Stellantis com Bolt na condução autónoma
Por João Isaac
A Stellantis e a Bolt assinaram parceria tecnológica que ambiciona acelerar mais o desenvolvimento de automóveis com sistemas de condução autónomos de nível 4 (isto é, sem condutor), de forma a utilizá-los em serviços de mobilidade partilhada na Europa. A associação combina as plataformas AV-Ready Platforms da primeira (o furgão médio eK0 com a arquitetura STLA Small)e os serviços de mobilidade da segunda, que atua em mais de 50 países, 23 dos quais na União Europeia (UE). Na agenda, arranque da fase de testes durante 2026. Em 2035, a Bolt pretende dispor de 100.000 viaturas autónomas.
Em viatura equipadas com a tecnologia mais recente em termos de sensores, computação e sistemas redundantes, para garantir os níveis mais elevados de fiabilidade e segurança, o objetivo é prestar serviços de mobilidade partilhada em automóveis autónomos, sem condutor, otimizando, ao mesmo tempo, o custo de propriedade para o operador.
“As nossas plataformas AV-Ready Platforms™ oferecerem a flexibilidade necessária para proporcionarmos a melhor experiência possível aos clientes europeus. As frotas de viaturas autónomas podem contribuir para a redução da pegada de carbono, por permitirem uma mobilidade partilhada e otimizada que reduz os congestionamentos de trânsito e as emissões de substâncias poluentes. A parceria com a Bolt pretende aproximar esta visão da realidade, combinando a nossa experiência em engenharia com o alcance operacional da nossa parceira, na esperança de integrarmos a mobilidade sem condutor no quotidiano europeu”, disse Antonio Filosa, administrador-delegado da Stellantis.
No plano de ação, frotas de viaturas de teste em ação já no próximo ano e em diversos países europeus. Seguir-se-á uma expansão progressiva do número de unidades até possibilidade de integrá-los numa escala industrial, existindo mesmo a ambição de iniciarem produção em série durante 2029.O sucesso do projeto assentará numa estreita colaboração e comunicação com as entidades reguladoras europeias, de forma a concretizar todas as fases em conformidade com as normas em termos de proteção de dados e cibersegurança.
“Esta parceria reúne duas empresas que compreendem a dinâmica específica da Europa. Ao combinarmos as plataformas AV-Ready Platforms™ da Stellantis com a nossa experiência operacional, criamos a melhor oferta de veículos autónomos adaptados às necessidades europeias, e que milhões de pessoas poderão utilizar. A parceria marca o próximo passo na nossa ambição de termos 100.000 viaturas autónomos na plataforma da Bolt até 2035”, comentou Markus Villig, fundador e administrador-delegado da multinacional especializada em mobilidade de origem estónia.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






