Škoda Superb melhora recorde mundial
Por João Isaac
Conduzido por Miko Marczyk, campeão da Europa de Ralis, um Superb com motor TDI percorreu mais quilómetros com um depósito de combustível do que qualquer outro automóvel. O Skoda com 150 cv, caixa automática de 7 velocidades (DSG), de dupla embraiagem, e tração dianteira cumpriu qualquer coisa como um total de 2831 km sem paragens para reabastecimentos.
Marczyk, durante este exercício, viajou do país-natal, a Polónia, até à Disneylândia de Paris, França, e regressou a casa, acabando a viagem com um consumo médio incrível de 2,61 l/100 km, um registo muito abaixo do homologado pela Skoda para esta versão 2.0 TDI do Superb (4,8 l/100 km, segundo norma europeia WLTP). Para o teste, o piloto recorreu a unidade com o nível de equipamento básico (Essence), com jantes de 16’’ e pneus de baixo atrito.
Miko Marczyk, um fã assumido do movimento “hypermilling”, assegura que é fácil registar médias de consumos abaixo dos homologados pelas marcas, cumprindo meia dúzia de regras. E o polaco, depois desta aventura, partilhou algumas dicas, nomeadamente os pneus com pressões corretas e o “sono em dia”, uma vez que os condutores sem fadiga estão bastante mais atentos ao trânsito, o que permite evitar todas as travagens desnecessárias.

Também de acordo com o polaco, sempre que o sistema estiver disponível, deve utilizar-se o modo de condução mais eficiente (Eco, no caso do Skoda) e acelerar sempre de forma progressiva e suave, e manter o motor nos regimes moderados. Marczyk também recomenda o aproveitamento de condições favoráveis de vento e conhecimento do automóvel que conduzimos.
Por fim, devido à importância da aerodinâmica no consumo, o Superb “recordista” foi equipado com as molas de suspensão da versão Sportline, o que baixa a altura ao solo em 15 milímetros. E o ritmo desta viagem foi, obviamente, moderado, com o Skoda a movimentar-se, em autoestrada, a uma velocidade média de 80 km/h, e sempre em comunicação com carro de apoio que o precedia, de modo a informá-lo de imprevistos e obstáculos no percurso.
Estes “truques” são difíceis de imitar na condução quotidiana, mas não diminuem a dimensão da proeza protagonizada pelo polaco!…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






