Equipas unidas contra Mosley | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Equipas unidas contra Mosley

José Luis Abreu by José Luis Abreu
21 Outubro, 2008
in FÓRMULA 1
A A

Share on FacebookShare on Twitter

Se ninguém quis dar demasiados detalhes do que se tinha passado nestas reuniões, foi possível ficar a saber que a FOTA vai fazer-se representar apenas por dois elementos: Luca di Montezemolo e John Howett, o número dois da Toyota. Essa foi uma medida tomada para garantir que a FOTA se vai apresentar como frente única na reunião com Mosley, pois as equipas já perceberam que o inglês pretende dividi-las em diversas questões, para poder impor livremente as suas ideias quanto aos regulamentos futuros.

Em Xangai as equipas chegaram a acordo em relação a muitos pontos. Por isso vão propor que em 2009 os motores tenham de durar três corridas, que os Grandes Prémios vejam a sua extensão reduzida para 250 quilómetros, ou um máximo de uma hora e meia, que se reduza para 20 mil quilómetros e 20 dias de testes a possibilidade de ensaiar fora dos Grandes Prémios e que se comecem a utilizar muitos componentes comum – das entradas de ar para os travões até algumas peças dos motores e das caixas de velocidade.

Um ponto ao mais rápido

Artigos relacionados

F1: Mika Häkkinen desaconselha a McLaren a contratar Max Verstappen

6 Agosto, 2026

F1: Primeiros sinais positivos da Audi

6 Agosto, 2026

A nível desportivo as equipas vão propor que seja atribuído um ponto ao piloto mais rápido na segunda qualificação – aquela em que todos rodam com o mínimo de gasolina possível – pretendendo também que sejam divulgados os níveis de gasolina utilizados nos treinos e que todos os pilotos tenham de receber os espectadores durante uma hora, em pleno “pit lane”, no final do primeiro dia de treinos.

Mais para a frente as equipas admitem outras alterações no regulamento, mas vão lançar uma pesquisa a mundial para saberem o que os adeptos da Fórmula 1 querem ver mudado nos Grandes Prémios, tendo a intenção de aceitar as principais propostas já para o Mundial de 2010.

O bluff da FIA

Tentando forçar mudanças radicais, a FIA fez saber que tinha aberto concurso para o fornecimento de motores e caixa de velocidades únicos, para os anos entre 2010 e 2012. Um extenso dossier de especificações que aqueles elementos terão de respeitar foi apresentando na sexta-feira, precisamente quando Mallya e Berger estavam a iniciar uma conferência de imprensa da FIA, pois tratam-se dos principais interessados neste tipo de solução, para baixar os custos de participação das suas equipas, ao mesmo tempo que teriam igualdade mecânica com as equipas de ponta.
Mais tarde a FIA esclareceu que as equipas teriam liberdade de comprar os motores e as caixas de velocidade directamente ao fornecedor único, ou optarem por os construir nas suas fábricas, tendo de respeitar escrupulosamente as especificações dos construtores.

As equipas reagiram de imediato, com os seus responsáveis a iniciarem uma reunião que durou quatro horas, seguida de outras no sábado à tarde e uma terceira no domingo de manhã, de que saíram as propostas de que falamos acima.

O sentimento geral é de que Mosley está a tentar criar um clima de medo na F1, que leve as equipas a aceitarem mais do que neste momento pretendem, uma estratégia a que recorre de forma regular.
Mas caso o inglês leve mesmo a sua avante e insista nos motores únicos, a Ferrari, os construtores alemães e a Toyota – pelo menos estes – abandonarão a Fórmula 1 no final do próximo ano, criando o seu próprio campeonato, como já esteve para acontecer há alguns anos, nos primórdios da defunta GPMA.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

FÓRMULA 1

F1: Mika Häkkinen desaconselha a McLaren a contratar Max Verstappen

by Fábio Mendes
6 Agosto, 2026
FÓRMULA 1

F1: Primeiros sinais positivos da Audi

by Fábio Mendes
6 Agosto, 2026
Next Post
Rossi troca Impreza por Focus

Rossi troca Impreza por Focus

Armin Schwarz – Rali de Portugal 1997 – Ganchos da Lomba

Armin Schwarz - Rali de Portugal 1997 - Ganchos da Lomba

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Eurocup-5: Anunciado novo campeonato de monolugares e Speedy Motorsport é uma das oito primeiras equipas

Eurocup-5: Anunciado novo campeonato de monolugares e Speedy Motorsport é uma das oito primeiras equipas

6 Agosto, 2026
MG parceira da Liga Portugal

MG parceira da Liga Portugal

6 Agosto, 2026

F1: Mika Häkkinen desaconselha a McLaren a contratar Max Verstappen

6 Agosto, 2026
XPENG G9L estreia-se na Europa com foco no luxo e na inteligência artificial

XPENG G9L estreia-se na Europa com foco no luxo e na inteligência artificial

6 Agosto, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright