KGM Musso EV: conforto de SUV

Por a 11 Setembro 2025 19:30

Primeira “pick-up”100% elétrica da marca coreana tem duas ou quatro rodas motrizes. Conduzimos a proposta mais recente da KGM e, aqui, partilhamos as primeiras impressões.

Por João Isaac

A KGM apresentou o Musso EV, versão 100% elétrica de automóvel que apresenta como “pick-up” compacta, uma vez que é mais curtado que o modelo homónimo com motores de combustão– mede 5,16 metros de comprimento, o que significa a “perda” de 24 cm – e baseia-se na plataforma do Torres EVX, Sport Utility Vehicle (SUV) que tem, também, motorização elétrica. A marca representada em Portugal pela Astara promete, assim,viaturacom o estilo e a versatilidade de utilização que reconhecemos a“pick-up’s” de maiores dimensões, mantendo, ao mesmo tempo, o conforto e o refinamento, comuns nos SUV modernos para as famílias.

Para consegui-lo, a KGM adaptou a plataforma original, focando-se, em particular, no reforço da secção traseira, nomeadamente na suspensão – tem arquitetura do tipo multibraços –, de modo a prepará-la para as exigências do transporte de carga numa caixa com 500 kg de capacidade máxima mais de 900 litros de volume. Este Musso EV tem sistema de nivelamento automático da suspensão – carregando-se o compartimento traseiro, intervém na suspensão dianteira para compensar todo o peso atrás. A versão elétrica pode até não ser a melhor da gama para utilizações mais exigentes, mas a KGM preparou-a bem, o que promete equilíbrio entre o lazer e o trabalho.

O estilo moderno do exterior esconde um habitáculo verdadeiramente confortável e muito bem equipado. E é-o mais ainda na versão de topo K5, que conduzimos. A posição de condução é correta, mas menos alta do que o habitual nas“pick-up’s”. O Musso EV tem “somente” 18 cm de altura livre ao solo, menos 4 do que o Musso com motores de combustão interna, mas não foi preparado com o todo-o-terreno em mente, como reconheceu a própria KGM. A bordo, experiência mais refinada e confortável do que antecipávamos, inclusivamente no banco de trás, onde não há falta de espaço em nenhuma direção (altura, comprimento e largura).

Em matéria de motorizações elétricas, versões 4×2, com um motor e tração só às rodas dianteiras, ou 4×4, com dois motores, um por eixo, e quatro rodas motrizes. Nas primeiras, 207 cv e 339 Nm. Nas segundas, 237 cv e 630 Nm. A bateria do tipo LFP tem 80,6 kWh de capacidade, o que permite reivindicar autonomias(WLTP) de até 420 km no Musso EV com tração dianteira e de até 379 km no Musso EV com tração integral. O sistema de recarregamento permite potências de até 11 kW ou de até 300 kW. De série, tecnologia “Vehicle to Load”.

No primeiro contato dinâmico tivemos oportunidade de conduzir o Musso EV num percurso que incluiu autoestrada, maioritariamente, mas também teve passagens por estradas em terra batida e cascalho que comprovaram o à-vontade do modelo da KGMem fazer quilómetros de forma silenciosa. O peso de quase 2,4 toneladas sente-se, mas esta “pick-up” mostrou-se mais do que ágil (obviamente, à custa da rigidez do amortecimento, que não é exagerado e controla bem os movimentos da carroçaria nas transferências de massa). E, assim, globalmente, experiência muito agradável. O consumo durante o primeiro contacto foide 25,9 kWh/100 km, registo que confirma a média WLTP declarada pela marca.

A KGM, no mercado nacional, propõe o Musso EV com dois níveis de equipamento (K3 e K5). Destaca-se a boa oferta até no patamar de acesso, o único disponível na“pick-up” com tração dianteira. Também importa referir que a bateria tem garantia de 10 anos (ou 1 milhão de quilómetros) e que este modelo paga sempre Classe 2 nas portagens das autoestradas.

Gama e preços do Musso EV:K3 4×2, 45.900 €; K3 4×4, 47.900 €; K5 4×4, 49.900 €.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado