Usa aplicações para evitar multas de excesso de velocidade? Esteja atento
Se é utilizador assíduo de aplicações de navegação com vista a saber onde estão os radares e para controlar os limites de velocidade, fique a saber que a probabilidade de ser multado é bastante maior.
São cada vez mais as pessoas que recorrem a aplicações de navegação no seu smartphone para serem informadas em tempo real sobre limites de velocidade e presença de radares de controlo de velocidade quando estão a conduzir os seus automóveis.

Porém, de acordo com os resultados de um estudo recente realizados nos Países Baixos, até 41% dos utilizadores deste tipo de aplicação recebeu pelo menos uma multa em 2024, uma percentagem bem superior aos 19% que também foram multados pelo menos uma vez, mas que não têm por hábito recorrer a aplicações para terem um melhor controlo da situação, digamos.
Por um lado, o facto de os condutores não receberem qualquer alerta relativo à presença de radares de controlo de velocidades dá-lhes mais confiança para acelerar. Por outro, o constante recurso a aplicações pode ter o mesmo efeito que os tão apreciados ecrãs táteis a bordo do automóvel, provocando maiores distrações aos condutores.
A conclusão é óbvia: um sistema que substitui a nossa capacidade de analisar e controlar a situação, avisando-nos de que, no momento, em determinado local, não está a ser realizado qualquer controlo de velocidade, provoca uma quebra do nível de atenção e um incentivo a exceder-nos desnecessariamente, pois para além das multas, os efeitos do excesso de velocidade podem ganhar uma dimensão bem mais preocupante.
De acordo com a notícia avançada pelo website espanhol Motorpasion, a utilização deste tipo de aplicações para smartphone é inclusivamente proibida em países como a Alemanha, Áustria e Suíça. Neste último, a multa pela sua utilização até pode chegar a 1.000 euros. Pelo sim, pelo não, e, acima de tudo, pelo bem de todos, reduza a velocidade.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







F1 FOR FUN
19 Junho, 2025 at 10:03
O que há de mal em ser alertado para o limite de velocidade, não é para isso que servem os GPS? Às vezes a sinalização é confusa, especialmente nos arredores de centros urbanos, onde não vês casas por km e nunca mais se veem sinais de limite de velocidade, mas esta continua activa.