Inteligência artificial contra roubos de cabos

Por a 14 Março 2026 12:34

Por João Isaac/Foto Mobi.e

As notícias sobre os roubos de cabos de carregamento de baterias de automóveis elétricos são cada vez mais comuns –em Portugal e no estrangeiro –,mas existem tecnologias novas de combate a este fenómeno, nomeadamente a videovigilância apoiada por inteligência artificial.

Os relatos de furtos nos postos públicos de carregamento público multiplicam-se.

No Reino Unido, os operadores tiveram mesmo de adotar medidas mais rigorosas de proteção contra os ladrões, com a instalação de videovigilância, sobretudo em infraestruturas localizadas em zonas remotas ou pouco movimentadas. E diversas empresas investiram mesmo na instalação de localizadores GPS nos cabos.

Em Inglaterra, conta-se, o “negócio” é tão rentável que diversos grupos criminosos chegam mesmo a montar matrículas falsas nos automóveis e a recorrer a viaturas com decoração publicitária falsificada – e os ladrões até vestem coletes refletores de forma a passarem por funcionários das empresas que garantem a manutenção dos carregadores.

Este comportamento motivou a empresa de segurança G4S a desenvolver um sistema de videovigilância novo apoiado por inteligência artificial, que analisa as imagens das câmaras de segurança, deteta comportamentos suspeitos e gera alertas para as equipas de vigilância, podendo até chamar as forças policiais para intervenção no local. Nos locais com estes equipamentos, os roubos e os atos de vandalismo baixaram cerca de 40%.

De acordo com o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, o operador do posto de carregamento não só assume as despesas da reparação, como também enfrenta custos indiretos, como perdas de receitas, danos reputacionais junto dos clientes e multas por interrupções do serviço.

Uma tecnologia que também seria em-vinda em Portugal,devido à necessidade de aumentar o nível de proteção de rede de carregamento que é cada vez maior e mais concorrida/necessária…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado