Vídeo: as canções e os carros de David Bowie

Por a 11 Janeiro 2016 17:10

Low, 1977. O 11º álbum de David Bowie foi também um dos mais influentes e o primeiro da triologia de Berlim que marcou a colaboração com Brian Eno.

Seguiram-se Heroes e Lodger, mas nenhum deles trouxe Always Crashing in The Same Car, uma ode à frustração de se cometerem sistematicamente os mesmos erros e cuja inspiração é derivada de um episódio real da vida do artista britânico: ao volante do seu Mercedes nas ruas da que é hoje a capital alemã (recuperou esse estatuto com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha), Bowie reconheceu um traficante de droga que aparentemente lhe tinha roubado. E como retaliação achou que o melhor para acertar contas e resolver o diferendo seria embater sistematicamente no carro deste com a melhor arma de arremesso que tinha ao seu dispor – o Mercedes.

Regressaria depois ao parque de estacionamento subterrâneo do hotel em que se encontrava, onde permaneceu durante alguns momentos aos círculos, antes de causar mais estragos – uma consequência do vício que o acompanhava na época.

“Every chance,

every chance that I take

I take it on the road

Those kilometres and the red lights

I was always looking left and right

Oh, but I’m always crashing

in the same car

Jasmine, I saw you peeping

As I pushed my foot down to the floor

I was going round and round the hotel garage

Must have been touching close to 94

Oh, but I’m always crashing

in the same car”

A letra conta com apenas dois versos transformados numa metáfora sobre a forma como Bowie geriu a sua carreira, saltando de projeto em projeto a toda a velocidade. A canção é acompanhada por sintetizadores e um solo de guitarra, mas, apesar do sucesso da música, só em 1990 é que o autor de Space Oddity e do alter ego Ziggy Stardust  a tocou pela primeira vez ao vivo.

Embora tudo comece com um Mercedes, foi com a Mini que David Bowie causou um verdadeiro impacto no mundo dos automóveis. O modelo criado para celebrar o 40º aniversário da marca, com a carroçaria, jantes e até os vidros em cromado, tornou o Mini original desenhado por Alec Issigonis mais atual do que nunca. E definiu uma tendência muito antes dos árabes pintarem os seus automóveis de prateado, dourado ou outras cores marcantes. Até aqui David Robert Jones (o seu verdadeiro nome) era diferente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado