gente esperava, mas nem por isso retirou a pressão que existe sobre quem trabalha na Scuderia. Com a marca italiana a ser liderada por um homem de negócios, sem percepção das dificuldades especificas da Fórmula 1 mas apenas interessado em resultados que aumentem o valor da Ferrari, a pressão sobre Maranello é muito intensa, pois Sérgio Marchionne já deixou bem claro que quer ver a Ferrari a lutar pelo título este ano.
Só que quem está no terreno sabe bem que os cerca de 0,7s por volta que separaram a Ferrari da Mercedes ao longo da maior parte da temporada de 2015 não serão fáceis de eliminar face aos meios impressionantes de que a marca alemã também dispõe. Por isso é grande a expectativa acerca da postura do patrão da histórica marca transalpina caso os resultados nas primeiras corridas do ano não correspondam ás suas muito elevadas expetativas.
Dos três vértices que lideram a equipa é Allison quem arrisca mais, pois terá de dar a Vettel e Raikkonen um carro ganhador desde Melbourne, mas o inglês tem no alemão e em Arrivabene fortes aliados, até porque os dois sabem que sem Newey no mercado não existe alternativa válida para o inglês. Raikkonen também joga a sua ultima cartada em Maranello, depois de ter sido confirmado para não desestabilizar Vettel e o resto da equipa, mas continua sob pressão e terá de fazer bem melhor do que em 2015 para não terminar a sua carreira no final deste ano. Foi dado o tiro de partida, os testes vão deixar algumas indicações, mas a partir de 20 de março em Melbourne é que será a sério…
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Do ângulo da foto o bico parece uniforme e bonito mas é igual ao do williams com aquela “ponta” horrível a destacae-se. De resto o carro parece-me muito diferente da solução do ano passado, não sei até que ponto existiu uma visão coerente para o carro no seu todo, parecem-me demasiadas ideias novas de um ano para o outro..
Enfim, são primeiras impressões apenas. Só na pista veremos o verdadeiro valor do ferrari.
Entretanto colocaram mais fotos…
O logótipo da Marlboro fica mesmo bem no carro
Esse logo está no carro desde 2011
Sim, mas com a pintura deste ano é mesmo à descarada
Já era à descarada, o logo está no mesmo sítio e com o mesmo tamanho de sempre
Mas agora com a parte de cima a branco e a posição do logo da Scuderia nota-se muito mais que é o simbolo da Marlboro.
Ao ler o seu comentário pela primeira vez não estava a perceber onde é que via o logótipo (pensei que estivesse só a falar do símbolo da “scuderia Ferrari”) mas esse símbolo combinado com a faixa vermelha na parte de cima do capot forma sem sombra de dúvida o logo da marlboro!!!
Para além disso, o vermelho a comparar com o do ano passado é bem mais vivo fazendo lembrar os tempos onde a ferrari era explicitamente patrocinadora pela marlboro…
O regresso do branco ficou bastante bem conseguido, pode ser que traga a sorte do 312T, agora o nariz… me deus, o nariz, grrrrrr!
O meu pensamento é exatamente esse.
Francamente, este é um dos Ferraris mais feios da história da marca. Não vou deixar de apoiar a Ferrari por causa do carro, mas vou certamente ter menos entusiasmo. A frente do carro, com aquela protuberância, é inestética: provavelmente é uma solução mais eficaz que a do SF15T, mas os Mercedes provam que é possível vencer com um ‘nosecone’ decente; a combinação de cores é foleira – nada que ver com o 312T, parece-se mais com os carros de 92 e 93 – e há demasiados stickers, que parecem ter sido colados pelo maluquinho lá da terra em lugar de… Ler mais »
Regresso do branco? O branco está presente na pintura desde 2010, quando o Santander começou a patrocinar a equipa…
http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2010/01/ferrari_2010_3.jpg
Já agora, escapou ao autor do artigo (e a mim, no comentário inicial) que o novo Ferrari deixou de ter suspensão dianteira pull-rod para voltar ao esquema push-rod.
Atendendo a que as alterações regulamentares para esta época são minimas, a Ferrari contraria as espectativas e surpreende com a introdução de grandes diferenças face ao carro do ano passado. E não falo das cores, nomeadamene da maior predominãncia do branco. Para além do nariz mais alto e bastante recolhido ao estilo mercedes/williams com resultados visiveis nas ultimas 2 epocas Destaque para o abandono da suspesao pull-rod que a ferrari usava ha 5 anos, para regressar à tradiconal push-rod Como usam as restantes equipas e que indubitavelemnte parece ser a opção mais eficaz atentendo as actuais regras qe determinam a… Ler mais »
Análise correctíssima
Deixando a análise técnica de lado, alguns comentários: A Telcel e a Claro continuam a patrocinar a equipa, mesmo depois de Esteban Gutierrez ter passado para a Haas, e a cerveja tailandesa Singha deixou a Red Bull (o logo está nos fatos dos pilotos e nas side vanes)
Penso que o Gutiérrez continua a ter vínculo com a Ferrari.
Deixou de ter quando assinou com a Haas
O novo capacete do Kimi
http://www.f1fanatic.co.uk/2016/02/19/ferrari-sf16-h-first-pictures-revealed/160005_new-sf16-h_kr_helmet_20162/
E o “novo” do Vettel
http://www.f1fanatic.co.uk/2016/02/19/ferrari-sf16-h-first-pictures-revealed/160008_new-sf16-h_sv_helmet_2016/