Equipas unidas contra Mosley

Por a 21 Outubro 2008 08:01

Se ninguém quis dar demasiados detalhes do que se tinha passado nestas reuniões, foi possível ficar a saber que a FOTA vai fazer-se representar apenas por dois elementos: Luca di Montezemolo e John Howett, o número dois da Toyota. Essa foi uma medida tomada para garantir que a FOTA se vai apresentar como frente única na reunião com Mosley, pois as equipas já perceberam que o inglês pretende dividi-las em diversas questões, para poder impor livremente as suas ideias quanto aos regulamentos futuros.

Em Xangai as equipas chegaram a acordo em relação a muitos pontos. Por isso vão propor que em 2009 os motores tenham de durar três corridas, que os Grandes Prémios vejam a sua extensão reduzida para 250 quilómetros, ou um máximo de uma hora e meia, que se reduza para 20 mil quilómetros e 20 dias de testes a possibilidade de ensaiar fora dos Grandes Prémios e que se comecem a utilizar muitos componentes comum – das entradas de ar para os travões até algumas peças dos motores e das caixas de velocidade.

Um ponto ao mais rápido

A nível desportivo as equipas vão propor que seja atribuído um ponto ao piloto mais rápido na segunda qualificação – aquela em que todos rodam com o mínimo de gasolina possível – pretendendo também que sejam divulgados os níveis de gasolina utilizados nos treinos e que todos os pilotos tenham de receber os espectadores durante uma hora, em pleno “pit lane”, no final do primeiro dia de treinos.

Mais para a frente as equipas admitem outras alterações no regulamento, mas vão lançar uma pesquisa a mundial para saberem o que os adeptos da Fórmula 1 querem ver mudado nos Grandes Prémios, tendo a intenção de aceitar as principais propostas já para o Mundial de 2010.

O bluff da FIA

Tentando forçar mudanças radicais, a FIA fez saber que tinha aberto concurso para o fornecimento de motores e caixa de velocidades únicos, para os anos entre 2010 e 2012. Um extenso dossier de especificações que aqueles elementos terão de respeitar foi apresentando na sexta-feira, precisamente quando Mallya e Berger estavam a iniciar uma conferência de imprensa da FIA, pois tratam-se dos principais interessados neste tipo de solução, para baixar os custos de participação das suas equipas, ao mesmo tempo que teriam igualdade mecânica com as equipas de ponta.

Mais tarde a FIA esclareceu que as equipas teriam liberdade de comprar os motores e as caixas de velocidade directamente ao fornecedor único, ou optarem por os construir nas suas fábricas, tendo de respeitar escrupulosamente as especificações dos construtores.

As equipas reagiram de imediato, com os seus responsáveis a iniciarem uma reunião que durou quatro horas, seguida de outras no sábado à tarde e uma terceira no domingo de manhã, de que saíram as propostas de que falamos acima.

O sentimento geral é de que Mosley está a tentar criar um clima de medo na F1, que leve as equipas a aceitarem mais do que neste momento pretendem, uma estratégia a que recorre de forma regular.

Mas caso o inglês leve mesmo a sua avante e insista nos motores únicos, a Ferrari, os construtores alemães e a Toyota – pelo menos estes – abandonarão a Fórmula 1 no final do próximo ano, criando o seu próprio campeonato, como já esteve para acontecer há alguns anos, nos primórdios da defunta GPMA.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado