Pirelli desenvolve pneus específicos para os modelos clássicos e youngtimer do Porsche 911
Desde a primeira geração do 911 até ao modelo 997
Uma colaboração tecnológica que envolve a Pirelli e a Porsche em novos projetos de desenvolvimento para modelos clássicos
A Pirelli disponibiliza pneus para os modelos clássicos e youngtimer do Porsche 911, desde o primeiro modelo de 1964 até ao Porsche 911 (tipo 997). Esta ampla oferta de produtos faz da Pirelli o fornecedor de referência para os colecionadores da Porsche, graças também à gama Collezione, que conta com opções para vários outros modelos clássicos da marca, como o 356, 914, 928 e 944. Concebidos especificamente para cada modelo, estes pneus mantêm a estética original, incorporando materiais e tecnologias de última geração que asseguram segurança e conformidade com as normas atuais.
“A nossa colaboração com a Porsche no desenvolvimento de pneus para modelos clássicos demonstra como a tradição e a inovação podem coexistir com sucesso. Os nossos departamentos de Investigação e Desenvolvimento trabalham de forma integrada e consolidada na criação de pneus feitos à medida que permitem que os modelos clássicos da Porsche continuem a circular em segurança e com eficiência. É uma relação que se renova constantemente”, afirmou Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli.
“Preservar o património dos nossos modelos clássicos e youngtimer, assegurando a disponibilidade de peças de substituição premium, é para nós uma questão de dedicação. Juntamente com a reconhecida experiência da Pirelli, conseguimos reforçar ainda mais a nossa oferta de pneus de alto desempenho para os nossos automóveis clássicos”, declarou Ulrike Lutz, Diretora da divisão Classic da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG.
Pirelli Collezione: clássicos por fora, modernos por dentro
Fruto do desenvolvimento conjunto entre os departamentos de Investigação e Desenvolvimento da Pirelli e da Porsche, estes pneus exibem a marcação “N” no flanco — símbolo que identifica todos os pneus especificamente aprovados e testados pela Porsche.
A gama Collezione tem como objetivo preservar o património automóvel histórico, combinando inovação técnica com fidelidade estética. Este compromisso é assegurado pelo contributo da Fundação Pirelli, que conserva, entre outros documentos, os desenhos e especificações dos pneus históricos num arquivo com cerca de quatro quilómetros lineares de materiais, reunindo a história da Pirelli desde 1872 até aos dias de hoje.
Do Cinturato CN36 ao P Zero: a evolução do 911
A história do Porsche 911 teve início no Salão Internacional do Automóvel da Alemanha (IAA), em Frankfurt, em 1963, onde foi apresentado como “Porsche 901”, sucessor do Porsche 356. Poucos anos mais tarde, as versões de produção passaram a ser equipadas com o Cinturato CN36, o primeiro pneu desportivo da Pirelli a incorporar cintas de aço.
Dez anos após a sua estreia, e depois do lançamento de várias versões, o Porsche 911 evoluiu para o modelo G, que deu origem ao lendário 911 Turbo. Este modelo utilizava o Cinturato P7, um pneu inicialmente desenvolvido para os ralis e posteriormente transformado num produto de referência para estrada. Foi o primeiro pneu de perfil ultra-baixo a chegar ao mercado, distinguindo-se pelo flanco mais baixo em relação à largura da banda de rodagem, com uma relação de aspeto inédita até então, que aumentava de forma significativa a aderência em curva.
As gerações seguintes adotaram o P Zero Rosso, desenvolvido para oferecer o equilíbrio ideal entre elevado desempenho, conforto e baixos níveis de ruído, assegurando uma condução desportiva segura mesmo a altas velocidades.
Em 2005, chegou a sexta geração, o Porsche 911 (tipo 997), para o qual o P Zero também está disponível. Encontram-se igualmente em curso novos projetos conjuntos de desenvolvimento, destinados à criação de pneus específicos para outros modelos clássicos da Porsche.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI




















