Skoda Kodiaq reforça polícia da Chéquia
Por João Isaac
A Škoda reforçou a frota da polícia do país-natal, a Chéquia, com 352 unidades do Kodiaq, Sport Utility Vehicle S(UV) posicionado no topo de gama do fabricante que é propriedade do Grupo Volkswagen. Os carros foram produzidos “à medida” para o desempenho da função e as forças de segurança participaram até em programa de desenvolvimento que considerou todos os equipamentos dos automóveis.
Todos os carros têm motores 2.0 TSI (265 cv), caixas automáticas e tração integral,a mesma combinação da versão de topo do SUV (RS). O equipamento inclui, entre outros itens, amortecimento adaptativo DCC+, sistema que também foi adaptado às necessidades específicas dos “agentes” novos da polícia da Chéquia. As rodas têm jantes de 18’’ e o sistema de travagem beneficiou de otimização
Os Kodiaq serão utilizados em missões de patrulha e controlo de tráfego. Entre os equipamentos exclusivos, e não considerando a decoração, elementos luminosos novos – tejadilho, base do para-brisas, grelha e interior do portão –, sirenes, rádios para comunicação tanto com o comando de operações, como com outros carros, martelo quebra-vidros, retrovisor auxiliar para controlo de movimento nos bancos traseiros. Referência, também, para o modo “espião” – ativando-o, o SUV move-se muito discretamente, sem luzes que denunciem a sua presença!
O reforço de equipamento eletrónico justificou, ainda, a instalação de uma bateria adicional com sistema de carregamento reforçado. Para a bagageira, estes Kodiaq contam com duas configurações, uma adaptada às necessidades das equipas de resposta imediata, outra as das patrulhas de trânsito. Na primeira, compartimento fechado para armas. Na segunda, e por imposição das missões “burocráticas”, há sistema para transformar prateleiras numa pequena secretária (a habitual solução “Simply Clever” que é imagem de marca da Skoda).
Falta-nos apenas mencionar as barras de proteção dianteiras, que tanto protegem os Kodiaq, como permitem realizar manobras de imobilização de viaturas em fuga, encostando a dianteira do SUV à zona lateral traseira do carro que é preciso parar, descompensado o apoio do eixo traseiro e obrigando-o a “enrolar” um pião (esta manobra chama-se PIT, ou“Pursuit Immobilization Technique”).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






