Škoda Sport na era Modern Solid
Estudo novo da marca checa do Grupo Volkswagen reinterpreta carro icónico que competiu em 1950 das 24 Horas de Le Mans de acordo com os princípios da linguagem de “design” por detrás de Elroq & Cia.!
A Škoda conta com um passado riquíssimo no que ao mundo da competição diz respeito, sendo o Škoda Sport um dos seus automóveis mais icónicos, uma vez que participou na edição de 1950 das 24 Horas de Le Mans.
Assim, e retomando iniciativas prévias em que explorou os limites da aplicação da moderna linguagem de “design” Modern Solid a carros de outras épocas, a marca da Mladá Boleslav apresenta um “novo” Škoda Sport.

A reinterpretação deste ícone é da autoria de Daniel Petr, “designer” da Škoda, e um grande entusiasta da marca, sendo também ele o responsável por alguns dos desenhos dos atuais carros de competição da marca.
Neste recente tributo, um dos elementos de destaque é grelha dianteira com barras horizontais, elemento que é mais largo e integra uma versão estilizada e em fibra de carbono da Tech-Deck Face nos Škoda novos.
A nova interpretação do Škoda Sport também mantém muitas das soluções estéticas do clássico, destacando-se os guarda-lamas pronunciados (no original, eram em alumínio e moldados à mão). O desenho simples do modelo de 1950 integra-se perfeitamente, de acordo com o autor do estudo, na nova filosofia de “design”.
Obviamente, muitas das soluções transportam o Škoda Sport para uma era nova. São disso exemplo as rodas em fibra de carbono ou as enormes entradas de ar que, segundo o seu criador, estão presentes porque o estudo foi pensado para ser funcional. E sendo um carro de competição, foi pensado para ser equipado com uma mecânica térmica ou uma motorização híbrida.

Algo que se manteve praticamente inalterado foi o esquema de cores, composto pela carroçaria branca, uma faixa vermelha na parte inferior a condizer com o interior vermelho e uma faixa azul vertical. “Decidi usar a faixa azul como um elemento funcional do design. Dei-lhe um efeito 3D e funciona como uma saída de ar para arrefecer o compartimento do motor e os travões”, explica Daniel Petr.
O para-brisas tem igualmente um pequeno entalhe ao centro, remetendo para os defletores de vento duplos do modelo original. Para fechar o visual, a lateral apresenta o número 4, o mesmo número que o Škoda Sport original tinha em Le Mans em 1950. Este foi, na verdade, o único automóvel da marca a competir na mítica prova de resistência.
Por João Isaac
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






