Tesla e Samsung firmam acordo para chips com IA
A Tesla e a Samsung Electronics firmaram um contrato de fornecimento de chips no valor de 16.5 mil milhões de dólares, ao abrigo do qual a marca americana de automóveis irá receber componentes altamente avançados a utilizar em veículos e robôs autónomos produzidos pela Samsung, no Texas.
Num acordo significativo pelos valores envolvidos, a Tesla irá passar a receber chips produzidos pela Samsung na sua fábrica no Texas, ajudando assim a companhia sul-coreana a rentabilizar o seu investimento ao mesmo tempo que dá um passo importante na sua estratégia de serviços autónomos, tanto na área dos transportes, como na da robótica.
De acordo com as partes envolvidas, este acordo tem um valor de 16.5 mil milhões de dólares (algo como 14 mil milhões de dólares), com a Samsung a encontrar assim um cliente para estes seus chips de nova geração, denominados AI6 e que são apontados como um passo em frente nas capacidades de processamento associadas a serviços autónomos.
Porém, esses chips avançados ainda não são uma realidade, já que estão em fase de desenvolvimento, deixando assim em aberto a data de entrada em produção dos mesmos na fábrica de Taylor, no Texas, por parte da Samsung.
O anúncio foi feito pelo próprio Elon Musk através de um post na sua rede social, X, declarando que “a importância estratégica [deste passo] é difícil de exagerar”. A Tesla torna-se, desta forma, num dos grandes clientes da Samsung Electronics na área dos chips, com Musk a indicar que espera trabalhar diretamente com a marca de eletrónica para “maximizar a eficiência de fabrico”.
Em virtude deste anúncio, as ações da Samsung em bolsa tiveram um comportamento positivo, com os investidores mais otimistas na capacidade da companhia sul-coreana para dar início à produção dos chips com inteligência artificial. Mas, apesar do anúncio e da relevância do mesmo, o contrato não tornará mais rápido o arranque da produção do serviço de veículos elétricos autónomos da Tesla, os Robotaxi.
Samsung’s giant new Texas fab will be dedicated to making Tesla’s next-generation AI6 chip. The strategic importance of this is hard to overstate.
Samsung currently makes AI4.
TSMC will make AI5, which just finished design, initially in Taiwan and then Arizona.
— Elon Musk (@elonmusk) July 28, 2025
Por Pedro Junceiro
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






