As estratégias de pneus da Pirelli no GP de Abu Dhabi de F1

Por a 4 Novembro 2012 19:51

Kimi Raikkonen obteve a sua primeira vitória após o seu regresso à F1 com pneus Pirelli: a 19.ª da sua carreira. O finlandês utilizou uma estratégia de uma paragem nas boxes, parando na volta 31 para trocar os pneus macios P Zero Amarelos por pneus médios P Zero Brancos. Raikkonen, que iniciou a corrida na quarta posição da grelha de partida, ascendeu à liderança após o abandono de Lewis Hamilton da McLaren na volta 19, e manteve-a até ao final. O segundo lugar do Ferrari de Fernando Alonso – que utilizou uma estratégia idêntica à de Raikkonen, parando três voltas antes – significou que o espanhol, que pressionou o piloto da Lotus até ao final da corrida, reduziu para 10 pontos a sua diferença para o primeiro lugar do campeonato de pilotos, quando falta disputar apenas duas corridas.

A maioria dos 24 pilotos que alinharam à partida começou a corrida com pneus macios, à exceção de Michael Schumacher, da Mercedes, Bruno Senna, da Williams, e Sebastian Vettel, da Red Bull, que partiu em último lugar, da zona das boxes, depois de ter sido penalizado com a anulação dos seus tempos de qualificação.

O piloto da Red Bull usou uma estratégia diferente para se impulsionar da última posição – tendo partido da zona das boxes depois de os restantes pilotos já estarem na primeira curva – até ao seu terceiro lugar final. Apesar da tampa da sua asa da frente estar algo danificada, Vettel já tinha subido à 13.ª posição na sétima volta, quando beneficiou da entrada do safety car em pista, que fez aproximar os carros e alterou a estratégia de pneus. Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, Paul Di Resta, da Force India, e Romain Grosjean, da Lotus, foram os únicos pilotos que trocaram de pneus durante a permanência em pista do safety car.

Vergne e Di Resta mudaram para os pneus médios, ao passo que Grosjean trocou para macios (tendo feito a sua primeira paragem na volta de abertura, quando mudou de pneus macios para médios, após um incidente na partida). Vettel também mudou de pneus médios para macios na volta 13, quando entrou nas boxes para uma troca de nariz do monolugar, ainda durante o período em que o safety estava na pista. Vettel serviu-se então da velocidade extra do composto macio – a valer cerca de meio segundo por volta – para subir até ao segundo lugar, tendo depois parado para montar o seu último jogo de pneus macios, reentrando em pista na quarta posição, mesmo antes de um período final de três voltas em que o safety car voltou à pista, estreitando uma vez mais a diferença entre os competidores.

Alonso foi o primeiro piloto dos seis da frente a fazer uma paragem programada na volta 28, mudando de pneus macios para médios, seguido por Jenson Button da McLaren e Pastor Maldonado da Williams na volta seguinte. Dos que pararam apenas uma vez, o último piloto a trocar pneus foi Bruno Senna, no outro Williams, que mudou de pneus médios para macios na volta 32 e acabou em oitavo.

A corrida começo com temperaturas ambiente e ao nível da pista na casa dos 30º C, as quais baixaram um pouco à medida que a corrida se disputava, minimizando o desgaste dos pneus. A superfície lisa da pista de Abu Dhabi também ajudou a conter a quantidade de desgaste dos pneus, tendo as equipas aproveitado ao máximo a sua experiência e conhecimentos sobre os compostos da Pirelli, acumulados durante a temporada. A maior parte dos pilotos foram capazes de fazer com que uma estratégia de uma paragem funcionasse, enquanto o melhor classificado dos que pararam duas vezes foi Vettel, que terminou em terceiro.

O Diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, comentou: “Parabéns a Kimi por ter sido o oitavo piloto diferente a conseguir um vitória este ano e também à Lotus e a Eric Boullier, pela sua primeira vitória como chefe da escuderia, depois do que foi um dos mais emocionantes Grandes Prémios do ano, tendo girado à volta de dois períodos em que o safety car este em pista. O momento da primeira entrada do safety car alterou as estratégias de corridas de todos, possibilitando aos que usaram pneus macios fazê-los durar mais, enquanto dois pilotos trocaram para pneus médios e Sebastian Vettel mudou para macios: o início de uma corrida espantosa.

Isso também significou que uma paragem era claramente o caminho a seguir para a maioria dos concorrentes, na medida em que as cinco voltas em que o safety car esteve em pista reduziram o volume de desgaste dos pneus – que já era baixo – durante a corrida. Isso permitiu aos pilotos que pararam cedo completar até quase 30 voltas com o composto médio e ganhar lugares, ao passarem à frente dos que pararam mais tarde. Foi sem dúvida uma corrida confusa, com várias estratégias diferentes a serem aplicadas, o que proporcionou aos fãs assistirem a ação espetacular do princípio ao fim da corrida.”

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